Lendo o tema deste texto você certamente já reconheceu a raça de cachorro sob a qual falaremos a respeito.
Tanto o seu nome como a sua aparência popularmente muito conhecida pelo mundo todo, e aqui no Brasil não é diferente.
Ao que tudo indica, seu verdadeiro país de origem, onde sua criação foi desenvolvida através de mutação genética humana, é a Alemanha, onde se tem registro da sua presença bem antes de aparecerem onde realmente foi realmente registrado como país de origem, a França, tal registro se deu mais provavelmente por entre os cruzamentos anteriores a origem da nova raça, estar uma raça de cachorro francesa, a barbet.
Têm-se o registro dos primeiros poodles bem antigamente, por volta dos anos mil e setecentos, mas somente bem mais a frente, no século vinte, foi finalmente registrado como uma nova raça.
Poodle: Conheça A Sua História
Parte da sua história e curiosamente a primeira criação de poodle foi desenvolvida pensando em um ideal de cachorro caçador aquático, em que já se fazia tosas específicas e sofisticadas para a raça pensando na sua performance e no atrito dos seus pelos com a água, o que interferiria nos seus mergulhos e nados.
Seu nome logo remete a aquele cachorrinho de porte médio, com os pelos de cor branco e todo encaracolado visto com muita facilidade entre as casas de desconhecidos ou até conhecidos.

Mas é importante já dizer antes de entrarmos nos detalhes, que esta não é a única aparência característica da raça. Mais a frente um novo poodle foi idealizado com as características de ser um cão companheiro de porte pequeno e com uma longevidade ainda não disponível em cães da época.
Enquanto o primeiro poodle citado era menos propenso a doenças genéticas comuns da raça, o segundo já era mais, o que o gerou certo preconceito a sua raça e biótipo específico, mas que com o passar dos anos foi sendo deixado pra lá e os poodles ganharam casa vez mais espaço.
O Poodle E Sua Popularidade Em Todo O Mundo
Atualmente como já dissemos é uma das raças mais populares e comuns de cachorro em todo o mundo e conquistou o coração de muitos tutores. Isto não só devido a sua aparência mas a sua personalidade.
Chegaram a ser classificados incrivelmente como a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo, atrás somente do border collie, mais especificamente o primeiro poodle contado, (criado para a caça) pela sua facilidade de aprendizagem, disciplina e obediência em seus adestramentos realizados por seus tutores.

Em geral independente dos seus diversos portes criados até então, são cães fofos não só na aparência, sociáveis, amigáveis, carinhosos e brincalhões com outros animais, seja da mesma espécie ou não, crianças, conhecidos e desconhecidos. Por este motivo têm a tendência de criar um vínculo muito forte com o seu principal tutor, tanto que podem chegar a ter a característica de serem ciumentos, ao mesmo tempo em que são leais e fiéis.
O de maior porte é uma ótima opção para quem quer ter um cachorro que proteja sua casa de perigos mas que também deseja a docilidade de um cão companheiro, enquanto o menor é ótimo para quem quer um cãozinho companheiro que não requeira muito espaço e seja mais calmo e tranquilo.
Ter crianças ou outros animais em casa é uma via de mão dupla, ou seja, não agrada só você por toda esta harmonia, mas ao bichano fofinho também.
Os Poodles E Seus Portes
Mas chegamos até aqui e ainda não citamos os detalhes e os pontos mais específicos da raça, afinal, quem são os poodles maiores e os menores? Vamos apresentar a diversidade da sua raça a você que ainda não os conhece totalmente.
O maior deles e que iniciou a raça é o standard, ele mesmo, o cão aquático, que pode medir de quarenta e cinco a sessenta centímetros de comprimento. O segundo em ordem decrescente é o médio, com esta identificação mesmo, sem nomeações ou classificação mais específica, que pode medir de trinta e cinco a quarenta e cinco centímetros de comprimento, eles geralmente são os mais comuns entre seus tutores, em seguida vem o miniatura ou de forma engraçada também identificado como anão, mas não tão pequeno assim como o seu nome sugere.

Pode medir de vinte e oito a trinta e oito centímetros de comprimento, e por último, o menorzinho deles,o toy, com o seu comprimento de vinte e quatro a vinte e oito centímetros.
Este é tão pequenino que chegam a ser sensíveis e frágeis e requerem mais cuidado e proteção, especialmente quando ainda são filhotes e realmente são minúsculos e indefesos. É importantíssimo dizermos neste texto que criadores usam o termo micro e mini toys consequentemente para se referirem a poodles menores que os toys citados aqui, o que não é verídico, só existe um tipo de toy e ele já é o menor de todos os portes da sua raça.
Cuidados Especiais Com Os Poodles
Animais de raças geralmente requerem cuidados específicos das mesmas pela propensão a doenças genéticas e características físicas.
Os poodles em geral são cachorros com pelos volumosos, o que naturalmente geram bolas de pelos e nós, e em ultimo caso podem obstruir as vias respiratórias ou intestinais caso sejam engolidos. Tal perigo pode ser evitado com o cuidado pelo menos dia sim e dia não da escovação de seus pelos, retirando todo pelo caído, embaraçado, evitando nós e bolas de pelos.

Outro cuidado é quanto a sua doença genética mais comum mas controlável e adaptável a cuidados, a adenite sebácea, que faz o organismo produzir tanto maior quantidade que o comum de cera nos ouvidos quanto de remela nos olhos, desta forma, o primeiro caso deve ser controlado com a limpeza também ao menos dia sim e dia não com cotonete ou algodão enquanto o segundo, com a limpeza com o mesmo produto, o algodão, que deve ser umedecido com água ou soro fisiológico, retirando toda a secreção que pode atrapalhar a saúde e bem estar do animal no dia a dia.
Apesar da higiene correta, manchas mais escuras nestas áreas do corpo, ou seja, olhos e ouvidos, mais especificamente nos poodles de pelagem branca que os de pelos pretos ou marrons, serão inevitáveis.