Classificação científica
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Primatas
- Família: Callitrichidae
- Subfamília: Callitrichinae
- Gênero: Callithrix
- Espécies
- Callithrix jacchus
- Callithrix penicillata
- Callithrix kuhlii
- Callithrix geoffroyi
- Flaviceps Callithrix
- Callithrix aurita

Sagui: Etimologia
Callithrix vem do grego antigo e significa “pele bonita”. O sagui, do marmota francês, é de etimologia incerta, embora esses macacos sejam atualmente chamados de ouistiti em francês.
Sagui: Características
Os saguis, também conhecidos como zaris, são vinte e duas espécies de macacos do Novo Mundo dos gêneros Callithrix, Cebuella, Callibella e Mico. Todos os quatro gêneros são parte da família biológica Callitrichidae. O termo sagui também é usado em referência ao sagui de Goeldi, Callimico goeldii, que está intimamente relacionado.
A maioria dos saguis tem cerca de 20 centímetros de comprimento. Em relação a outros macacos, eles mostram algumas características aparentemente primitivas: tem garras e pelos táteis em seus pulsos. Eles não tem dentes do siso, e seu layout cerebral parece ser relativamente primitivo. Sua temperatura corporal é incomumente variável, mudando em até 4 ° C em um dia. Os saguis são nativos da América do Sul e foram encontrados na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Eles também foram vistos na América Central e no México. São também criados em cativeiro como animais de estimação.

De acordo com pesquisas recentes, os saguis exibem quimerismo germinativo (quando um animal que tem duas ou mais partes de células geneticamente distintas com origem em zigotos diferentes), que não é conhecido por ocorrer na natureza em quaisquer primatas que não sejam calitriquídeos. 95% dos gêmeos fraternos do sagui trocam o sangue por fusões coriônicas (dentro da placenta).
Espécies de Saguis
- Gênero Callithrix
- Sagui-de-tufos-brancos, Callithrix jacchus
- Sagui-de-tufos-pretos, Callithrix penicillata
- Sagui-de-wied, Callithrix kuhlii
- Sagui-de-cara-branca, Callithrix geoffroyi
- Sagui-da-serra-escuro, Callithrix aurita
- Sagui-da-serra, Callithrix flaviceps
Espécie | Habitat | Alimentação |
Sagui-de-tufos-brancos, Callithrix jacchus | Os saguis são bem sucedidos em florestas secundárias secas. | Comem frutos, sementes, flores, fungos, néctar, caracóis, lagartos, rãs de árvore, ovos de pássaro, filhotes e mamíferos infantis. É possível que os saguis competem por frutas com pássaros, como papagaios e tucanos, e com gambás peludos. |
Sagui-de-tufos-pretos, Callithrix penicillata | Os saguis são bem sucedidos em florestas secundárias secas. | Se alimentam de frutas e insetos. Em períodos de seca grave, também se sabe que come pequenos artrópodes, moluscos, ovos de aves, pássaros bebés e pequenos vertebrados. |
Sagui-de-wied, Callithrix kuhlii | Uma vez que estes são colhidos a partir da parte média e inferior da floresta, o sagui de Wied, muitas vezes viaja migra na companhia do mico-leão-de-cara-dourada. | Comem frutas, néctar, flores e sementes, bem como aranhas e insetos. |
Sagui-de-cara-branca, Callithrix geoffroyi
|
As zonas de floresta úmida, como florestas de terras baixas e sub-montanas, também são encontradas em florestas de galeria na Caatinga, ao norte do rio Jequitinhonha. É tolerante a ambientes perturbados e não está restrito a habitats primários | Se alimentam de frutas, néctar e pequenos insetos e invertebrados. |
Sagui-da-serra-escuro, Callithrix aurita | Florestas costeiras do nível do mar até 500 m | Além dos insetos, este macaco também consome vários tipos de plantas com flores, como Combretaceae e legumes, bem como goma, graviola e cactos. |
Sagui-da-serra, Callithrix flaviceps
|
Os saguis são bem sucedidos em florestas secundárias secas. | Comem frutas, goma e exsudados de plantas. Uma pequena porção de sua dieta é composta por ovos de aves e filhotes. Embora a maioria dos saguis seja conhecida por ser gommiforme, o sagui-de-cabeça-amarela é predominantemente insetívoro-micófago. Além disso, eles podem atacar tanto vertebrados quanto invertebrados: principalmente ortópteros, phasmídeos, coleópteros, lagartas e rãs. |
Saguis: Comportamento
Os saguis são altamente ativos, vivendo no topo da copa das árvores da floresta e se alimentando de insetos, frutas e folhas. Eles tem longos incisivos inferiores, o que permite que eles façam buracos em troncos de árvores e galhos para colher a goma lá dentro; algumas espécies são alimentadores especializados em goma.
Os saguis vivem em grupos familiares de três a 15 anos, consistindo de uma a duas fêmeas reprodutoras, um macho não aparentado, seus descendentes e, ocasionalmente, membros da família extensa e indivíduos não aparentados. Seus sistemas de acasalamento são altamente variáveis e podem incluir monogamia, poliginia e poliandria. Na maioria das espécies, os gêmeos fraternos geralmente nascem, mas os trigêmeos não são desconhecidos. Como outras calitriquinas, os saguis são caracterizados por um alto grau de cuidado cooperativo dos jovens e um pouco de compartilhamento de alimentos e roubo tolerado.

Machos adultos, fêmeas que não a mãe e descendentes mais velhos participam do transporte de bebês. Os saguis-patos são um exemplo excepcionalmente atento de pais dentro do reino animal, indo tão longe quanto ajudando seus parceiros a dar à luz, limpando a placenta e até mesmo mordendo os cordões umbilicais que prendem seus filhos recém-nascidos às suas mães. A maioria dos grupos perfumam e defendem as margens de seus alcances, mas não está claro se eles são verdadeiramente territoriais, já que as faixas iniciais dos grupos se sobrepõem.
A comida preferida dos saguis é a seiva de árvores ricas em carboidratos, que eles atingem roendo buracos nos troncos. Seus territórios estão centrados nas árvores que eles exploram regularmente dessa maneira. Os saguis menores se aventuram no topo das copas das florestas para caçar insetos que são abundantes lá.
Saguis: Reprodução
Os saguis geralmente dão à luz gêmeos. Isso é uma raridade. Todas as outras espécies de primatas geralmente dão à luz apenas um bebê de cada vez. Às vezes eles tem nascimentos únicos ou trigêmeos, mas estes são menos comuns. A exceção é o macaco do Goeldi. Não tem gêmeos.
O período de gestação é de quatro a seis meses. Os saguis machos costumam ser os principais cuidadores da prole e permanecem fiéis à sua família. Eles não vão embora, mesmo quando tentados por uma fêmea sexualmente madura.
Os saguis são monogâmicos. Os jovens da tropa ajudam o macho aos cuidados dos bebês. Apenas estar ao redor de um par monogâmico de saguis impedirá os mais jovens de amadurecer sexualmente. Então, eles devem deixar seu grupo para acasalar, mas tipicamente, apenas a fêmea monogâmica na tropa vai conceber em um ano. Os saguis vivem em torno de cinco a 16 anos em estado selvagem.