Home / Informações / Ratazana Morde ou Ataca?

Ratazana Morde ou Ataca?

A ratazana ou rato cinza (Rattus norvegicus), é um dos maiores representantes de camundongos: o comprimento do corpo de indivíduos adultos é de 17 a 28 centímetros (sem cauda), o peso é de 250 a 450 gramas (os indivíduos atingem um peso superior a um quilograma). A cor dos ratos jovens é cinza puro, com a idade na pelagem podendo ser áreas de tons de vermelho e marrom. Ocasionalmente, preto e outras cores são encontradas.

Caracterização do estilo de vida de ratos

O habitat dos ratos é incrivelmente grande – eles habitam quase todo o planeta e convivem de forma individual ou em grupos. Um grupo de patriarcado é liderado por um macho dominante, ou matriarcado com fêmeas dominantes.

Uma colônia pode ocupar uma área de 1,5 a 2,5 mil metros quadrados. Nos Estados Unidos, há centenas de anos, nem se ouvia falar de ratos, porém foram trazidos em navios mercantes e então se adaptaram ao local. Atualmente, dois dos tipos mais comuns de ratos são conhecidos: cinza e preto.

Ratazana Morde
Ratazana Morde

Uma ratazana pode atacar um humano?

Sim, elas podem atacar um humano. Segmentos mais desfavorecidos da população estão em maior risco, portanto, as pessoas que dormem nas ruas, porões e favelas têm maior probabilidade de sofrer algum ataque de ratazana.

Todo amante de animais que teve esse animal sabe em primeira mão que a mordida é bastante dolorosa e é simplesmente impossível não senti-la. O ataque de animais é mais frequente com fome aguda e falta de comida, além de ser forçado a proteger suas próprias vidas.

Uma ratazana pode atacar animais de estimação?

Sim, mas os ataques acontecem apenas em legítima defesa. Há abundância de comida para roedores nas cidades modernas, para que eles não saiam à caça de animais de estimação. Exceções, no entanto, podem acontecer apenas para ratos infectados com raiva. Seu ataque não é razoável e é causado por um estado de envenenamento do sangue.

Acredita-se que as mordidas no rosto e no pescoço sejam as mais perigosas. Nessas áreas, os vasos estão muito próximos da pele e a infecção pode ocorrer rapidamente. Como a infecção na saliva entra diretamente no sistema circulatório, é necessário tomar medidas imediatas à vítima de uma mordida.

Os ataques a pessoas são perigosos?

É improvável que uma ou várias mordidas de um roedor caudado causem danos significativos ao corpo humano. Na maioria das vezes, o ataque é mais assustador e suas consequências, porque os ratos são portadores dos vírus e doenças mais desagradáveis.

Hoje, os ratos podem transmitir cerca de 15 infecções, algumas das quais podem levar à morte. Uma das doenças raras que os ratos podem transmitir é o sodoku (espirilose). Cerca de 12% das pessoas morrem quando infectadas.

O que fazer se for mordido

A natureza premiou roedores com dois tipos de dentes. Esta é a única arma para mascar comida e para a batalha. A linha inferior dos dentes é a mais perigosa, pois é afiada como uma lâmina. Esses dentes podem morder seu dedo com facilidade.

Esse fenômeno é muito raro e está associado principalmente à luta pela vida. Afinal, para fechar os dentes e morder a carne humana, o animal exerce uma força notável. A ameaça à vida dos filhotes também pode ser um estímulo para um ataque desesperado.

Em outros ataques menos agressivos, as mordidas não são tão assustadoras, mas muito dolorosas. A saliva, rica em todos os tipos de infecções, pode se espalhar instantaneamente pelo sistema circulatório humano e causar sofrimento. Feridas profundas permanecem na pele da qual o abrigo flui por um longo tempo.

Tratamento da mordida de rato

Um conjunto de infecções fatais contidas na saliva pode causar “doença de rato”. É também chamada febre estreptobacilar. Manifesta-se sob a forma de aumento da temperatura corporal, vômitos, lesões dermatológicas. A erupção cutânea aparece no dia seguinte ou dois após a picada.

A ajuda oportuna ao mordido pode salvar sua vida e evitar uma longa recuperação. Não há garantia de que o animal tenha sido saudável no momento do ataque e que sua saliva não tenha venenos. Portanto, medidas preventivas são obrigatórias.

Passo a passo do que fazer se for mordido por rato:

  • o local da lesão deve ser lavado e tratado com um anti-séptico;
  • lave a ferida com álcool em 10 a 15 minutos;
  • procure ajuda médica de maneira imediata

Mordida de rato selvagem

Há muito que as pessoas se mudam para as cidades – os locais de maior concentração de roedores de todas as raças. Os lixões da cidade se tornaram para eles um verdadeiro refúgio de comida.

Embora os ataques não sejam tão frequentes, a prevenção e o controle dos números ainda precisam ser realizados para impedir a propagação de infecções. É impossível distinguir sem ambiguidade a categoria de pessoas suscetíveis a ataques.

Uma praga pode atacar uma criança em um parque na areia e uma pessoa dormindo na rua. Os ataques são causados ​​por um dos instintos mais antigos – a autopreservação de si e de seus filhotes.

Não é difícil prestar primeiros socorros à vítima. O local da lesão deve ser cuidadosamente lavado com água limpa, tratado com álcool ou com soluções de iodo e, em seguida, enfaixado com um curativo estéril. Depois disso, você pode ir ao dispensário local para obter ajuda qualificada.

Doenças transmitidas com a mordida de um rato

Os roedores carregam uma enorme lista de várias infecções e feridas que penetram no corpo através dos vasos sanguíneos. Alguns dos mais graves são:

  • Yersiniose : um envenenamento terrível em que todo o estômago está em risco. Durante a doença, uma pessoa se sente fraca e enjoada. O vômito pode ser tão frequente que causa perda de consciência e impotência geral. O contato prévio com um médico ajudará a evitar as consequências mais adversas;
  • Leptospirose . Um ataque viral ocorre no qual os tecidos do sistema renal e do fígado são danificados. Em 15% dos casos, a morte já ocorreu. Mas as estatísticas são citadas por aqueles que recusaram atendimento médico ou não o procuraram em tempo hábil. Sintomas: febre, peso debilitante e dor nas pernas, enfraquecimento das funções do corpo. Estes sinais da doença aparecem 2-4 dias após o ataque de um roedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *