Home / Informações / Periquito Verde: Canto, Características e Curiosidades

Periquito Verde: Canto, Características e Curiosidades

Se você está pensando em adquirir um periquito para você e está neste momento pesquisando as espécies disponíveis para saber qual melhor se adapta às suas necessidades, saiba que estes animais são queridinhos em todo o mundo, sendo muito apreciados por criadores. Para se ter uma ideia, o periquito fica em terceiro lugar entre os pets mais procurados e criados em todo o planeta, ficando atrás somente dos cachorros e dos gatos respectivamente. Mas se você está em busca de uma espécie, saiba que estes animais apresentam características muito similares e que muitas vezes o que mais os distinguem em relação aos outros são a sua coloração e as características distoantes entre machos e fêmeas.

Hoje falaremos um pouco do periquito verde mas antes de adentrarmos mais em suas especificidades, detalharemos um pouco da família que integram, a família Psittacidae.

Periquito Verde
Periquito Verde

A Família Psittacidae E O Periquito Verde

Como adiantamos, o periquito verde integram a família Psittacidae, mas não é o único membro da mesma. Estão na mesma família que o periquito verde os papagaios de quem são muito próximos, além dos papagaios integram também as araras, desde a arara vermelha, azul, Canindé e outras, bem como o periquito de cabeça preta, periquito de cabeça suja, jandaia, tiriba, apuim e a maitaca para citar apenas alguns.

Esta família é composta por mais de trezentos e quarenta e quatro exemplares diferentes dos quais a maior concentração está no Brasil. Podemos encontrar mais de setenta espécies em nosso país distribuídas geograficamente em todos os estados brasileiros.

Mas hoje falaremos mais especificamente do periquito verde que é endêmico do nosso país. Em outras palavras é uma ave nativamente brasileira.

Os Periquitos E Suas Características

Os periquitos em si, tirando a variação de cores que ocorrem são animais muito similares. Tanto em relação ao porte quanto em relação aos hábitos. São considerados papagaios de pequeno porte e quando pensamos nisso o periquito verde é o que mais faz jus a esta comparação uma vez que é muito parecido até fisicamente com esta outra ave. Possuindo o corpo totalmente verde. Em algumas regiões apresenta uma mesclagem única com o azul e também com o amarelo. Suas asas pontiagudas são características da espécie e no caso do periquito verde a cauda comprida em um tom mesclado de verde e azul também é algo que o remetem bem.

Ainda falando dos periquitos no sentido macro, são animais muito sociáveis e como tal vivem em bando ou em casais imersos em bandos. Inclusive esta deve ser uma preocupação de quem for criá-lo em cativeiro, é preciso que a gaiola não seja muito grande porque se não a sensação de isolamento e solidão poderão consumir a ave. E caso esteja ao seu alcance a melhor maneira de criá-lo são em casais, isso na criação em cativeiro. E para esta criação a gaiola deve ser proporcionalmente maior.

Além disso, são animais diurnos, período em que passam a procurar o seu alimento (quando em liberdade na natureza) e a alimentar a sua cria. No período noturno precisam de pleno descanso para que isso não comprometa a sua qualidade de vida e o seu bem estar. Novamente se você está pensando em criá-lo em cativeiro será importante respeitar essa característica da ave, proporcionando para ele no período noturno um ambiente com redução da luz e com baixa entrada de som para que o animal consiga descansar.

Quanto a sua alimentação não exige grandes cuidados se alimentando de frutas e sementes. Para o periquito verde o coquinho e também o fruto das paineiras são seus alimentos favoritos mas não negam a oferta de frutas mais adocicadas como manga, jabuticaba, mamão e outros.

O Periquito Verde Características Físicas

São aves de pequeno porte com bico arredondando (característica da família) em um tom amarronzado, as pernas são curtas em um tom um pouco mais escuro que o seu bico.

Para identificar o sexo de um periquito verde e o melhor, perceber as diferenças entre o macho e a fêmea da espécie é necessário que os mesmos estejam lado a lado e no mesmo estágio de vida. Isso porque as diferenças são bem sutis. Os machos são mais robustos e possuem o hábito de pousar no topo das árvores para se alimentar. Os machos possuem a face mais quadrada quando comparamos com a fêmea. E este possui a capacidade de imitar sons mais livremente do que a fêmea que embora tenha a mesma capacidade apresenta dificuldades na reprodução de alguns sons.

Periquito Verde Características Físicas
Periquito Verde Características Físicas

O Canto E Outras Curiosidades

O canto do periquito verde não se diferencia muito mas são animais muito barulhentos e quando acordam pela manhã fazem um grande estardalhaço sendo facilmente identificado por conta disso. Possuem um curioso hábito de defesa e camuflagem que talvez por conta da coloração não seja algo presente em outras espécies de periquito.

Quando avistam o perigo tendem a ficar completamente imóveis, alguns podem acabar ficando até mesmo de ponta cabeça sem mexer um único músculo se quer. Enquanto estão imóveis mantém os olhos fixos no suposto perigo que avistam. Quando o perigo se dissipa e se sentem seguros novamente os mesmos saem a voar fazendo um grande barulho.

Dicas Para A Criação Em Cativeiro

O periquito verde tem uma considerável distribuição geográfica podendo ser avistado nos estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraná e Bahia. Em relação as características do seu habitat, vive em florestas e em regiões urbanas com vegetação aberta como é o caso de praças e parques.

Além dos cuidados que mencionamos ao longo deste post quanto a criação em cativeiro de periquitos alguns outros cuidados também são muito importantes. Dentre eles as questões de higienização da gaiola que deve ser feita diariamente, lavando tanto comedouros quanto bebedouros. Os poleiros devem estar dispostos de modo que facilitem a ave se locomover por toda a sua gaiola e que facilite o seu acesso a comida. Ainda na composição da gaiola é importante que haja uma vasilha maior com água que permita que a ave se banhe. Embora não precisem de banho, os periquitos tem este curioso hábito. Assim como a água presente no bebedouro, a mesma deve ser diariamente trocada para evitar a exposição do periquito a fungos e bactérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *