Home / Informações / Peixe: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Criar Um

Peixe: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Criar Um

Peixes são animais realmente muito bonitos e delicados para quem gosta de pets de estimação que não demandam de muita dedicação e tempo para brincadeiras e outros cuidados exigidos na criação de um cachorro ou um gato. Mas nem venha a pensar que estes animais são assim fáceis de serem criados, na verdade exigem muitos cuidados como qualquer outro animal de estimação, apenas não necessitam de tanto tempo para seus cuidados diários. Falando nisso, se você está pensando em ter um, ou alguns peixinhos com pets, separamos aqui algumas dicas para você começar.

Peixe de Aquário
Peixe de Aquário 

Dicas Para Iniciantes

Quem nunca sonhou em ter um aquário com vários peixes de estimação? De fato estes animais não ganham da nossa preferência por gatos e cães, mas gradativamente tem conquistado cada vez mais pessoas ao redor de todo o mundo, se tornando um verdadeiro hobby para um percentual significativo de indivíduos em constante crescimento. Apesar de demandar menos cuidados que um cachorro ou gato estes animais exigem cuidados especiais e o uso de equipamentos para a sua boa qualidade de vida em aquário.

Vale lembrar que quando bem cuidado e com materiais decorativos que são adequados para a espécie de peixe criado por você, o próprio aquário pode ser um artigo decorativo muito interessante para a sua sala ou mesmo quarto. Mas pensando na qualidade de vida e bem-estar do seu animalzinho de estimação vamos a algumas dicas para você que está pensando em adotar ou adquirir um peixe.

Diversidade De Espécies Para Criação Em Aquário

De modo geral, os peixes são animais muito sensíveis e que demandam de cuidados especiais para o seu desenvolvimento e bem-estar. Em outras palavras são animais frágeis que em caso de desatenção ou desconhecimento de seu tutor podem acabar sendo mortos pelo criador sem que o mesmo tenha a menor intenção.

Por isso é fundamental que antes que você opte pela espécie que deseja criar, você faça uma pesquisa breve mas bem detalhada sobre os cuidados necessários com o animal em questão. Em caso de dúvida remanescente desta pesquisa é indicado conversar com o vendedor sobre os cuidados e exigências específicas da espécie e correlatos. Apesar de uma infinidade de espécies viverem bem em aquário é fundamental que suas necessidades individuais sejam respeitadas. De modo geral você pode criar em aquário praticamente qualquer espécie de peixe que tenha a sua venda regulamentada e neste sentido indicamos expressamente que você procure por uma loja autorizada e especializada na comercialização de peixes e outros animais marinhos.

Se você não tem ideia de pôr onde começar esta escolha é preciso que leve em consideração o tamanho do seu aquário, afinal, alguns peixes demandam de mais espaço que outros. O seu conhecimento sobre a espécie e a sua dedicação para o cuidado com o animal também são fundamentais na hora de escolher a espécie que fará parte da família. Se mesmo assim você ainda tiver dúvidas sobre quais escolher, a betta, a neon e a kinguio são as mais apreciadas para criação doméstica como pets.

E realmente são espécies muito bonitas para qualquer aquário.

Peixe de Aquário
Peixe de Aquário

Por Falarmos Em Aquário…

Qual o papel do aquário? O papel do aquário é imitar o habitat natural do peixe, o local onde ele estaria e neste sentido tudo conta e pode fazer a diferença para seu bem-estar. Detalhes são importantes para ambientar melhor o seu animal e justamente por isso, novamente reforçarmos a questão do conhecimento sobre a espécie escolhida e suas predileções.

Você deve estar se perguntando agora qual o tamanho indicado para um aquário, antes de mais nada é necessário que você saiba o espaço disponível para ele no local onde irá dispo-lo em sua residência. E a partir do tamanho disponível determinar o tamanho do seu aquário, as espécies mais indicadas e a quantidade de exemplares a serem criados no local com base em seu tamanho. Vale ressaltar aqui que o aquário não comporta apenas o peixe em si, mas artigos decorativos e também equipamentos de oxigenação quando necessários.

De maneira generalista, e isso não é uma regra que vale para todos os casos, o mínimo indicado é um aquário de pelo menos sessenta centímetros de comprimento, trinta e cinco de profundidade e trinta e cinco de largura. Como via de regra para te auxiliar a escolher o aquário e também a quantidade a ser criada é recomendado que cada peixe adulto tenha pelo menos um litro de água para ele, de modo que o mesmo não se senta em delimitação de espaço.

Não podemos nos esquecer também que a disposição do aquário no ambiente onde o mesmo ficará é importante, sendo imprescindível que o mesmo não esteja exposto diretamente a luz solar.

Cuidados Diários, Semanais E Mensais Com O Seu Peixe

Apesar de termos denotado que os peixes demandam de menos cuidados, eles exigem cuidados específicos para a manutenção de sua boa saúde. Dentre estes cuidados está a troca de pelo menos trinta a quarenta porcento da água do aquário de maneira regular. Essa troca deve ser feita por meio de um sifão que garante a retirada da matéria orgânica produzida de locais de difícil acesso. Vale destacar que a nossa água não deve ser utilizada para os aquários de criação de peixes domésticos. Isso acontece porque o cloro presente é prejudicial para o animal e para que a água que temos seja adequada é necessário a aplicação de um produto denominado condicionador que a torna adequada para o peixinho.

Outro cuidado que o criador deve ter é quanto ao refil do filtro que deve ser mensalmente trocado, enquanto o filtro deve ser regularmente verificado a eficácia de seu funcionamento.

Outros dois tópicos que devem fazer parte dos cuidados com o seu animal é quanto a temperatura da água e também o seu PH. Normalmente (mas isso pode variar de espécie para espécie) a temperatura da água deve ficar entre vinte e quatro e vinte e seis graus. O PH por sua vez deve estar entre seis e meio a sete e meio.

Mas não se preocupe demasiadamente com isso, há equipamentos comercializados em lojas especializadas que auxiliam tutores iniciantes neste processo de checagem e verificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *