Já ouviu falar do sagui-de-mão-dourada? Não? Vamos falar mais sobre ele logo a seguir.
Também conhecido no Brasil como sagui de mão amarela, ele é um macaco considerado como primata do novo mundo. Os indivíduos que fazem parte deste grupo são aqueles nativos ou que moram em regiões americanas, como América do Sul, Central e o México.

Características do sagui-de-mão-dourada
Existe uma variedade de saguis de mão amarela (Saguinus Midas), mas algumas características podem ser observadas em todos os indivíduos: eles apresentam mãos – membros dianteiros – cobertas de pelos em tom caramelo brilhante. Aliás, é por isso que ele é chamado de mão amarela ou dourada.
Possui cauda longa e peluda, com o corpo também coberto de pelugem. Sua cor varia de castanho, preto, amarelo e mesclado. Mas sua mão sempre será dourada.
É uma criatura de porte pequeno, um adulto chega aos 49 centímetros de comprimento, no máximo. Seu peso chega a um quilo. O destaque fica para sua cauda, que chega a 35 centímetros. Já a fêmea, menor que o macho, mede 30 centímetros e pesa em torno de 800 gramas. Seu rabo também é quase do tamanho do seu próprio corpo.
A maturidade sexual desses indivíduos começa aos dois anos de idade, isso para os machos. As fêmeas chegam nesse estágio por volta de um ano e meio de idade.
Reprodução
O período de gestação desse macaco é de 4 a 6 meses, dependendo da espécie. Normalmente as mães costumam dar a luz a gêmeos. Como acontece com a maioria dos primatas, os bebês são bem dependentes da mãe, e eles mantêm esse vínculo mesmo depois de alcançar a maturidade sexual. Vivendo com elas até os 3 ou 4 anos de idade.
São do tipo poligâmicos – isso varia de espécie, podendo ser variar entre monogamia e poliandria -. Porém, o macho é responsável por proteger seus filhos quando estes são ainda bebês.
Não existe um período específico para procriação e nascimento desses macacos. Mas, normalmente, a fêmea espera por 8 meses até a próxima gestação.
Alimentação
O sagui-de-mão-dourada se alimenta de fruta, principalmente. Mas ele também consome ervas e alguns insetos de pequeno porte.
Hábitos
Gosta de viver nas copas das árvores, mas isso não quer dizer que ele não desce no solo – apesar de evitá-lo para não virar uma presa fácil. Tem hábitos diurnos.
Vive em grupos de 3 a 15 animais.
Expectativa de vida
Tem uma grande expectativa de vida. Em condições certas, pode viver até os 15 anos. Em cativeiro, consegue chegar aos 25 anos.
Distribuição geográfica
No Brasil, é encontrado principalmente em florestas do estado do Amapá, Roraima, Pará e Amazonas. Porém, existe um número vivendo na Guiana francesa, Guiana e no Suriname.
Status de conservação
Por incrível que parece, o sagui de mão amarela não corre risco de extinção. Mas, ele sofre com algumas ameaças como a destruição do seu habitat e a caça e o comércio ilegal, frequentes no Brasil.
Qual a diferença entre sagui e mico?
Devido algumas características semelhantes, o sagui pode ser confundido com o mico. Ambos apresentam um porte pequeno, cauda longa e saltam nas árvores. Apesar disso, existem diferenças entre esses dois animais. Os saguis possuem pelo escuros, enquanto os micos apresentam uma pelagem mais clara e uma pequena juba. Até por isso que uma das espécies é chamada de mico leão dourado.
Algumas espécies de sagui
Sagui-de-tufos-brancos: encontrado na Caatinga.

Sagui-de-tufos-pretos: reside principalmente nas áreas do Cerrado.

Sagui-da-serra-escuro, da-serra, de-cara-branca e de-weid: observados na Mata Atlântica.

Curiosidades sobre o sagui de mão amarela
- Leva o nome de sagui devido às suas características: porte pequeno, cauda longa e a habilidade de saltar.
- A maioria só possui dois dentes molares.
- Tem uma cauda super flexível, o que facilita a atividade de se prender em galhos de cabeça para baixo.
- Detém garras aos invés de unhas, diferente da maioria dos primatas.
- Por ser pequeno, sofre muito com o comércio ilegal. É capturado para virar animal de estimação.
- Vive em grupo/família. Cada membro tem uma função dentro do grupo.
- É do tipo colaborativo e companheiro.

- Do tipo territorialista, protege com fervor o local onde mora.
- Tem o hábito de limpar uns aos outros. Isso é feito para fortalecer o vínculo entre eles e também impedir a criação de parasitas nos pelos, que podem afetar outros macacos.
- Apesar de dóceis, quando capturado para virar animal de estimação, o sagui se torna bem agressivo, podendo até passar doenças para os humanos.
- Cava com os dentes e garras a abertura dos troncos de árvores para se alimentar da seiva, que é rica em nutrientes.
- Mordem os predadores, causando feridas profundas.
- Ele tem a capacidade de emitir 15 sons diferentes, que é usado com comunicação e serve para diversas situações. A frequência normalmente varia de acordo com a posição hierárquica ou gênero do macaco.
- Os cães são os maiores predadores do sagui de mão amarela. Apesar de estranho, existe uma explicação bem simples: eles vivem em regiões com seres humanos, que normalmente tem o cachorro como animal de estimação.
- Normalmente os filhotes são as maiores vítimas do tráfico ilegal, isso porque são frágeis e não conseguem se proteger dos caçadores.
- O menor macaco do mundo é um sagui, o pigmeu. Ele tem 10 centímetros de comprimento – sem a cauda -. No Brasil, vive em cativeiro para preservação da espécie, no parque ecológico de São Carlos, no interior de São Paulo.
- Apesar de se dar bem com humanos, é bom evitar tocá-los pois, se sentirem medo, mordem.
- A disponibilidade de comida afeta todo um grupo de animais. Mais alimento para o macaco quer dizer mais taxa reprodutiva entre os saguis, que afeta diretamente a sobrevivência de outros indivíduos, como anfíbios, lagartos, aves e outros que comem este bicho.
Os saguis de mão amarela são umas fofuras, mas nem por isso você deve contribuir para a captura ilegal do animal porque quer ter um casa. Lembre-se que além de estar tirando o bicho do seu habitat natural, ele ainda fica agressivo quando encarcerado. Vamos continuar admirando-os de longe, como deve ser. Não esqueça de compartilhar.