Home / Informações / Percevejos: De onde vem?

Percevejos: De onde vem?

Existem vários tipos de percevejos, todos pertencentes à ordem Hemiptera. No entanto, existem subordens e famílias distintas, que faz deste grupo de animais, um dos que tem a maior diversidade entre os insetos. O local onde habitam depende muito dos seus hábitos alimentares.

Alguns são parasitas e se alimentam inclusive de sangue humano e de animais, enquanto outros alimentam-se exclusivamente de seiva vegetal. Abaixo listamos os principais grupos de percevejos existentes no reino animal.

Percevejos
Percevejos

Tipos de percevejos

Percevejo de cama ou doméstico – o nome comum dos parasitas da família Cimicidae, comum em camas e habitações humanas;

Heteroptera – o nome comum de muitos macrófagos de insetos sugadores de corpo achatado;

Percevejo das plantas – nome comum de muitos afídios;

Percevejo fedorento – o padrão comum de muitas espécies de insectos sugadores de plantas que emitem um odor desagradável quando atacados;

Percevejos Picada
Percevejos Picada

Percevejo do sertão – o nome comum das espécies de insectos da subfamília Triatominae;

Percevejo d’água – nome comum de insectos hemípteros de hábito aquático;

Percevejo soja – inseto da família Pentatomidae que ataca como plantações de soja;

Percevejo do arroz – o nome comum da espécie Solubea poecila.

Percevejos: características e de onde vem

Percevejo de cama ou doméstico

As infestações por percevejos são principalmente o resultado de duas espécies de insetos do gênero Cimex: Cimex lectularius (o percevejo comum) e Cimex hemipterus. Esses insetos se alimentam exclusivamente de sangue e podem sobreviver um ano sem comer.  Os adultos Cimex são castanho-claros a castanho-avermelhados, planos, ovais e não tem asas traseiras. As asas dianteiras são vestigiais e reduzidas a estruturas semelhantes a almofadas. Os adultos crescem para 4–5 mm de comprimento e 1,5–3 mm de largura.

Este tipo de inseto é do tipo que pode existir em qualquer lugar no ambiente e em todos os cantos do mundo. Porém, como se alimenta de sangue, terá preferência em ficar em locais onde tenha acesso ao alimento. Percevejos abrigam-se em uma variedade de locais escuros, principalmente perto de onde as pessoas dormem.

Estes incluem debaixo de colchões, tábuas de assoalho, tapetes, atrás de quadros, contornando, em várias rachaduras e fendas de paredes, dentro de armações de cama e outra mobília, e atrás de papel de parede solto.

Heteroptera 

Os Heteroptera são um grupo de cerca de 40.000 espécies de insetos na ordem Hemiptera. Eles são às vezes chamados de “insetos verdadeiros”, embora esse nome mais comumente se refira aos Hemiptera como um todo. “Insetos típicos” podem ser usados como uma alternativa mais inequívoca, uma vez que os heterópteros são mais consistentemente e universalmente denominados “insetos” entre os Hemiptera. Estão divididos em 8 famílias distintas.

Como parasitas e também se alimentam de sangue humano, seus locais preferidos para se esconder seguem os mesmos padrões que o percevejo de cama.

Percevejos das plantas 

Variam em seu tamanho entre 1 a 10 mm de comprimento. Geralmente são de cor uniforme ou brilhante, existindo espécies nos tons de cinza, amarelo, verde e pretos. Tem um corpo mole, longo, com articulações finas. Existem formas com ou sem asas nos dois sexos. As asas, quando existem, formam dois pares enlaçados, transparentes, apresentando apenas uma nervura quitinosa longitudinal proeminente.

São consideradas pragas para a agricultura, florestas e jardinagem por se alimentarem da seiva das plantas. As joaninhas são os seus maiores predadores.

Percevejo fedorento 

Os Pentatomomorpha compreendem uma infraordem de insetos na ordem verdadeira dos insetos Hemiptera. Ele une animais como os percevejos (Pentatomidae), percevejos (Aradidae), percevejos (Lygaeidae e Rhyparochromidae), etc. Eles estão intimamente relacionados com os Cimicomorpha.  Outros nomes comuns são bicho-frade, fede-fede, fedorento, maria-fedida, percevejo-fedido,  percevejo-verde e piapé.

Alimenta-se da seiva de plantas, mas também podem se alimentar de fungos e sementes.

Percevejo do sertão 

Conhecidos como Triatominae, que é uma subfamília de insetos da família Reduviidae. Várias espécies desta subfamília atuam como vetores na transmissão da doença de Chagas. Outros nomes comuns: Barbeiro, chupão, chupança, fincão, furão, bicudo, percevejão, bicho de parede, bicho de parede preto, além de percevejo do sertão.

A maioria dos triatomíneos se agrega em refúgios durante o dia e busca sangue durante a noite, quando o hospedeiro está dormindo e o ar é mais frio. Odores e calor guiam esses insetos para seus hospedeiros. O dióxido de carbono proveniente da respiração, assim como amônia, aminas de cadeia curta e ácidos carboxílicos da pele, cabelos e glândulas exócrinas de animais vertebrados, estão entre os voláteis que atraem os triatomíneos. À noite, adultos de diversas espécies voam para casas atraídas pela luz.

Os adultos produzem um odor pungente (ácido isobutírico) quando perturbados, e também são capazes de produzir um som particular, esfregando o rostro sobre um sulco estridulatório sob sua cabeça. Todas as ninfas de triatomíneos e adultos são hematófagos (alimentam-se de sangue) e requerem a estabilidade de um ambiente protegido, onde eles se agregam. A maioria das espécies está associada a vertebrados silvestres, e são denominadas triatomíneos “silvestres”. Estes vivem em tocas de terra com roedores ou tatus, ou em habitações de árvores com morcegos, pássaros, preguiças ou gambás. Poucas espécies vivem em habitações humanas ou nos arredores e nos abrigos de animais domésticos.

Percevejo d’água 

O Percevejo d’água é a designação comum a diversas espécies de insetos hemípteros de hábitos aquáticos ou semi-aquáticos, especialmente aqueles da subordem dos criptocerados. Podem também remeter aos hemípteros aquáticos da família dos gerrídeos, que possuem pernas longas e vivem na superfície da água, onde deslizam com rapidez, alimentando-se de insetos. Entre outros nomes, são chamados ainda de alfaiate, aranha-de-água, patinador e percevejo-pernilongo.

Percevejo da soja 

Nezara viridula, comumente conhecido como o percevejo verde do sul (EUA), bug do escudo verde do sul (Reino Unido) ou bug verde vegetal (Austrália e Nova Zelândia), é um percevejo de alimentação de plantas. Acreditado ter originado na Etiópia, agora pode ser encontrado em todo o mundo. Devido à sua preferência por certas espécies de legumes, como feijão e soja, é uma praga economicamente importante em tais culturas.

No Brasil é comumente conhecido como Maria fedida ou percevejo da soja. Não transmite nenhuma doença ao humanos, porém causa prejuízos às plantações de leguminosas.

Percevejo do arroz

O Percevejo do arroz (Solubea poecila) é uma espécie de percevejo da família dos pentatomídeos, presente no Brasil, medindo cerca de 7 mm de comprimento por 4 mm de largura. Apresenta coloração marrom, com manchas amarelas no pronoto e escutelo. Possui este nome por ser uma praga de habita plantações de arroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *