Alguém aí já ouviu falar do Orangotango de bornéu (Pongo pygmaeus)? Esse animal é nativo da ilha de Bornéu, como o seu nome indica, esta fica na região da Indonésia e Malásia. Abaixo foram destacadas as suas principais características. Confira!
Características gerais
Nome comum: orangotango
Nome científico: pongo pygmaeus
Nome em inglês: orangutan
Filo: chordata
Classe: mammalia
Ordem: primates
Subordem: anthropoidea
Família: pongidae
Gênero: pongo
Espécies: pongo pygmaeus

Descrição física
O orangotango de bornéu é o terceiro primara vivo com peso elevado, se comparado às espécies de gorila e são atualmente os maiores animais arborícolas do mundo. O seu peso corporal é mais alto que a dos humanos, porém a sua altura média é menor. O orangotango macho pesa em média 75 kg, variando entre os 50 a 100 kg, a sua altura fica entre os 1,2 a 1,4. Já as fêmeas pesam em média 38,5 kg, variando entre os 30 a 50 kg, e medem de 1 a 1,2 metros de altura.
Em cativeiro, os orangotangos podem ter um crescimento súbito chegando aos 165 kg. Em 1959, o mundo conheceu o mais pesado orangotango denominado de Andy. O seu peso chegou aos 204 kg aos 13 anos de idade.
Pelos
A cor do orangotango varia um pouco, desde os tons de laranja ao castanho escuro, passando pelo avermelhado, cobre todo o corpo as palmas das mãos e as solas dos pés, exceto a face. Esta é nua e negra, mas rosada no focinho.
Habitat e Distribuição
O orangotango de bornéu vive nas florestas tropicais das planícies da ilha de Bornéu, e também nas áreas montanhosas com aproximadamente 1.900 metros de altitude. Esta espécie move-se a longas distâncias em busca de alimento. É encontrada em dois estados da Malásia, Sabah e Sarawak, mas também em quatro províncias da Indonésia: Kalimantan Ocidental, Kalimantan Oriental, Kalimantan Central e Kalimantan Meridional. Ele compartilha as florestas de Sumatra com os últimos rebanhos de búfalos, elefantes selvagens, alguns tigres e os pítons gigantes.

Conservação
O habitat do orangotango encontra-se passível a destruição, a distribuição das subespécies é altamente irregular em toda a ilha. A espécie já é escassa no sudeste da ilha, bem como nas florestas entre o Rio Rejang no centro de Sarawak e as do Rio Padas a oeste de Sabah. Em agosto de 2015, ocorreu um incêndio na ilha contribuindo para a extinção da espécie. Restam aproximadamente 6.600 orangotangos na ilha, antigamente habitavam toda a Sumatra, contudo, hoje vivem apenas em bolsões de floresta no extremo norte da ilha. Porém, um estudo genético revelou que a população dos orangotangos não está tão isolada assim, e o intercruzamento entre as populações dos bolsões, separadas por rios e montanhas, acontece. Os biólogos preveem que uma ação relevante para garantir a sobrevivência da espécie no futuro, é que todos os orangotangos de Sumatra ajam como uma população grande.

Estimativa de vida
O orangotango de bornéu vive na natureza dos 35 a 45 anos, já em cativeiro sua expectativa de vive é até os 40 anos.
Taxonomia (Classificação dos seres vivos)
O orangotango de bornéu divergiu do orangotongo de Sumatra há cerca de 40.000 mil anos atrás. Essas duas espécies foram consideradas subespécies até 1996, a partir de um sequenciamento do DNA mitocondrial isso mudou. A elevação do orangotongo de bornéu e o sumatra fez sugirem 3 subespécis:
Pongo pygmaeus pygmaeus: Populações encontradas em Kalimantan Central, Kalimantan Ocidental e Sarawak na Indonésia e Malásia.

Pongo pygmaeus morio: Populações encontradas em Kalimantan Oriental e Sabah na Indonésia e Malásia.

Pongo pygmaeus wurmbii: Populações encontradas em Kalimantan Central e Kalimantan Ocidental somente na Indonésia.

A última subespécie Pongo pygmaeus wurmbii, ao que tudo indica esta mais próxima do orangotango de Sumatra.
Reprodução
Ao contrário dos demais primatas, o orangotango macho é muito solitário e só se junta com os seus pares na época do acasalamento. A reprodução acontece na modalidade vivípara, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da fêmea.

Maturidade sexual
Aos 7 anos já atinge a maturidade sexual.
Dimorfismo sexual
As diferenças entre o macho e a fêmea são bem acentuadas.
Período de gestação
A gestação dura entre 230 a 260 dias. As fêmeas andam em grupos de duas ou três, com os filhotes presos aos longos e ásperos pelos das costas. Com dois meses de idade, o filhote começa a brincar fora do grupo de mães. Na época das chuvas ele aprende a pular de galho em galho.
Filhotes
A ninhada é escassa nasce apenas 1 filhote e raramente gêmeos.
Alimentação
Sua dieta é, sobretudo de frutas (são frutívoros), especialmente os figos. Também come folhas, nozes, flores, mel, insetos, ovos e pequenos vertebrados e ocasionalmente terra. Bebe água a partir da vegetação e acumulação em buracos das árvores.
Proliferação de sementes
Por ser um animal frutívoro, o orangotango de bornéu cumpre um importante papel na dispersão das sementes, sendo os únicos dispersores de algumas espécies de plantas, como é o caso da Strychns ignatii, que contém a estriquinina, um alcaloide tóxico, que aparentemente não exerce nenhum efeito aos orangotangos.

Tipo de locomoção
Os orangotangos são arborícolas, ou seja, sua vida se dá principalmente nas árvores. Como toda artrópode — gorilas, chimpanzés e gibões, são perfeitamente adaptados ao mundo arborícola. Quando estão no solo, o que acontece raramente, eles caminham apoiados nas mãos, mas também caminham na posição ereta — similar a do homem.
Nas árvores, apresentam um tipo de locomoção suspensívora, porém como é muito pesado, não solta uma das mãos enquanto a outra não estiver segura. Os Duiaques, caçadores de cabeça das selvas de Bornéu, consideravam que esse macaco era um homem peludo que vivia nas árvores.
Fotos do Orangotango de Bornéu
E aí, gostou desse artigo sobre orangotango de bornéu? Os seus hábitos solitários são interessantes, não é mesmo? Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Se quiser receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Quero pedir uma última coisa, tá bom? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?
Aproveite! Até breve!