Home / Informações / Pode Ter Furão De Estimação No Brasil? Onde Tem?

Pode Ter Furão De Estimação No Brasil? Onde Tem?

Deixe-nos adivinhar, você deu uma olhada no Facebook e acabou vendo um furão extremamente fofo e brincalhão? Se você procurar, de fato, vai encontrar os vídeos mais adoráveis destes animais e com certeza vai desejar ter um de estimação, mas antes de madurar esta ideia, saiba que os furões são animais que exigem cuidados especiais. Não se preocupe, vamos explicar tudo muito bem para você, e claro, onde você poderá encontrar um para chamar de seu.

Você Pode Ter Um Furão Desde Que…

O furão é um animal de estimação muito apreciado ao redor de todo o mundo. Nos Estados Unidos e na França já é o terceiro animal de estimação mais comercializado, ficando atrás apenas dos gatos e dos cães respectivamente. Em ambos os países inclusive já é considerado um NAC, abreviatura para a listagem de Novos Animais de Companhia.

Se você está pensando em ter um precisa saber que dificilmente você vai encontrar um furão para adotar, são animais comercializados com alto custo em nosso país e seus tutores consumam valoriza-los muito. Um furão pode custar de mil a mais de quatro mil reais a depender de sua idade e de sua origem.

Mas apesar do custo, se você ainda estiver disposto a ter um furão é preciso saber que são considerados animais de estimação exóticos e como tal necessitam de autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para a sua criação doméstica em nosso país.

Furão De Estimação
Furão De Estimação 

Estou Disposto A Ter Um Furão

Se você ainda está disposto a ter um furão independente do seu custo e da necessidade de regulamentação, você pode encontrá-lo em lojas especializadas na venda de animais de estimação exóticos.

Apesar de se estender em parte de nosso país costumeiramente os furões comercializados são importados e chegam ao nosso país já microchipados e também castrados. Isso ocorre porque como não são animais naturais em nosso país o crescimento populacional eventual em um cruzamento pode causar desequilíbrio populacional de animais que são naturalmente suas presas (como coelhos e roedores). Além do mais o cruzamento poderia acarretar em um comércio ilegal de animais.

Conhecendo Um Pouco Mais Do Furão

Agora que você já sabe que pode ter um furão como animal de estimação apesar de o custo ser um tanto quanto elevado, resolvemos apresentar um pouco mais suas principais características para que você saiba exatamente onde está se metendo. Dizemos isso porque os furões são animais que além de fofos, curiosos e muito divertidos, necessitam de cuidados especiais e de vigilância constante (falaremos sobre isso ao longo deste post).

Os furões são animais de corpo longo, esguio e muito flexível. Podem chegar a medir sessenta centímetros, mas normalmente ficam abaixo disso, ficando por volta dos trinta centímetros e pouco mais de quatrocentas gramas, mas podem chegar a pesar mais de um quilo e cem gramas.

Sua cauda é peluda e sua pelagem é densa e bem espessa. Seu focinho é arredondado e levemente pontiagudo.

São animais que não ficam em gaiolas como as aves, por exemplo, necessitando de espaço e de muita atividade durante o período em que estão despertos. Desta maneira, lembre-se de reservar um espaço para o seu animal.

Falamos em período desperto porque estes animais podem ficar por mais de dezoito horas em sono profundo, sendo este um comportamento extremamente normal para a espécie. Entretanto, quando despertam são muito ativos e observadores quanto ao local onde estão, podendo ser excelente vigiais.

Furão De Estimação
Furão De Estimação

São Animais Carnívoros E Necessitam De Vigilância Constante

Alguns tutores podem acabar não gostando da ideia de terem um animal de estimação que consume outros animais, mas apesar de ser um mamífero carnívoro da família Mustelidae, os furões domésticos podem ser alimentados com rações próprias para a espécie que são riquíssimas em proteínas e que dispensam a administração de animais vivos ou mesmo congelados para o seu furão.

Um ponto negativo em relação à criação destes animais é quanto a necessidade de vigilância constante que demandam de seus tutores, fazendo com que se tornem opções inviáveis para pessoas sem tempo. Isso acontece porque como são animais que não possuem medo algum podem se submeter a situações potencialmente perigosas. Um exemplo é o choque elétrico que pode realmente acometer o furão visto que em poucos minutos sem supervisão estes animais podem destruir o cabeamento de toda a sua casa. Neste processo de morder os fios e cabos o mesmo pode acabar sendo eletrocutado. Além da questão do choque elétrico os furões podem acabar adentrando em camas e sofás e serem esmagados com o uso ou desmontagem do produto.

Em hipótese alguma, se você está pensando em adquirir um furão, o deixe sozinho, por poucos minutos que seja.

Mau Cheiro E Pelos Em Excesso

O furão possui uma glândula chamada de peianal localizada próxima ao início de sua cauda e que normalmente é retirada logo nos primeiros meses pelo veterinário, mas que ainda assim, mesmo com a sua ausência, não dá ao animal um cheiro muito agradável como é o caso dos cães e dos gatos. Outra importante informação que você deve ter em relação aos furões é quanto a necessidade de limpeza constante de suas orelhas que produzem muita cera e que contribuem para o mau cheiro persistente do animal. Além destes cuidados é preciso também hifenizar regularmente a sua gaiola (aquela usada apenas para manter o animal em segurança durante a sua noite), sendo estas medidas paliativas para reduzir o odor.

Além de terem um cheiro um tanto quanto forte para a maioria das pessoas, os furões soltam muito pelo, e assim como os felinos domésticos têm o hábito de lamber os próprios pelos, o que os levam diretamente para o seu sistema gastrointestinal que pode ocasionar sérios problemas para a saúde e o bem-estar do pet. Recomendamos, desta maneira, que você escove o seu furão sempre que possível para que os pelos que se encontram soltos sejam retirados. Essa é uma dica válida também para tutores de gatos, principalmente aqueles muito peludos e que possuem uma pelagem que comumente cai com facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *