Home / Informações / Pônei Shetland: Características, Habitat e Preço

Pônei Shetland: Características, Habitat e Preço

Provavelmente você já deve ter visto ou, quem sabe, montado um pônei. No texto anterior, que você pode ler aqui, falamos desse animal de forma mais geral e como ele pode ser um ótimo investimento. Hoje, vamos focar no pônei Shetland e como eles se comportam. Como o próprio nome já sugere, essa espécie é de origem escocesa, surgindo ao norte do local que dá origem ao seu nome. Inclusive, tendo sido encontrado um fóssil de pônei no local datado de milhares de anos atrás. 

Mas antes de falarmos mais sobre o escocês, é importante ressaltar que, apesar de ser um erro comum, o pônei não é um cavalo pequeno. Eles são equinos diferentes e suas características são responsáveis por diferenciá-los. Tendo sido essa pauta esclarecida, voltemos ao Shetland. 

Pônei Shetland
Pônei Shetland

Características do pônei Shetland

O pônei do tipo Shetland pode ser facilmente reconhecido por sua crina e cauda longa, assim como por suas pernas curtas e uma pelagem grossa, muito propícia para as estações de frio. E esse pelo têm justamente o intuito de proteger o animal contra as baixas temperaturas comuns da sua região de origem. Com uma estrutura pequena, como de costume na raça, o pônei Shetland mede de 70 centímetros a 1 metro de altura, a não ser o Shetland americano, que pode chegar aos 1,17 metros de comprimento. Geralmente têm pelagem preta ou marrom-escuro. 

E para quem acha que tamanho é documento, apesar de pequeno, esse animal é muito forte. Por esta característica, no passado ele era muito usado para puxar arado, turfa e realizar trabalhos nas minas de carvão, onde só as espécies pequenas conseguiam andar tranquilamente nos túneis. Inclusive, muitos passaram suas vidas nesses locais, sem nunca terem visto a luz do sol. 

Quando treinado de forma eficaz, este se torna um bicho muito dócil e meigo e, por este motivo, é ideal para conviver com crianças. Por esse seu temperamento é que ele também é usado em programas terapêuticos para pessoas deficientes, resultando em bons progressos nesses pacientes.

A raça tem sido fortemente exportada pelo mundo, por sua graciosidade e por se adaptar facilmente a diferentes ambientes. Por causa disso, muitos clubes e registros de pedigree tem sido criados. Mesmo assim, o Shetland permanece no seu nome, terra natal do pônei, onde a raça permanece geneticamente pura e vive de forma saudável. 

Características do pônei Shetland americano

O pônei Shetland tem sua versão americana, como já dito anteriormente. Este também é um animal de temperamento dócil e adorável, além de ser muito sociável. É também muito ativo e constantemente usado para sela. Ao contrário do seu irmão escocês, ele é um pouco mais alto. São considerados animais muito inteligentes. Tem nariz reto e olhos expressivos e vivos. Suas orelhas são de estatura média, já suas narinas são grandes. São tão fortes que seu coice pode quebrar ossos e ser até mesmo fatal. 

Para que são utilizados 

Apesar de serem animais de estimação de famílias ricas no passado e terem sido usados para trabalhos braçais, a realidade do Shetland hoje em dia é outra. Atualmente ele é utilizado como montaria por crianças, usado também para aulas de montaria e condução de carroças, ou como uma das atrações de parques de diversões e feiras rurais. Também podem ser vistos em zoológicos ou usados em equoterapia. No Reino Unido a raça compete na corrida Shetland Pony Grand National, com jovens jóqueis. 

Mini Shetlands têm sido treinados para serem uma espécie de cavalo-guia, com o intuito de terem o mesmo papel do cão-guia. Algo comum, já que as outras raças pequenas já fazem esse trabalho. 

Preço

Se deseja ter um desses pequenos adoráveis em sua fazenda ou sítio você terá que desembolsar um valor de R$1500 a R$7000. Lembrando que alguns detalhes interferem no preço do animal, como raça, sexo e local onde ele foi criado. 

Dicas

E se esse for seu primeiro pônei, é importante saber algumas informações sobre o animal. Como dito, se dão muito bem com crianças, mas isso não quer dizer que você pode deixar alguma delas sozinha com o equino. É sempre preferível que o contato seja feito sob supervisão de algum adulto. 

Outra coisa que você precisa saber caso queira uma espécie dessa é que ela precisa de um lugar espaçoso e amplo para viver. O ideal é que o bicho viva em sítios ou haras, isso porque eles precisam dos mesmos cuidados que os cavalos. Agora, se o local onde ele viverá não é tão grande assim, ele precisa ter, pelo menos, 3 metros quadrados. Mas quanto maior for o lugar, mais comodidade o indivíduo terá. E é possível ter um desses em casa, contato que esta tenha um lugar coberto e um quintal com grama. E, claro, não esqueça que para ser dono de um pônei, existem leis estaduais e municipais de proteção aos animais a serem respeitadas, assim como leis federais sanitárias.

Pônei Shetland
Pônei Shetland

É preciso ficar atento também a saúde do equino, como o cuidado com suas patas. Sua limpeza deve ser realizada diariamente. Atente-se também a alimentação, calcular a quantidade ideal que o animal deve consumir de comida é o ponto principal para alcançar uma dieta equilibrada. 

E, apesar de dócil, o pônei tende a ter uma personalidade agressiva, por isso é importante criar laços com ele. Para isso, seja amoroso e carinhoso com o animal, logo ele retribuirá da mesma forma. 

Saúde

E, assim como qualquer outro bicho, é preciso cuidar da saúde do seu. No caso dos pôneis é necessário ter cuidado com a colocação e a manutenção de suas ferraduras, assim como manter sua vermifugação e vacinas em dia, que evitam problemas de saúde como síndromes de cólicas, comuns nos equinos, e baixo sistema imune. Não podemos esquecer também das doenças infecciosas e parasitas.

Então, antes de adquirir um, verifique todas essas exigências que o bicho demanda e, ao escolher um exemplar, opte por aqueles que irão se adaptar melhor ao ambiente que deseja oferecer a ele. Atendendo tudo isso, você terá um fiel amigo para você e sua família por muitos anos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *