Home / Informações / Sabiá: Espécies, Curiosidades e Fotos

Sabiá: Espécies, Curiosidades e Fotos

Conhecer a fauna e flora mundial geralmente contribui bastante para conscientização ambiental e, obviamente, para o crescimento intelectual, ou seja, para ganhar uma gama nova de informações sobre diversos seres vivos do nosso planeta. Porém existem casos que passam de ser apenas isso, como você pode imaginar, como é o caso de entender motivos que levam animais a extinção, entender também o valor cultural e político de alguns animais.

E é isso que iremos trazer para você hoje, além de todas as informações sobre os animais que normalmente já trazemos, vamos trazer também a importância cultural para o nosso país e algumas curiosidades. Então, se você quer saber mais sobre a sabiá, como ela se tornou a ave símbolo do Brasil, nesse artigo iremos trazer todas essas informações, vamos lá?

Sabiás

Sabiás são aves que estão presentes em diversos países, sendo conhecidas pela sua alta adaptabilidade aos ambientes. Alguns de seus exemplares são:

Sabiá Norte Americano – Catharus Fuscescens

É uma ave conhecida como a Sabiá das costas quentes por conta da sua coloração marrom avermelhada nas costas. É uma ave que reproduz na América do norte e migra para América central durante o inverno, que é a época onde é conhecida pelo silêncio dessa ave.

Sabiá Norte Americano
Sabiá Norte Americano

Sabiá Coleira – Turdus Albicollis

Também conhecida como Sabiá Gato, o Sabiá Coleira é uma ave de aproximadamente 23 cm que vive no Brasil, é normal que esteja presente na mata atlântica e sempre buscando montar o seu habitat em grandes alturas próximo a morros.

Sabiá Coleira
Sabiá Coleira

Sabiá Poca –  Turdus Amaurochalinus

O Sabiá Poca é uma ave de peito claro e resto do corpo escuro, podendo até chegar à cor preta em alguns exemplares. É um animal que adapta-se muito bem a área urbana como a maioria dos sabiás e costuma normalmente estar em florestas e clareiras.

Sabiá Poca
Sabiá Poca

Sabiá Barranco – Turdus Leucomelas

Essa é uma ave muito conhecida no nosso Brasil, conhecida popularmente de Sabiá Pardo ou apenas de Pardo. Esse nome é dado devido a sua cor acinzentada que faz com que ele seja identificado facilmente. Além disso é uma ave que habita principalmente o Pantanal, mas sendo comum também vê-la em matas secas e ciliares.

Sabiá Barranco
Sabiá Barranco

Sabiá Laranjeira – Turdus Rufiventris

Na sabiá Laranjeira não iremos entrar em muitos detalhes aqui, já que ela será protagonista mais a frente do nosso texto, mas é importante falar que ela é a sabiá presente em mais abundância dentro de todo o Brasil e américa do sul.

Sabiá-laranjeira Símbolo do Brasil
Sabiá-laranjeira Símbolo do Brasil

Sabiá Ferreiro – Turdus Subalaris

Temos aqui uma ave nativa da América do sul oriental, também conhecida como sabiá cinza e muito confundida com o sabiá barroco por aqueles que não tem muito conhecimento sobre essas aves.

Sabiá Ferreiro
Sabiá Ferreiro

Sabiá do Campo – Mimus Saturninus

E por último temos uma ave que pode-se considerar a cantora famosa dentre as sabiás. Aqui temos uma sabiá muito conhecida por conta do seu canto, de boa melodia e vasta quantidade de notas. É uma ave que costuma andar em bando e que se adapta, como as anteriores, a cidades grandes, desde que haja um ambiente favorável para sua habitação, ou seja, que haja água e área verde para montar ninhos e caçar.

Sabiá do Campo
Sabiá do Campo

Sabiá-laranjeira

Acima introduzimos que a ave que iria ganhar destaque no nosso artigo era a Sabiá Laranjeira, então vamos trazer primeiramente algumas de suas características básicas. Assim como muitas aves da família das sabiás, a sabiá laranjeira é uma ave que tem uma adaptabilidade muito grande, mesmo que ela não seja originalmente uma ave presente em grandes centros urbanos.

Ela é uma ave bastante conhecida por sua grande adaptabilidade e estar presente em vários estados do Brasil, isso junto com a sua cor alaranjada faz com que ela seja facilmente reconhecida em qualquer lugar do Brasil. Sendo uma ave pequena e de canto muito melódico, podendo chegar até os 2 minutos de canto e ainda podendo incorporar a sua melodia o canto de outros pássaros do ambiente, fazendo com que seu canto seja ainda mais impressionante.

Sabiá-laranjeira Características Físicas
Sabiá-laranjeira Características Físicas

Simbolo Nacional

Você sabia que a Sabiá Laranjeira é a ave símbolo do Brasil? Ela é uma ave que desde muito tempo foi símbolo de São Paulo e uma inspiração para diversos artistas brasileiros, fazendo com que ela ganhasse rapidamente destaque e ganhando essa alcunha. Então, desde 2002, via um decreto presidencial, a Sabiá Laranjeira é figura destaque no dia ave que é comemorado no dia 5 de outubro.

Importância Cultural

Como falamos acima, a Sabiá Laranjeira é uma ave que está presente em diversos estados do Brasil e isso acabou fazendo com que ela fosse centro de diversas obras, de quadros a músicas. Isso fez com que ela, inclusive, tivesse parte destaque em uma das poesias mais conhecidas da história brasileira, a Canção do Exílio de Gonçalves Dias atrás “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá…” em seu momento de saudosismo da sua terra.

Criação De Sabiás No Brasil

Devido a sua popularidade e ao seu lindo canto, o Sabiá Laranjeira é uma das aves que mais se cria no Brasil, porém é necessário tomar alguns cuidados para manter o bem estar da ave. O sabiá é um animal bastante territorial, ou seja, não é ideal colocar ele junto com outros diversos pássaros, isso pode acabar acarretando em um estresse desnecessário para o animal. Outro ponto também é em relação a higiene do viveiro, sendo um local a ser cuidado com o de qualquer outro animal Por isso limpe pelo menos uma vez por semana para que não ocorra o aparecimento de bolor.

Em relação a água e comida, esses itens devem ter manutenção diária. É importante também lembrar que o sabiá não gosta de luz do sol direta, então é importante avaliar o local onde o viveiro será colocado. Por fim, coloque também uma “piscina” para o sabiá, já que ele é um animal que gosta bastante de se banhar, isso aumentará bastante o seu bem estar.

Criação De Sabiás
Criação De Sabiás

Conclusão

Sabiá é o nome dado para diversas espécies de pássaros, trouxemos eles aqui e introduzimos rapidamente cada um deles, dando destaque para o que mais tem ocorrência no nosso país. Esperamos que você tenha gostado de tudo que trouxemos sobre essa ave, desde seus tipos até o fato de que ela é o símbolo do Brasil, até a próxima.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *