Home / Informações / Quati de Nariz Branco

Quati de Nariz Branco

O quati é um mamífero de inteligência viva, habilidosos, travessos, muito simpáticos e alegres, brincam uns com os outros como uns gatinhos ou cachorrinhos. Quando domesticados se tornam excelentes companheiros, muito embora algumas vezes possuam um caráter dissimulado, podendo se comportar agressivamente de forma repentina. Quando capturado ainda jovem é domesticado facilmente e torna-se um companheiro ideal, porém é muito dinâmico, vivaz, curioso e tem um cheiro forte. Logo abaixo foram apresentadas as suas principais características. Confiram!

Quati de Nariz Branco
Quati de Nariz Branco

Características e Nome Científico

Reino: Animalia, Filo: Chordata, Classe: Mammalia, Ordem: Carnivora, Família: Procyonidae, Gênero: Nasua, Nome científico: Nasua narica.

Descrição física

O quati é identificado pelo formato do corpo e pelo focinho longo que se destaca diante dos olhos e orelhas pequenas. O corpo dos adultos mede de 40 a 65 centímetros de comprimento, podendo chegar a ter 30,5 cm de altura, seu peso pode variar de 2,7 a 10 quilogramas. São animais de porte médio, pernas curtas e pelagem densa. São plantígrados possuindo cinco dedos bem desenvolvidos em todas as patas e as garras não se retraem com facilidade. As mãos móveis permitem habilidade para cavar e lhes conferem o título de bons escaladores, por isso criam seus filhotes em ninhos arbóreos.

Caracteristicas do Quati de Nariz Branco
Caracteristicas do Quati de Nariz Branco

Habitat

Este animal é exclusivo da América, sendo encontrado em Belize, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Estados Unidos. Vivem em bosques úmidos e em florestas.

Alimentação

São animais onívoros, capazes de adquirir os nutrientes essenciais por meio de uma grande variedade de alimentos na natureza, que inclui frutas, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Também possuem o hábito forrageio (que explora os recursos alimentares) e o focinho flexível é usado para revolver qualquer material encontrado no chão. Possuem um papel muito importante por serem espécies dispersoras de sementes, por defecá-las intactas, contribuindo assim para a conservação das vegetações. Possuem os dentes molares largos e bem adaptados ao esmagamento dos alimentos, são fortes e afiados podendo causar sérias lesões em outros animais.

Quati de Nariz Branco Alimentação
Quati de Nariz Branco Alimentação

Acasalamento

No final da gestação que dura aproximadamente 70 e 77 dias, as fêmeas são separadas do grupo para fazer um ninho alto em uma árvore ou em uma toca e dar à luz sozinha. A ninhada consiste de 3 a 7 filhotes, que ao nascimento, pesam cerca de 180 g e medem 250 mm de comprimento no total. Após o nascimento, em média aos 2 meses, as fêmeas retornando para o grupo, onde continuam amamentando o bebê por mais 3 meses. Os predadores mais comuns desse animal são: as raposas, onças, jaguarundis, cães domésticos, gatos, gatos, aves de rapina, serpentes e pessoas.

Hábitos

Quati de Nariz Branco Hábitos
Quati de Nariz Branco Hábitos

Os quatis são animais gregários, podendo viver em grupos de mais de 30 indivíduos, variando em decorrência de disponibilidade de recursos. Os machos possuem porte mais avantajado, sendo geralmente solitários fora da época reprodutiva e possuem hábitos noturnos, enquanto as fêmeas e os filhotes são ativos durante o dia. A espécie possui alta adaptabilidade gerando aumento de sua população, tanto que mesmo na periferia de cidades é possível observar bandos de quatis sobrevivendo de restos alimentares, acarretando conflitos com humanos e outras espécies, além do aumento do risco de transmissão de zoonoses, com a participação no ciclo de algumas doenças como a leptospirose e tripanossomíase.

A grande densidade populacional que os quatis apresentam devido à restrição de habitat, faz com que em muitos locais ele seja a espécie de carnívoro mais abundante. Estas podem gerar um impacto negativo levando ao declínio de algumas populações da própria fauna silvestre ou mesmo acometer animais domésticos. A perda do seu habitat, causada pela invasão humana ao ambiente de floresta, ocasiona mudanças claramente percebidas quando estes animais se aproximam de residências humanas a procura de alimento. É uma espécie que sofre muitos atropelamentos em rodovias.

Apesar de serem animais terrestres, passam a maior parte do tempo nas árvores onde eles saltam e movendo-se entre os ramos em busca de frutas com grande agilidade. Quando estão em terra, geralmente movem – se levantando sua cauda e o focinho baixo, agitando o solo e as folhas em busca de possíveis alimentos, ele os identifica mais pelo cheiro do que pela visão.

Quando encontram pequenas presas, como os invertebrados, eles os fazem disparar rapidamente entre suas pernas para matá-los e também para eliminar possíveis pelos cerdas ou espinhos que poderiam trazer um mau gosto ou dificultar ingeri-los. Os pequenos invertebrados são presos sob a parte dianteira das pernas e atordoados rapidamente através de certa mordida na cabeça.

Curiosidades

Quati de Nariz Branco Curiosidades
Quati de Nariz Branco Curiosidades

Quati é um nome que vem do Guarani “coa ti”, onde “coa” significa “muito tempo” e “ti” significa “nariz”, ou seja, que se deita para dormir esconde o focinho na barriga como defesa. Por causa do seu gosto por frutas e legumes, em alguns lugares os agricultores o consideram uma praga. Além do mais, ele vive em bandos como destacado e quando perseguido por um caçador, por exemplos, estes sobem rapidamente para o alto de uma árvore. Os quatis são perseguidos até hoje, por sua pelagem, carne e prejuízos causados às lavouras. Existem quatro espécies: quati mundi, quati de nariz branco, quati de cozumel e quati da ilha.

Conservação

A redução de habitats que advém de ações como exploração de madeireira, expansão agrícola, industrial e urbana, em conjunto com a grande adaptabilidade dos quatis faz com que essa espécie se aproxime cada vez mais dos humanos e animais domésticos, acarretando problemas diversos como transmissão de doenças zoonóticas, além da ocorrência de atropelamentos de quatis. A recuperação de habitats e a preservação ambiental é uma via que permite que esses animais vivam de forma natural e sem trazer riscos à saúde pública.

Fotos de Quati de Nariz Branco 

E aí, gostou desse artigo sobre o quati de nariz branco? Então, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Posso lhe pedir uma última coisa? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?

Aproveite! Até breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *