Home / Informações / Raças de Cachorro: Características, Curiosidades e Fotos

Raças de Cachorro: Características, Curiosidades e Fotos

Uma raça, no sentido biológico da palavra, classifica o cachorro (animal) em uma subespécie, ou seja, determina seu lugar na árvore genealógica da evolução de sua espécie. Também pode tratar das diferenças de origem geográfica, social ou simplesmente físicas em seres humanos. Como na antropologia, onde raça significa classificação por identidades culturais, e a competição entre elas pela supremacia na natureza. Entretanto, nessa sessão vamos tratar de raças de cachorro biologicamente.

As raças são caracterizadas pelas linhagens distintas dentro de espécies, derivadas da diferenciação genética. Quando falamos de cachorros, uma raça determina também sua origem e “qualidade” genética, ou seja, se todos os antepassados de um determinado filhote, de cachorro ou não , são realmente puros. Nesse caso, dizemos que o cachorro tem pedigree.

Raças de Cachorro Pedigree
Raças de Cachorro Pedigree

Pedigree

O pedigree é comprovado por um certificado de registro do cachorro. Esse certificado indica as características básicas do animal nos padrões de acordo com a raça, variedade e pelagem. Através dos ascendentes do cachorro, pelo menos, até a terceira geração. Vários são os tipos de certificados que um cachorro pode obter. No Brasil, a Confederação Brasileira de Cinofilia é a maior responsável pelos registros e cuida das regras e normas de criação e exibição das raças de cachorros. Ela também é quem reúne as federações estaduais e os Kennel Clubes – criadores oficiais e certificados.

Vamos agora, conhecer as principais raças reconhecidas de cachorros. Saiba sua origem, características, comportamento e cuidados especiais que cada raça de cachorro necessita.

  • American Pitbull

O American Pitbull é um Cachorro que possui constituição sólida, apresenta um porte médio, tem a musculatura bem definida e a pelagem curta. Seu pêlo apresenta todas as cores e combina como nenhum outro cão resistência física com agilidade. Tendo sido um cão desenvolvido para combate tem como principais características a resistência que é notável, além da agilidade. O American Pitbull é um cão por demais apegado ao dono. Existem muitas contradições quanto ao caráter dessa raça, alguns afirmam que esse cão é bastante amigável com os seres humanos, amigo e carinhoso com as crianças, dizem ser dócil até mesmo com pessoas estranhas, não sendo por isso bom como Cães de Guarda. Como pode haver uma discordância tão grande entre pessoas que estudam a genética e as características desses animais é que fica difícil de entender.

Entretanto outras pessoas dizem que o American Pitbull é um cão que se tornou conhecido justamente por causa do seu caráter agressivo, indomável e violento. De qualquer maneira esta raça está se tornando muito conhecida e quando existem tantas opiniões discordantes a respeito creio que o mais adequado seria manter cuidados com a raça, não dá para ficar imaginando, testando e discutindo, enquanto acontecem tragédias envolvendo esses cães. Temos que levar em consideração que cada cão tem uma índole diferente e sempre existe alguma coisa que irá enfurecer esses cães, principalmente uma raça que foi desenvolvida para brigar. Imagine então como uma criança vai saber como proceder com um American Pitbull. Meu ponto de vista é que jamais uma pessoa pode se descuidar com um animal que em qualquer situação ele não possa dominar. Jamais permita que seu filho conviva com um cão que não seja aquele cusquinho criado em casa desde bebês.

American Pitbull  
American Pitbull

Existem ainda os criadores de American Pitbull a dizer que esses cães são afetuosos e apegados aos donos e que por serem dotados com qualidades que o tornam mais poderosos que outros cães, vêm sendo procurados e treinados por pessoas inescrupulosas para enfrentarem outros cães em lutas e com isso ganhar dinheiro de maneira ilícita pois sabem que rinhas são proibidas por lei. Contudo afirmam alguns que existem os que os procuram pelo carinho que eles sempre dispensam as famílias que os criam ou os adotam.

A verdade é que o American Pitbull tem sido alvo de críticas da imprensa devido a recentes casos de ataques às pessoas nas ruas. Muitos contestam dizendo que é imprudência dos donos que não os conduzem com Acessórios para Cães e focinheira para evitar os ataques. Sendo ou não essa a verdade e até que haja uma lei proibindo animais de índole duvidosa de conviverem soltos entre as pessoas, todo o cuidado é pouco, até mesmo na hora de Comprar Cachorro, pois com seus filhos e com você mesmo realmente todo cuidado é pouco.

  • Basset Hound

Pela aparência simpática, olhar pensativo e expressão melancólica o Basset hound já inspirou diversos personagens de desenhos animados, sempre no papel de cachorro experiente e sabido.

Realmente o a raça de cães basset hound é muito inteligente, mas suas características mais marcantes são a paciência e o faro. Esses predicados fizeram dele um dos cães de caça utilizado para pegar lebres, coelhos, faisões e raposas, já na antiga Franca, onde é considerada uma raça aristocrática, pois pertencia aos nobres franceses.

O basset hound, apesar do tamanho avantajado, é um cão extremamente calmo, alegre, brincalhão e amável, faz amizades com facilidade. As crianças normalmente gostam muito do basset hound e eles geralmente têm uma relação muito afetiva. É um bom companheiro, de temperamento equilibrado, não é agressivo nem tímido.

Basset Hound 
Basset Hound

Todas essas qualidades fazem do basset hound um cão de guarda perfeito para viver numa casa, apartamento um na fazenda, com criança ou não, sendo um cão muito devotado ao dono e inteligente que dificilmente briga com outros cães e, em geral é extremamente carinhoso com as pessoas.

Os criadores de cães acham um cão rústico, de pelagem curta, e saúde resistente, precisando de alguns cuidados especiais somente logo após o nascimento, mas passado esse período o resto da vida do basset hound tende a ser muito tranqüilo e saudável.

  • Beagle

O Cachorro Beagle é um Cachorro muito especial, bonito e inteligente é um dos preferidos para quem busca um animalzinho de estimação.

Originário da Inglaterra o Cachorro Beagle é um Cão de Caça, ativo, extremamente dócil e inteligente. O Cachorro Beagle tem características bem peculiares, quando Filhotes podem ser muito chorões, também são extremamente gulosos, exigindo cuidado com sua alimentação, adapta-se a vida na cidade e em apartamentos, mas precisa de espaço para correr pelo menos meia hora por dia, pois é muito ativo, especialmente quando novo. Quando adulto o Cachorro Beagle começa a apresentar um comportamento diferente, continua afetuoso e alegre, porém fica preguiçoso, acorda, come, bebe e adora ficar deitado no sol.

Beagle 
Beagle

Teimoso por natureza, é necessário que o Cachorro Beagle tenha um treinamento firme, para que o convívio possa ser tranqüilo, do contrário há o risco de se tornar um cão obstinado e possessivo.

O Cachorro Beagle tem uma aparência bonita e simpática, sua altura máxima fica em torno de 45 cm, e ele pode pesar até 20 kg, o pelo é curto, denso e resistente e deve ser escovado no mínimo uma vez por semana, e ele pode ter duas ou três cores, branco, preto e marrom ou marrom e branco ou ainda branco e preto.

  • Chow Chow

Chow chow é uma raça de cães muito bonita, com características que o diferenciam dos demais cachorros de raça. Sua pelagem densa lhe dá um aspecto fofo. O chow chow apesar de ser conhecido no Brasil há poucos anos, é uma das raças mais antigas de que sem tem noticias o chow chow é originário da China, e também é conhecido pelos nomes de: Songshi Quan, Cão leão-empolado, Tang Quan e Cão Tang.

O chow chow tem características marcantes, entre elas a presença de pelos longos na cabeça, lembrando uma juba de leão e a língua azulada. Esse cachorro tambem possuem também orelhas arredondadas e cabeça larga, o pêlo é liso, resistente e denso e as cores mais comuns são: preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela.

Chow Chow 
Chow Chow

Embora os criadores de cães afirmarem que o chow chow é um cão dócil, ele apresenta problemas de socialização, é dócil quando bem tratado, porém  é necessário que o dono faça um trabalho de socialização com pessoas e outros animais pois são naturalmente rebeldes, sendo cães difíceis de serem adestrados. É uma raça de cachorro muito independente e inteligente. Possuem o instinto de cães de caça. Na cidade, podem caçar ratos, pássaros ou outros animais de pequeno porte.

O chow chow é um cão por natureza quieto, costumam latir pouco, porém quando latem é porque alguma coisa esta errada, sendo ideal para quem gosta de cães e mora sozinho.

  • Collie

Quando falamos em Cachorro Collie logo nos lembramos da Lessie, a cachorra dos filmes. Lessie encantava a todos com seu pelo brilhoso e seu andar suave como se fosse uma lady. As histórias mostravam através da Lessie que o cão collie é um animal dócil extremamente e também um Cão Inteligente. Sua aparência é harmônica e seus traços definem um perfil que demonstram um cão de muita força e agilidade sem ser pesado ou grosseiro. Sabemos que os cães evoluíram com o passar dos tempos e foram desenvolvendo características de Raça, pelagem e hábitos de acordo com as atividades que iam desenvolvendo o local onde habitavam e as características para os quais iam sendo Treinados e criados.

O caso do collie desde que conhecemos sua história ele era usado no pastoreio de ovelhas devido as suas características de leveza, inteligência, presteza e cuidados com o objeto

de seu pastoreio. Um cão facilmente treinável, além de inteligente, é muito corajoso. Trabalha em silêncio, abaixadinho, obedecendo às ordens de seu condutor. Interessante que a história conta que o termo collie se deriva do inglês arcaico colley, que significa negro. Os cães pastoreavam as “ovelhas de caras negras”, as ovelhas colley. Como neste período de sua evolução tinha a cor predominantemente preta deve ter havido esta associação. A majestade e a imponência do collie, segundo os estudiosos e observadores da raça, sugere que provavelmente ele tenha herdado contribuição de outras raças como o Terra Nova, o Gordon setter, o deerhound, o Terrier escocês entre outros.

Collie 
Collie

Se virmos imagens de cem anos atrás ele não tinha todo este refinamento e muitas de suas características atuais vieram da contribuição do homem através de uma seleção conduzida. No século IXX o cão da raça collie começa a participar de exposições. No ano de 1886 aparece pela primeira vez a denominação rough collie para o pastor de pêlos longos e smooth collie para o pastor de pêlos curtos. Aqui no Brasil a raça foi introduzida mais efetivamente quando Criadores de Cães do Rio de Janeiro trouxeram seus exemplares especialmente da Inglaterra e dos Estados Unidos. Atualmente as cores do pelo do collie são dourado claro ao mogno; tricolor, preto, branco e canela; e, uma mescla de preto e branco dando um tom azulado com a claridade do sol com as marcações branco e canela.

Existe também o Cachorro collie que predomina o branco, mas com a cabeça marta, tricolor ou azul. Sua pelagem é bastante densa e ajusta-se ao corpo. Os Cães da Raça collie soltam bastante pelos especialmente em períodos anuais de trocas de pelos e por isto devem ser escovados com frequência para a retirada dos pelos soltos. Estes animais têm gestos suaves até na hora da alimentação. Com um prato de Ração na sua frente ele mantém os traços finos e delicados, diferentes da maioria dos cães que são gulosos e desajeitados. Sua passada firme e espaçada resulta em toda a elegância e suavidade que lhe é peculiar.

  • Dandie Dinmont

Características do Dandie Dinmont: pernas da frente mais curtas que as de trás. O Dandie Dinmont tem o corpo em forma de curva em “S”. Mas a característica mais marcante desse cachorro é o topete recoberto de pêlos macios e sedosos, geralmente brancos, com franjas nas orelhas. Os Dandie Dinmont são pequenos e mais quietos do que os outros cachorros Terrier, mas corajosos, determinados e independentes. Dandie Dinmont são ótimos para viajar, se comportam muito bem e adoram carros.

Peso do Dandie Dinmont: 8 a 11Kg para cachorros para trabalho. Para cachorros de companhia, podem ser mais leves.

  • Griffon de Bruxelas

Características do Griffon de Bruxelas: esse cachorro é marcante pelo corpo compacto e a barba. O Griffon de Bruxelas tem personalidade viva e leal e temperamento equilibrado é muito inteligente, vigoroso e obediente. Os pêlos desse cachorro podem ser lisos. Agitado, o Griffon de Bruxelas é um cachorro que adora caminhadas e brincadeiras na água.

Peso do Griffon de Bruxelas: de 4 a 4,5kg.

  • Husky Siberiano

Os Husky siberiano são Cães de Raça que possuem uma estrutura física musculosa e são fortes comparados a outros cães do mesmo porte. São cobertos por uma densa camada dupla de pêlo que tem uma variedade grande de cores e padrões, comumente com pernas e patas brancas, manchas no rosto e a ponta do rabo branca.

As cores mais comuns do Husky siberiano são: branco e preta, branco e cinza, branco e vermelho cobre, e branco puro, acontecendo ainda algumas variações nessas cores.

Husky Siberiano 
Husky Siberiano

O Husky é um Cachorro de trabalho, desenvolvido para puxar trenó. Seus olhos podem ser de várias cores,  predominantemente azuis, castanhos ou verdes. A cor azul clara é característica, apesar de não dominantes. São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam gastar suas energias para que não se tornem problemas para seu dono. Os Husky siberianos são cães que precisam primeiramente de espaço e atenção pois eles são muito brincalhões.

Devem ser mantidos em cercados seguros pois com frequencia desaparecem em longas viagens para caçar. Não se deve permitir a um Husky passear sozinho ou sem coleira. Eles são treináveis até um certo grau, mas paciência é necessária. São naturalmente independentes e não vão obedecer cegamente a todos os comandos. Não são Cães Perigosos, não tem comportamento agressivo entre outros cães, mas se atacados lutam ferozmente.

  • Papillon

Características do Papillon: cachorro ideal para companhia. Possui um temperamento meigo e tranquilo. Suas orelhas têm o formato de asas de borboleta, por isso o nome, que é borboleta em francês. Apesar de peludo, o Papillon tem a pelagem fácil de tratar por dois motivos: não tem subpêlo, e não são muito longos no corpo. E não passam por períodos de troca de pêlos intensa.

Cuidados especiais com o Papillon: o filhote é sensível a quedas e trancos. Deve ser escovado uma vez por semana e tomar banho quando estiver sujo.

Tamanho do Papillon: aproximadamente 28 cm.

Peso do Papillon: esse cachorro se encaixa em duas categorias: menos de 1,5 a 2,5 Kg e de 2,5 a 5 Kg.

  • Pequinês

Dentre a imensa variedade de Cães de Raça designados como cães de companhia encontra-se o Cachorro Pequinês. Raça originária da China foi durante muitos séculos considerada sagrada e em várias regiões da Ásia desde a China até o Tibet era muito comum ver esses concentrados cachorrinhos em companhia de monges. A história da saída dos primeiros espécimes da China em direção à Europa é bastante peculiar. Conta-se que em 1860 durante o saque que as forças de invasão britânicas fizeram ao palácio imperial de Pequim foram encontrados apenas cinco cachorros pequinês. A realeza chinesa havia na verdade mandado matar todos os animais que viviam em sua companhia antes de cometer suicídio, pois não admitiam ver seus sagrados cães reais nas mãos dos bárbaros invasores caucasianos

Entre os cinco cãezinhos resgatados havia um de pelagem castanha e branca que foi presenteado à Rainha Vitória quando então passou a causar sensação na corte inglesa entre os apreciadores de Cachorros. O cachorro pequinês é geralmente mais adquirido por pessoas que admirem um animal de personalidade forte e independente. Geralmente muito gentil e leal com seu dono, tem no entanto um comportamento ciumento e teimoso, coisa que os Criadores de Cães devem deixar bem claro na hora de vender um pequinês. É um cachorro que exige cuidado durante o convívio e interação com pessoas estranhas, pois pode não aceitar afagos ou gestos de carinho tornando-se agressivo. Na verdade o cachorro pequinês é considerado mal humorado por pessoas que não tenham intimidade com os Cachorros dessa Raça, graças ao gênio forte e a sua aparência um tanto altiva. Principalmente no caso de cães adultos.

Pequinês 
Pequinês

O pequinês é uma raça de pequeno porte e fácil manuseio e trato. Deve ter o tronco vigoroso e a ossatura bem constituída. Qualquer cachorro pequinês possui o que se conhece como pelagem dupla, ou seja, pelo e subpelo. Apresentam uma característica e farta franja em torno dos olhos, orelhas e pescoço e um pelo mais curto no resto do corpo com exceção da cauda arqueada e farta. Em função do focinho curto os olhos do cachorro pequinês parecem se destacar e devem ser bem escuros. São encontrados numa variação de cores de pelos que vai do preto e castanho avermelhado ao acinzentado.

O cachorro pequinês vive entre 10 e 12 anos. Além da Vacinação e Vermifugação permanentes deve-se atentar para a saúde e higiene do animal dando especial atenção à escovação da pelagem que deve ser feita pelo menos três vezes na semana. Mas na verdade a grande fragilidade do Cachorro Pequinês está nos olhos que devem ser mantidos sempre limpos com água boricada para que o cachorrinho não corra o risco de ficar cego como acontece com muitos exemplares da raça. Fora isto se você quer ter um pequinês tenha certeza que terá um bom amigo por perto.

  • Perdigueiro

É muito comum nos dias de hoje ouvir as pessoas falarem que “é preciso matar um leão por dia” para sobreviver. É claro que isto é apenas um modo de falar, alusivo as dificuldades do cotidiano, a concorrência no mercado de trabalho, ao transito enlouquecedor das grandes cidades, etc. Mas em tempos remotos, há séculos atrás, era preciso realmente matar para sobreviver, ou seja, uma das formas de se conseguir comida era através da caça e esta missão era de responsabilidade dos homens. Mas o homem tinha ajuda para isso, o Cachorro. Talvez não especificamente o Cachorro Perdigueiro, mas um cachorro era um bom ajudante nesta tarefa muitas vezes difícil.

Não se sabe ao certo quando foi que o homem começou a se utilizar da ajuda do Cachorro Para Caçar, nos primórdios da humanidade ele caçava sozinho e para isso enfrentava muitos perigos, mas raças de caçadores como o cachorro perdigueiro passou a ajudar nessa missão de sobrevivência. Talvez nos dias de hoje ainda existam alguns povoados por este mundo afora que se utilizem da caça como meio de sobrevivência, mas não são muitos casos. O mundo moderno nos trouxe facilidades como o supermercado, onde a “caça” é feita de forma bem mais simples. Mas os cachorros perdigueiros ainda estão por ai, e nem por isso deixam de seguir seu instinto natural.

Perdigueiro 
Perdigueiro

Conforme as liberações de órgãos como o IBAMA, as temporadas de caça são determinadas, com regras de conduta para o exercício desse esporte, sim pois a caça nos dias de hoje é esportiva e somente liberada em períodos específicos de acordo com as orientações de profissionais especializados em questões de equilíbrio ecológico. Então, nestas temporadas lá estão os cachorros perdigueiros, de volta à ativa, prontos para acompanhar seus donos em aventuras que tem os dias contados e o número de caças abatidas por caçador previamente determinados. Mas para quem ama cachorros perdigueiros e não gosta nem um pouco de caçar, saiba que ele é apto a vida urbana.

Algumas características destes Cães de Raça são a sua docilidade tanto com adultos como com crianças, ele é determinado e obstinado, por esse motivo poderá demonstrar certa teimosia, tem um ótimo faro, reage bem ao adestramento por ser um cachorro que faz de tudo para agradar ao seu dono, tem um comportamento tranqüilo, sabe ser muito carinhoso e brincalhão, é um Cão Inteligente e é bastante curioso também. Não é um Cão de Grande Porte, com muita agilidade, característica nata de um cão de caça, porém se adapta bem a vida na cidade. Por fim, com todas essas características o cachorro perdigueiro poderá ser um ótimo cão de companhia e de guarda, é uma raça que honra o título de melhor amigo do homem.

  • Pinscher

As crianças o amam e apesar de ser considerado um Cão de Raça de luxo Cachorro Pinscher é um excelente Cão de Guarda, seu corpo de proporções bem distribuídas é uma de suas características, sendo que as fêmeas podem ser um pouco mais longas que os machos. Este é um cão que se movimenta muito e com muita agilidade além de ter uma aparência de muita elegância. O cachorro Pinscher tem um caráter muito dócil mas é bastante alerta, qualquer movimento é por ele percebido de maneira imediata, isso faz dele um ótimo cão de guarda pois cuida da casa e dá bastante segurança pois é muito barulhento dando sinal ao menor movimento estranho. Por se tratar de um cão de pequeno porte ele se adapta e é muito próprio para viver em apartamentos. Outra característica destes cães de raça é observada quando o cão anda pois ele apresenta as passadas rápidas porém curtas.

A audição do Cachorro Pinscher é aguçada por isso ele percebe com muita facilidade qualquer aproximação e reconhece imediatamente quando se trata de estranhos com os quais é muito desconfiado, o que o torna excelente como cão de guarda pois seu latido além de alertar o dono ainda afugenta os intrusos. É um cão que oferece facilidades quanto aos cuidados porém não podemos nos descuidar principalmente se não tem uma casinha de cachorro porque vive em apartamentos, é ainda mais complicado. A sua pelagem por ser lustrosa e curta se torna de fácil manutenção e não dispensa maiores cuidados. O cachorro Pinscher é um cão bastante agitado, gosta de chamar a atenção das pessoas, apesar deles gostarem muito de crianças e não serem Cães Perigosos se torna desaconselhável deixar que eles brinquem com a meninada pois por serem muito pequenos existe as crianças podem machucá-lo.

Pinscher 
Pinscher

O cachorro Pinscher é muito fiel ao seu dono porém é bastante agressivo com pessoas estranhas, como não tem consciência de seu tamanho reduzido é especialmente destemido pois não receia nada nem ninguém. É um cão pouco sociável no que se refere a outros cães e pode ser bastante briguento por isso é bom que se mantenha ele afastado de outros animais. Nos demais aspectos é um cão muito fácil de ser criado, pois tem uma saúde muito boa, é muito resistente sendo que uma das Doenças de Cães é muito rara para um cachorro Pinscher.

Costuma reproduzir de 4 a 6 filhotes e é um cão que necessita de um banho apenas por mês desde que seja escovado duas vezes por semana , com o pelo curto que tem ele sente muito frio no inverno devendo por isso dormir em lugar bem abrigado e usar as Roupinhas De Cachorro que podemos encontrar em lojas especializadas.

  • Pitbull

O cachorro pitbull, são raças de cachorro bastantes agressivas e tem certa dificuldade em convivência com crianças, pois crianças são agitadas e o cachorro se sente perturbado com isso. O cachorro Pitbull é um cão feroz, e isto pode ser perigoso, mas em alguns casos é útil. É bastante utilizado em ringues, para tomar conta das casas, para acompanhar policias, tornando-se caes adestrados, e etc. Deve estar em dia com a saúde e higiene deste animal para que ele na contraia nenhuma doença raivosa.

O cachorro Pitbull é um ótimo cão de guarda, se você quer viajar e será obrigado a deixar sua casa sozinha é só você colocar um Pitbull lá que você vai ter uma ótima segurança. O cachorro Pitbull é considerado um cão de rinha pelo potencial de sua tamanha força. A raçao para o cachorro Pitbull deve ser muito bem escolhida, pois ele é um animal que se alimenta bastante. É tambem um animal de facil adestramento do cachorro , faz suas necessidades em um só lugar.

Pitbull 
Pitbull

O cachorro Pitbull é um cão com velocidade de crescimento considerado de tamanho médio, sua necessidade de se exercitar é de nível 3, ou seja, nível alto, além disso o cachorro Pitbull não pode morar em apartamento devido ao seu tamanho e a sua necessidade de fazer exercícios muito frequentemente. A sua origem é dos Estados Unidos (EUA), devido a história Blue Pool é o antecessor direto do Pitbull.

Você que tem crianças em casa e adora a raça Pitbull tome muito cuidado quando sua cadela estiver com filhotes, pois mesmo já sendo um animal agressivo quando tem filhotes fica mais agressivo ainda, pois tem medo que façam algum mal a seus cachorrinhos. Então se você quer ter uma casa bastante segura um cachorro Pitbull pode ser uma boa opção, mas nunca se descuide quanto ao perfil e as necessidades do cachorro, e lembre-se de tomar extremo cuidado com crianças.

  • São Bernardo

O Cachorro São Bernardo é uma raça de cães de grande porte, natural dos Alpes na Suíça. O peso de um Cachorro São Bernardo adulto pode chegar a 90 quilos um contraste impressionante com seu temperamento, dócil e amável, adora brincar, e é muito tolerante com crianças e animais.

O Cachorro São Bernardo surgiu do cruzamento objetivando um cão de trabalho e resgate, experiências que deram certo, pois o Cachorro São Bernardo é conhecido pela sua lealdade e vigilância, e seu tamanho avantajado auxilia tanto no resgate de vitimas de acidentes ou que tenham se perdido, assim como intimidam pessoas estranhas, são excelentes Cães de Guarda.

Apesar de seu tamanho, o São Bernardo, assim como qualquer animalzinho de estimação, precisa de cuidados especiais e muito carinho. Quanto a saúde, o Cachorro São Bernardo deve ser escovado duas vezes por semana, e também deve-se cuidar de sua alimentação alimentando-os sempre com Racao para Cachorro, especialmente os Cães Filhotes não devem ficar acima do peso.

Enfim, o Cachorro São Bernardo não é uma raça para qualquer pessoa, pois requer cuidados, atenção e condições especiais, principalmente em função de seu tamanho avantajado e seu perfil afável que requer carinho e atenção. Mas para aqueles que estão dispostos e tem condições de atender as necessidades desse maravilhoso Cachorro.

O Cachorro São Bernardo com certeza merece o título de melhor amigo do homem.

São Bernardo 
São Bernardo

Características do São Bernardo

São Bernardo é um cão de raça lendário, que causam admiração em adultos e crianças por seus feitos heróicos, muito divulgados pela mídia, retratados em filmes e desenhos, fazendo do Cão São Bernardo um verdadeiro herói, fiel, corajoso e inteligente,características admiráveis que já salvaram a vida de muitas pessoas, assim como os cães de guarda ou então os cães de caça.

A história do São Bernardo está vinculada a da Hospedaria de São Bernardo, fundado pouco antes do ano 1000 pelo jovem Bernardo de Mentón, com a finalidade de recolher os caminhantes e extraviados aos quais surpreendera a tormenta ficando sepultados na neve. Morto Bernardo, varias gerações de monges seguiram o seu exemplo; mas somente na metade do século XVII os monges de São Bernardo decidiram recorrer, para sua obra de auxílio, a cães capazes de enfrentar as neves e os perigos dos altos Alpes, o que segundo a história é a origem dos cães São Bernardo.

Apesar da beleza cativante e da admiração que causa em todos, o cão São Bernardo esteve ameaçada de extinção no século passado e segundo os criadores de cães, não foi fácil sua restauração. Apesar de suas qualidades o Cão São bernardo não é um cachorro para se ter em casa como cão de estimação, pelo menos não o é para todos, o seu tamanho avantajado dificulta a sua adoção de cão de estimação pela maioria das pessoas.

  • Shih Tzu

O Shih-Tzu o cão leão, é uma raça de cachorros originária do Tibet. A expressão cão leão vem da interferência do homem que foi cruzando varias raças de cachorros durante um grande período até chegar ao Shih tzu, que deveria parecer um leão em miniatura.

A história do Shih tzu é cheia de lendas e fatos notáveis, eles eram muito comuns nos monastérios tibetanos, onde eram considerados amuletos, e também serviam como companhia aos viajantes nas longas travessias até a china, onde viajavam em cestas carregadas por mulas. Na china existem até hoje uma lenda que define o Shih tzu o um símbolo do amor impossível, o amor entre um mongol e uma princesa chinesa. Uma lenda chinesa conta a história do amor impossível entre uma pequena princesa e um tibetano mongol. O amor e o casamento dos dois foi impedido e como forma de perpetuar tudo que havia de melhor e mais belo no amor dos dois eles cruzaram um pequinês representando a China com um Lhasa Apso, de onde teria se originado o Shih Tzu. Assi, o Shih Tzu passou a traduzir o amor entre dois povos.

Entre muitas lendas e histórias a origem do Shih Tzu é na verdade incerta, mas exames de DNA comprovam que o Shih tzu é realmente descendente de raças muito antigas de cães. Enfim, histórias a parte o Shih Tzu é hoje um cão muito conhecido por todos os criadores do mundo, por onde sua raça difundiu-se, e tem características bem peculiares e próprias, entre elas a densa e comprida pelagem, que lhe dá um aspecto realmente  nobre.

Shih Tzu 
Shih Tzu

O Shih Tzu  é um cão pequeno porem de personalidade forte, e segundo os criadores da raça, ele facilmente domina os seus donos. Os Cães filhotes gostam muito de carinho e pode passar horas no colo ou sendo escovado e penteado, interage muito bem com pessoas da família, sendo muito dóceis, calmos e gostam do contato humano. É um cachorro de raça tranquilo e pode ficar por muito tempo sozinho se mostrando calmo, sem destruir a casa ou latir. São independentes por natureza, educados e aprendem o básico com relativa facilidade, não são dados a truques ou brincadeiras, sendo uma raça apropriada para viver em apartamentos.

Há pelagem do Shih tzu o diferencia dos outros cães e quando não são cortadas arrastam no chão, causando admiração, porém muitos criadores e proprietários preferem manter  o Shih Tzu com os ‘cabelos’ cortados, quando ele fica com uma aparência de filhote de cachorro, parecendo muito fofo.

Os Shih Tzu com o pelo comprido tem uma vida um tanto artificial, praticamente não podem ir ao chão para não estragar seu pelo, e portanto aqueles que optam por ter seus Shih Tzu com o pêlo curto com certeza oferecem ao seus cães uma vida com mais qualidade, o que é também uma vantagem para quem não acha tão prazeroso passar horas lavando, secando e penteando pelo de cachorro.

  • Terra Nova

Você gosta de cães? Entende um pouco de Raças de Cachorro? Então conhece o Cão Terra Nova. Ele é um cachorro de grande porte, muito dócil e por isso mesmo é um cão que se presta muito para ser companheiro, mas precisa ser tratado com muito carinho, pois é um cachorro sensível e não gosta que sejam rudes com ele. Os cães terra nova tem uma característica que lhes é peculiar, uma impressionante afinidade com a água, pois são ótimos nadadores, e por essa razão muito utilizados em situações de salvamento (salva-vidas). São muitas as histórias que falam de salvamentos incríveis realizados por estes Cães de Raça.

Não se sabe ao certo qual a origem deste cão, talvez seja do Canadá, mas o que pode-se dizer é que é uma das raças mais antigas de que se tem notícia. Possivelmente ele seja oriundo de cruzamento de Cachorro Maltes com labrador, o que gerou seu porte imponente e majestoso, sendo um cachorro de muita força e agilidade, e também extremamente ativo, tendo muita energia. Os cães terra nova são resistentes a baixas temperaturas, por esse motivo deve-se ter um cuidado especial com eles no verão, pois sofrem muito mais do que qualquer outra raça com o calor. São Cães Inteligentes e não gostam de ficar sozinhos, sentem-se tristes, com isso ficando abatidos e sem apetite, portanto se você deseja ter um cão terra nova é importante que possa dedicar algum tempo do seu dia para estar com ele.

Terra Nova 
Terra Nova

Por adorar estar no meio das pessoas este é um excelente cão de companhia. O terra nova é um Cachorro que não se mostra agressivo com outros cães, seu comportamento pode ser caracterizado como pacífico. Ainda que haja uma briga entre vários cachorros, ele não costuma reagir. Os Filhotes de Cachorro terra nova são especialmente lindos, peludos, de aparência muito fofa, tanto que quase não se podem ver seus olhos. É muito fácil se apaixonar por um cão terra nova, já que além de lindos os seus Cães Filhotes são extremamente brincalhões, característica que vai lhes acompanhar por toda sua vida.

Mas ao se apaixonar por um filhote de terra nova, não se esqueça de que este é um cão de grande porte, portanto ele vai crescer bastante e precisa de espaço e muita atividade física para se desenvolver de forma saudável e tranquila. Além disso, este cão precisa de companhia e de alguns cuidados básicos com seu pêlo, que deve ser escovado duas vezes por semana, também é preciso dar atenção especial a higiene de suas orelhas. Outro fator que cabe lembrar é que esta raça não é eficiente como Cão de Guarda, já que não costuma estranhar ninguém sendo amável com todos.

  • Vira Lata

O Cachorro vira-lata é a denominação dada aos cães sem raça de cachorro definida. O vira-lata deriva do fato desses animais serem sempre vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de lixo em procura de algum tipo de alimentação de cachorro que não é das melhores.

Por ser um cachorro de rua, geralmente eles não possuem vacinação em dia a saúde e higiene do cachorro muitas vezes é precária. Também é um cachorro que tem a velocidade de crescimento média.

O cachorro vira latas, por outro lado, são todos os cães que não tem origem definidas em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Mas para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado. Nem sempre um cachorro é um vira-lata, ou seja um animal abandonado.

Vira Lata 
Vira Lata

Um dos aspectos mais bonitos do cachorro vira-lata, é a sua variedade. Podemos encontrar o vira lata de todas as cores e tipos e também de todos os temperamentos.

Apesar disso, ainda existem algumas características do vira lata, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o cachorro vira lata resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil e companheiro que os outros cães.

  • West Highland

Se você vem pensando frequentemente em dar uma olhada em locais especializados onde se possam Comprar Cães, experimente procurar Criadores de Cães da raça west highland white terrier, conhecida como west. E se você está dizendo a si mesmo que não tem idéia de que cachorro seja este é só lembrar do sucesso que fez o cãozinho branco e simpático das propagandas de um portal gratuito de internet. O west faz parte dos cães classificados como terriers e de acordo com os historiadores especializados teve sua origem na Escócia. País onde linhagens da raça de cachorro westremontam a época do rei James I. O west como todo terrier é pura coragem, determinação e devoção reunidos em um simpaticíssimo monte de pelos brancos. Excelente cãozinho para companhia costuma ter um temperamento muito alegre e confiável, além de ser muito inteligente.

Diferente de outros Cães de Raça o west ainda leva a vantagem de ser extremamente forte e resistente dificilmente apresentando Doenças de Cães, se você, é claro, der a devida atenção a saúde e higiene do cachorro. Um cachorro west terrier serve com cão de caça, mas em nosso país sua principal função é como cão de companhia, principalmente depois de virar uma estrela anunciada em TV, revista e até outdoors. Este pequeno amigo tem pelagem caracteristicamente branca, que costuma ser dupla e dura, o que lhe dá uma aparência de arrepiadinho estimulando a utilização de acessórios para cães. Ele fica perfeito com coleiras e lacinhos coloridos. Apresenta orelhas portadas eretas e esta é uma importante característica de um cachorro west, além da cauda relativamente curta e também sempre ereta.

West Highland 
West Highland

Se você viu e se apaixonou, procure adquirir seu Cachorro west terrier em um criatório autorizado onde você possa ter um animalzinho com pedigree se desejar. Procure observar as dicas do criador que lhe vender o cachorro. Como em qualquer caso em que você vá comprar cães informe-se sobre Vacinação e Vermifugaçãodo filhote. Não escolha nem o filhote mais agitado da ninhada nem o mais medroso, observe com calma na hora de decidir pelo cachorro west que vai ser seu companheiro por cerca de 12 anos. Investigue se um west é adequado para o que você espera de um cão. Esta raça não é a mais indicada para conviver com crianças.

Gosta de brincar, mas não de muita agitação e costuma ser bastante independente acompanhando o movimento dos donos, mas tendo seu próprio ritmo. Adestramento para um cachorro west deve ser proposto como algo muito atraente e divertido, do contrário ele pode não se mostrar muito interessado. Mas isto não quer dizer que não seja inteligente. Aprende com facilidade as rotinas de higiene e outras mais, como conhecer e antecipar as atividades rotineiras do dono. Um west highland white terrier é sem dúvida uma boa escolha para se ter como amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *