Home / Informações / Ostra Receita: Como Fazer e Como Limpar

Ostra Receita: Como Fazer e Como Limpar

Os brasileiros estão consumindo quantidades maiores e variedades cada vez mais exóticas de frutos do mar em restaurantes. No entanto, a maioria evita fazer ostras em suas próprias cozinhas. Se você está entre aqueles que hesitam em preparar ostras em casa, não fique. Você realmente pode fazer essas criaturas aquáticas suculentas e deliciosas quase tão facilmente quanto você prepara os seus hambúrgueres.

Ostras cruas na meia concha são um deleite culinário. Especialmente quando servido com um delicioso molho de mingonette ou Tabasco. E mesmo que possa ser um pouco intimidador, abrir as ostras é uma tarefa simples. É preciso apenas um pouco de prática. Neste artigo buscamos fazer um guia geral de como você pode preparar uma deliciosa ostra em casa, confira!

Ostra
Ostra

Comprando, Cuidando e Limpando

Compre as ostras mais frescas possíveis em águas frias (procure ostras do noroeste do Pacífico, ambas as costas do Canadá e lugares no extremo sul do hemisfério, como Nova Zelândia e Chile). Não coma nem compre ostras inteiras que estejam abertas, pois isso significa que elas morreram e não são seguras para consumo. Às vezes, uma ostra viva se abre um pouco. Dê um toque e se ele se fechar, ainda está vivo. Se não, jogue fora. Guarde ostras frescas na geladeira com o copo virado para baixo e o lado plano voltado para cima. Cubra com uma toalha de cozinha molhada. Não os guarde no gelo, pois sentar em água doce derretendo pode matar uma ostra. Não armazene ostras em um recipiente hermético, porque a falta de oxigênio pode matá-los. Lembre-se, eles são criaturas vivas até serem descartados!

Para limpar, coloque ostras em uma peneira na pia e enxague com água corrente fria. Se puder, cubra-os com gelo picado e agite-os sob a água corrente. Isso os manterá mais frios e o gelo ajudará a limpar qualquer sujeira. Se necessário, limpe toda a lama e detritos com uma escova. Coloque-os em uma cama de gelo picado e não os deixe sentados por mais de meia hora. Se for absolutamente necessário, você pode pré-descascar ostras em uma tigela com o líquido e reservar na geladeira. Lave e seque completamente o invólucro inferior, certificando-se de que o interior esteja limpo. Guarde essas conchas e encha com uma ostra descascada e um pouco de licor reservado. Nota; enquanto você pode  pré-cozinhar, eu recomendo que você não faça isso; as ostras são 100% melhores se comidas na hora depois de prontas.

Não é necessário ter uma festa

 Embora as ostras sejam frequentemente reservadas para refeições em restaurantes em ocasiões especiais, não há razão para que você não as possa  comer e comer em  casa para qualquer coisa, desde um jantar elegante a um buffet casual.

Uma festa de degustação de ostras que prova diferentes variedades, semelhante a uma degustação de vinhos, é um evento divertido. Planeje pelo menos três ostras por pessoa para um aperitivo, menos para um buffet com muitas opções de canapés ou mais se a multidão estiver cheia de amantes de ostras.

Como abrir uma ostra?

Primeiro, pegue o equipamento certo; uma faca de ostra e luva protetora. Nunca use uma faca comum; não apenas existe um risco muito maior de ferir você, mas uma faca de ostra é mais forte do que uma faca de cozinha que pode quebrar facilmente. A luva é importante porque é possível que a faca escorregue ou até passe pela casca.

Se você é destro, use uma luva protetora na mão esquerda. Segure a ostra, copo, em sua mão esquerda com a “dobradiça” traseira voltada para você. Como alternativa, você pode segurar a ostra em cima de uma toalha de cozinha colocada em uma superfície resistente. Use a mão esquerda para segurar a ostra e, com a mão direita, insira a ponta da faca na dobradiça e empurre para baixo, torcendo a faca ligeiramente para a direita. Isso deve liberar a concha superior da concha inferior.

Deslize a faca dentro da ostra e mova-a pela parte plana interna da concha superior. Isso cortará o músculo abdutor da ostra da concha superior. Retire a casca superior.

Ostra
Ostra

Armazenando ostras

Se você não for cozinhar as ostras imediatamente após a compra, limpe a concha com uma escova de cozinha em água corrente fria. Coloque em uma tigela e cubra com uma toalha úmida. Refrigerar. A chave para manter as ostras frescas é colocá-las na área mais fria da geladeira. As ostras mantêm por 2 a 3 dias, no entanto, são melhores quando cozidas o mais rápido possível.

As ostras recém-descascadas devem ser submersas em sua própria bebida e armazenadas na geladeira por até 2 dias. Congele ostras recém-descascadas em um recipiente hermético com o licor de ostras. Descongele as ostras congeladas na geladeira durante a noite.

Abra a concha

Mantenha o nível da ostra e retire a casca com os dedos. Antes de separar completamente as conchas, use a faca de ostra para destacar qualquer músculo que ainda se agarre ao interior da concha superior. Retire a casca superior.

Conclusão

Se você não for cozinhar as ostras imediatamente, limpe as conchas com uma escova de cozinha, coloque em uma tigela, cubra a tigela com uma toalha úmida e leve à geladeira.  Ostras permanecerão boas por 2 a 3 dias; no entanto, eles são melhores quando cozidos o mais rápido possível. Ostras com casca que não foram cozidas podem ser armazenadas em suas bebidas, cobertas e refrigeradas por até 2 dias. Se você estiver cozinhando ostras com casca, não abra e remova a ostra da casca. Lave as ostras com uma escova de cozinha rígida em água corrente fria e remova quaisquer incrustações duras da concha com uma faca de cozinha rígida.

Nunca coma uma ostra cuja casca não esteja aberta após o cozimento. Não use uma faca comum para abrir ostras . Existe um risco muito grande de escorregar e se machucar gravemente. Uma faca de ostra é uma faca cega especial feita para esse fim. Eles também são baratos. Se você for comprar ostras com casca, gaste alguns dólares extras pela faca adequada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *