Home / Informações / Peixe Lebiste: Curiosidades, Nome Científico e Respiração

Peixe Lebiste: Curiosidades, Nome Científico e Respiração

Peixes no lago, peixes no mar, na lagoa ou no aquário. Em qualquer lugar eles encantam. Alguns servem de alimento para os humanos, outros são os chamados peixes ornamentais, que são mais utilizados em aquário, como enfeite e hobby por parte de seus admiradores. O peixe lebiste, também conhecido como barrigudinho, guppy ou Peixe Arco-íris é um desses casos. E não é para menos. Este pequeno peixe é encantador, multicolorido e possui características que fazem dele um dos mais bonitos peixes ornamentais. Você já deve ter visto algum por aí. A seguir, vai conferir um pouco das curiosidades que fazem do lebiste um peixe tão procurado e peculiar.

O guppy é um peixe originário das Américas do Sul e Central. A diferença entre os machos e as fêmeas está na cauda e no tamanho. Os machos medem até 5cm, enquanto as fêmeas 7cm. No entanto, a nadadeira caudal do macho é bem maior e tem uma coloração mais escura e intensa. As fêmeas, além da cauda menor, possuem uma mancha perto do ventre, que também serve para diferenciá-los. Hoje este peixe é encontrado pelo mundo todo, inclusive no Brasil, já que muitas pessoas criam-nos para fazer disso uma fonte de renda.

Lindo no aquário, importante fora dele

Ainda que sejam mais conhecidos enfeitando aquários, o Poecillia reticulata, nome científico do lebiste, tem importante papel quando frequenta seu habitat de origem, rios e lagos. Eles são importantes no controle natural de pragas e infestação de insetos. Com isso, dispensam venenos e outras intervenções danosas ao ambiente. Dengue, Malária e Febre Amarela podem ter seus danos reduzidos graças ao guppy e sua alimentação à base de larvas de insetos, um de seus alimentos prediletos. Em aquários, sua alimentação deve ser feita com rações específicas, encontradas em lojas especializadas no mundo pet.

Outra curiosidade diz respeito à reprodução dos lebistes. Eles são chamados de ovovíparos, isto é, quando a fecundação e a gestação da fêmea se dá de forma interna, onde os ovos ficam estocados dentro de si por cerca de 25 dias, até que ela gere seus filhotes, que podem chegar a 100 a cada quatro semanas. No entanto, geralmente esse número fica em torno de 40. Uma das habilidades peculiares das fêmeas é que elas conseguem estocar o esperma do macho por até oito meses, garantindo até três gestações sem nova fecundação. Isso deve ser levado em conta na hora de adquirir o seu peixinho, visto que identificar a gravidez pode evitar problemas com outros peixes.

Peixe Lebiste
Peixe Lebiste

Ao identificar a gravidez de um lebiste, o mais recomendado é tirá-la do ambiente com outros peixes e colocá-la em um aquário separado. Ao dar à luz, a fêmea pode ser recolocada ao convívio dos demais, deixando somente os filhotes no aquário independente. Esses peixes não tem qualquer apego sentimental, então os filhotes podem acabar servindo de alimento. A separação deles é uma medida para o canibalismo.

Ainda sobre os cuidados do peixe no aquário, o guppy é considerado pacífico, por isso não é recomendado colocá-lo em um ambiente com outros peixes maiores, pois eles podem danificar as nadadeiras do barrigudinho, que é sua principal característica embelezadora. Resistente e de fácil adaptação, o lebiste precisa viver em temperatura entre 20ºC e 28ºC, pois o organismo deles não possui a capacidade de se adaptar à temperatura do ambiente, como os humanos, por exemplo.

A respiração dos barrigudinho é branquial, como a maioria dos peixes. Ou seja, ele possui as chamadas guelras, que consiste em pequenas estruturas ósseas, que servem para a troca dos gases em maior intensidade, já que o sangue circula em sentido inverso à água. Essa cavidade fica dos dois lados da boca do animal. O oxigênio é usado na respiração celular do peixe, para que ele obtenha energia.

O peixe multicolorido

O lebiste possui diversos formatos de cauda, como cauda véu, cauda delta, cauda dupla-espada, forma de lança, cauda alfinete, dentre outras. Isso só demonstra a quantidade de opções que os admiradores de peixe têm na hora de escolher o seu. A variação de cores também é muito grande, principalmente entre os machos. Entre as fêmeas as cores são menos vibrantes. Abaixo você confere uma lista de cores do peixe lebiste:

  • Moscow Black – Cor azul intensamente escuro.
Peixe Lebiste Moscow Black
Peixe Lebiste Moscow Black
  • Gold Red – corpo dourado e as nadadeiras do dorso e da cauda vermelhas.
Peixe Lebiste Gold Red
Peixe Lebiste Gold Red
  • Yellow – corpo cinza claro (cor original) e nadadeiras amarelas.
Peixe Lebiste Yellow
Peixe Lebiste Yellow
  • Moscow – totalmente azul, verde ou púrpura.
Peixe Lebiste Moscow
Peixe Lebiste Moscow
  • Mikariff – corpo todo amarelo e cauda pequena
Peixe Lebiste Mikarif
Peixe Lebiste Mikarif
  • Full Red – totalmente vermelho
Peixe Lebiste Full Red
Peixe Lebiste Full Red

E ainda existe uma variação albina do lebiste, não menos importante, mas sem um nome exato pré-definido.

A cor mais vívida desse peixe é transformada em palidez ao ser transportado ou viver em ambiente muito estressante, com muitos ruídos. Ao ser transferido para um local adequado, ele retoma sua coloração típica e encantadora.

Ainda que seja um peixe resistente, o lebiste também está suscetível à contração de doenças. Para isso, fique atento à limpeza dos aquários, pois a maioria das doenças está ligada a esse fato. Uma dica é colocar uma colher de sopa de sal grosso a cada quinze dias. Outros produtos são encontrados em lojas do gênero e podem surtir efeito em deixar a água mais límpida e dentro dos padrões necessários.

Criar peixe pode parecer simples, pois não é como um animal de estimação. Mas também querer muita atenção aos pequenos detalhes, pois a vida deles é frágil e podem morrer por estresse, conflitos com outros peixes ou, simplesmente, erro humano na criação. Para ficar longe disso, caso esteja iniciando na criação de lebiste, busque sempre a recomendação e dicas de profissionais da área, estes possuem experiência suficiente para lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *