Home / Informações / Qual a Importância das Tartarugas Para o Meio Ambiente?

Qual a Importância das Tartarugas Para o Meio Ambiente?

Oceanos saudáveis ​​precisam de tartarugas marinhas. As tartarugas marinhas são uma “espécie fundamental”, o que significa que são uma parte importante do ambiente e influenciam outras espécies ao seu redor. Se uma espécie-chave é removida de um habitat, a ordem natural pode ser interrompida, o que afeta outros animais selvagens e fauna de maneiras diferentes.

Muito pode ser aprendido sobre a condição do meio ambiente do planeta, observando as tartarugas marinhas. Eles existem há mais de 100 milhões de anos e viajam pelos oceanos do mundo. De repente, no entanto, eles estão lutando para sobreviver – em grande parte por causa das coisas que as pessoas estão fazendo nos oceanos e praias do planeta. Mas o que isso significa para a espécie humana? É possível que um mundo em que as tartarugas marinhas não possam sobreviver em breve se torne um mundo em que os humanos lutam para sobreviver. Se, no entanto, aprendermos com nossos erros e começarmos a mudar nosso comportamento, ainda haverá tempo para salvar as tartarugas marinhas da extinção. No processo, salvaremos uma das criaturas mais misteriosas e honradas pelo tempo da Terra. Também podemos estar nos salvando.

Tartarugas
Tartarugas

Recifes de Coral

Os recifes de coral são o lar das tartarugas-de-pente, especializadas em comer um punhado de espécies de esponjas do mar. Essa dieta permite que tipos menos comuns de esponjas cresçam, o que aumenta a variedade de vida no recife (também conhecida como “biodiversidade”). Sem esses animais, as esponjas podem crescer demais e sufocar os corais de crescimento lento, causando sua morte. À medida que os recifes se tornam cada vez mais ameaçados pelas mudanças climáticas e outros impactos, o papel da tartaruga-de-pente no recife é ainda mais vital. 

Praias

As tartarugas marinhas também têm uma influência positiva fora da água. Cascas de ovos e ovos deixados para trás fornecem nutrientes importantes que nutrem a vegetação das dunas, como as gramíneas da praia, que estabilizam as dunas e ajudam a evitar a erosão costeira. 

Predadores de tartarugas

As tartarugas marinhas são presas de outros animais em todas as fases da vida. Os filhotes são presas de pássaros, caranguejos, mamíferos terrestres e peixes. As tartarugas marinhas adultas são presas de predadores de ponta, como tubarões e orcas. Em algumas praias da Costa Rica, as tartarugas marinhas adultas são até presas de onças que rondam praias de nidificação à noite, tornando as tartarugas marinhas parte integrante das redes alimentares em terra e no oceano!

Presa de tartaruga

Diferentes espécies de tartarugas marinhas se alimentam de coisas diferentes, embora a maioria goste de água-viva. As tartarugas-de-couro são especializadas em comer água-viva, o que mantém as populações de água-viva sob controle. Se essas tartarugas desaparecessem, as populações de água-viva explodiriam. As águas-vivas atacam peixes larvais, sem couro; sem esses peixes larvais, não haveria peixe no mar. Novamente, é tudo uma questão de equilíbrio. 

Capim Marinho 

As tartarugas marinhas, especialmente as tartarugas verdes, são um dos poucos animais que comem capim marinho. Como a grama normal, a grama do mar precisa ser constantemente cortada para ser saudável e ajudá-la a crescer através do fundo do mar, em vez de apenas obter lâminas de grama mais longas. As tartarugas marinhas e os peixes-boi agem como animais de pastagem que cortam a grama e ajudam a manter a saúde dos leitos do mar. Nas últimas décadas, houve um declínio no leito do mar. Esse declínio pode estar relacionado ao menor número de tartarugas marinhas.

Os leitos de capim marinho são importantes porque proporcionam áreas de reprodução e desenvolvimento para muitas espécies de peixes, mariscos e crustáceos. Sem leitos de capim marinho, muitas espécies marinhas capturadas pelo homem seriam perdidas, assim como os níveis mais baixos da cadeia alimentar. As reações podem resultar na perda de muitas espécies marinhas e, eventualmente, no impacto humano. Portanto, se as tartarugas marinhas forem extintas, haverá um sério declínio nos leitos de capim marinho e um declínio em todas as outras espécies dependentes dos mesmos para sua sobrevivência. Todas as partes de um ecossistema são importantes; se você perder um, o restante acabará por seguir.

Ajudando os outros

As tartarugas marinhas fornecem habitat para cracas e outros pequenos crustáceos, rêmoras, algas e diatomáceas. Como as tartarugas marinhas passam por longas migrações , elas ajudam a transportar essas espécies. Eles também agem como uma espécie de guarda-chuva para peixes que os usam como abrigo contra predadores. Quando na superfície do mar para respirar ou descansar, as tartarugas marinhas também, às vezes, fornecem um local de descanso para as aves marinhas pousarem – como um porta-aviões reptiliano!

Importância para os seres humanos

As tartarugas marinhas desempenham um papel cultural importante para muitas comunidades costeiras ao redor do mundo. Muitas culturas indígenas os reverenciam ou os consideram ancestrais. Eles também são uma importante fonte de renda para os residentes costeiros através do ecoturismo de observação de tartarugas. A pesquisa mostrou que o ecoturismo das tartarugas marinhas pode gerar três vezes a renda do que com a venda de peças de tartarugas marinhas (ovos, carne e conchas), tornando-as mais valiosas vivas do que mortas.

Todas as partes do ecossistema estão interligadas; portanto, enquanto a população de uma espécie for interrompida, o restante da espécie será afetada, incluindo a população humana. Por isso, a conservação das tartarugas marinhas deve ser incentivada de modo a não perdermos uma espécie importante no ecossistema.

Além de seu importante papel ecológico, as tartarugas marinhas são alguns dos animais mais carismáticos do planeta! Parece que todo mundo adora tartarugas marinhas. Eles são uma fonte de reverência e inspiração; observá-los subir uma praia para nidificar, nadar em um recife ou observar filhotes indo para o mar são experiências verdadeiramente mágicas e inesquecíveis. Sem as tartarugas marinhas, nosso planeta azul não estaria completo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *