Home / Informações / Qual o Menor Pássaro do Mundo? E no Brasil?

Qual o Menor Pássaro do Mundo? E no Brasil?

Olá caros leitores! Então você quer saber qual o menor pássaro do mundo? Quer saber também qual o menor pássaro do Brasil? Este é o artigo certo para você! Então fica ligado para conhecer esses dois fascinantes passarinhos e suas incríveis façanhas.

Nós sabemos que existem cerca de 18 mil espécies de pássaros diferentes, essas criaturinhas fascinantes são cheias de curiosidades, e em cada uma dessas espécies podem ser encontradas inúmeras características diferentes, como cor, canto, tamanho, hábitos e mais. Vamos falar de cada um de uma vez. O menor pássaro do mundo atualmente é o Colibri- Abelha- Cubano, ou também chamado de Beija- flor- abelha, mais abaixo nós falamos de seus hábitos e curiosidades. Já o menor pássaro do Brasil é o pequenino Caçula. Mais abaixo falaremos também sobre seus hábitos e curiosidades. Fiquem de olho, caros leitores!

Colibri-Abelha-Cubano – Menor Pássaro do Mundo

Seu nome científico é Mellisuga helenae e esse pequenino é cheio de curiosidades. Esse pequeno pássaro é o menor pássaro do mundo todo, e faz parte do ciclo das flores espalhando pólen durante suas viagens. Veremos como e tudo sobre o Colibri- Abelha -Cubano agora!

Colibri-Abelha-Cubano
Colibri-Abelha-Cubano

Tamanho E Aparência

O Colibri- Abelha -Cubano mede apenas 5 centímetros e pesa cerca de 2 gramas no máximo. Uma curiosidade importante é que as fêmeas dessa espécie são maiores. Possuem bicos pontiagudos que usam para sua alimentação de néctar das flores. Sua aparência varia, os machos sendo menores, são mais chamativos para atraírem as fêmeas, nesse caso, alguns deles vão apresentar colorações vermelhas em cima da cabeça e pescoço. Essa cor é bastante chamativa e brilhante, com um iridescente que essa espécie usa para chamar a atenção da fêmea na época de reprodução.

Os machos chegam a ficar com a cabeça toda cheia de penugem vermelha na cabeça e pescoço na época de reprodução. As fêmeas normalmente são maiores e suas cores são mais claras com um verde básico ou azul em cima da cabeça e costas, são menos chamativas para que não sejam vítimas fáceis. Apesar de pequenos, em seus habitats, os Beija- flores -zumbidores não vão quer chamar atenção de possíveis predadores.

Por este motivo a penugem aparece mais vivida e forte nos machos só na época de reprodução, e as fêmeas por serem as protetoras do ninho, ficam sempre menos chamativas.

Reprodução

Após um ritual de cantar até que a fêmea escolha o macho, a espécie acasala. A fêmea coloca apenas dois ovos por período, os ovos são minúsculos, do tamanho de uma ervilha, e são então incubados em um ninho que é feito com teias de aranha, líquens e cascas e é montado em formato de uma pequena taça, com apenas 2,5 centímetros de diâmetro.

Curiosidade

O Colibri- Abelha -Cubano leva este nome por ser um importante agente polinizador assim como as abelhas. Eles também são facilmente encontrados em Cuba. O principal alimento dessa ave é o néctar das flores, e dessa forma, o animal torna-se um agente polinizador, pois passa em mais de 1500 flores por dia. Como um beija-flor, eles param em frente as flores usando suas asas que chegam a bater 90 vezes por segundo para mantê-los parados no ar.

A curiosidade principal é que mesmo sendo um animal tão pequeno, seu metabolismo é muito acelerado, sendo dessa forma muito importante que passe o dia todo recolhendo néctar, por isso visita tantas flores por dia. O beija- flor -abelha chega a consumir 8 vezes o tamanho de seu corpo em alimento por dia.

Caçula – Menor Pássaro do Brasil

O pequenino Caçula, com nome científico Myiornis ecaudatus, este pássaro é conhecido por ser o menor pássaro do Brasil. Suas características distintas criam curiosidades muito interessantes. É um parente intruso dos beija-flores, porém se alimenta de forma diferente de seus primos de segundo grau. O Caçula é comumente encontrado em regiões amazônicas, sendo assim um animal muito astuto e ativo. Aqui vão algumas curiosidades e características deste pequenino:

Pássaro Caçula
Pássaro Caçula

Tamanho E Aparência

O menor pássaro do Brasil mede em média 6,5 centímetros de comprimento. Este pequenino possui uma coloração característica da espécie, como dorso, asas, uropígio e cauda na coloração verde-amarelada, sendo assim facilmente reconhecível tanto pelo seu tamanho e rapidez, quanto pelas cores bem características.

Suas asas e cauda apresentam alguns detalhes de cor escura, tendo as bordas amareladas. Falando de sua cauda, é importante notar que o Caçula não possui uma cauda longa ou chamativa como a de muitos pássaros e como seus primos os beija-flores. Eles são conhecidos por sua cauda extremamente curta também, sendo chamados popularmente pelos estudiosos em inglês por Short- tailed pygmy tyrant (Short- tailed = De cauda curta). Ele também possui cabeça na coloração cinza e anel branco em volta da cabeça na parte dos olhos. A parte inferior, garganta e peito é na coloração branca.

Habitat

O pequenino Caçula viva nas áreas Amazônicas do Brasil, e tem preferência por clareiras, florestas abertas e árvores muito altas. Ele utiliza dessas árvores como proteção, já que poucos bichos vão tentar caçá-los ali. Seu maior predador são as Corujas e outros pássaros carnívoros que o caçam em seus ninhos altos. A preferência é por florestas úmidas e matas secundárias, tanto para a proteção quanto para a busca fácil de alimento.

Alimentação

O Caçula, diferente de seus parentes os beija-flores, que se alimentam do néctar das flores, tem uma fonte de alimentação diferente. Este minúsculo pássaro vive em árvores muito altas e utiliza delas para proteção e alimentação segura. Eles comem insetos pequenos e caçam com manobras aéreas muito astutas. Seus vôos acrobáticos lhe garantem formas de caçar inusitadas tendo preferência pela altura média das árvores.

Chamado / Canto

O Caçula chega a repetir umas 15 vezes o seu chamado para que outros Caçulas saibam de sua existência. É útil para as épocas de reprodução. O som é um cr’e’e’e’e seguido de um k’e’e’e’e. Entoando um suntuoso e agudo criii kiiii.

Conclusão

Agora que você conhece o menor pássaro do mundo e o menor pássaro do Brasil, já sabe um pouco mais sobre eles. Não deixe de aprender um pouco mais com os nossos outros artigos sobre animais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *