Home / Informações / Onde Fica o Veneno do Peixe-bagre?

Onde Fica o Veneno do Peixe-bagre?

Os bagres têm bigodes saindo da área ao redor da boca. O peixe-bagre é freqüentemente encontrado em rios lamacentos, lagos e praias em águas tropicais, subtropicais e temperadas. Estes peixes não são agressivos. As pessoas picadas pelo peixe-bagre geralmente pescam ou tomam banho quando fazem contato com um peixe-gato, geralmente pisando nele. O peixe-bagre de água salgada e de água doce é perigoso. Cada um tem 3 espinhos e um aparelho de picada.

Todo peixe-bagre pode picar você?

Picadas de peixe-bagre são frequentemente comparadas com as de arraias. Mesmo um breve contato com um desses peixes pode causar ferimentos dolorosos. Embora algumas espécies de peixe-gato sejam mais venenosas que outras, elas são todas perigosas – especialmente se você entrar em contato com a parte errada do peixe. O peixe-bagre de água salgada é mais conhecido pelas picadas do que o peixe bagre de água doce; quanto menor o peixe, maior a probabilidade de você ser picado.

Peixe-bagre
Peixe-bagre 

Não tema os bigodes

O mito mais comum associado às picadas de peixe-bagre é que elas vêm dos bigodes. De fato, os bigodes são inofensivos; você precisa se preocupar com as barbatanas. O peixe-bagre tem três barbatanas – uma barbatana dorsal por cima e duas barbatanas peitorais de cada lado do corpo. Na frente de cada barbatana há um ferrão muito afiado, cheio de toxinas venenosas. Uma picada ocorre quando essa farpa penetra sua pele. Picadas de peixe-bagre geralmente ocorrem quando o peixe está se mexendo – quando o pescador está removendo o anzol ou quando o peixe está deitado no convés do barco ou no chão. As mãos são o local mais comum para a picada de um peixe-bagre, mas os pescadores que pisaram em um peixe para impedir que ele caísse também foram picados no pé. Algumas farpas afiadas podem até penetrar na sola de um sapato.

Onde fica o veneno do peixe bagre?

O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele. A toxina da pele do peixe-bagre e o veneno de suas espinhas dorsal e peitoral podem causar uma picada ameaçadora. Embora essas picadas sejam frequentemente inócuas, pode ocorrer necrose tecidual grave. A mão é o local mais comum de picadas de peixe-bagre. São apresentados dois casos de picadas de peixe-gato na mão. Em um desses casos, a gangrena dos dedos longos e pequenos desenvolveu-se exigindo amputação. Os sintomas são causados ​​por componentes hemolíticos, dermonecróticos, promotores de edema, vasospásticos e letais do veneno e toxinas da pele. Anestesia local ou regional é administrada para aliviar a dor e o vasoespasmo. Antibióticos intravenosos empíricos são administrados para cobrir organismos aquáticos comuns. As feridas com piora progressiva do eritema, inchaço, dor ou cianose devem ser irrigadas para eliminar a toxina residual e desbridadas de quaisquer fragmentos retidos na coluna ou tecido necrótico.

Cuidado ao pegar o peixe-bagre

Se você pegar um peixe bagre, manuseie-o com muito cuidado. Não se apresse e preste muita atenção ao local onde está segurando o peixe para evitar entrar em contato com as barbatanas. Sempre certifique-se de ter uma ferramenta de garra de peixe, alicate ou algo com o qual possa agarrar o peixe com segurança. Se parecer que vai ficar bagunçado, corte o gancho. Quando você tiver que escolher entre perder um anzol e ser atingido por uma barbatana de peixe-bagre, solte o anzol e economize muita dor.

Como tratar uma picada de peixe-bagre de água salgada

Os pescadores costumam compartilhar histórias sobre encontros desagradáveis ​​com peixes. Quem já teve uma picada de peixe bagre e uma experiência semelhante com outro peixe lhe dirá que a picada de peixe-gato é muito mais dolorosa. A severidade da picada depende de onde a farpa o atingiu, quão profunda é a lesão e se algum material estranho é deixado na ferida. Pessoas com certas condições de saúde também podem ter reações mais graves a uma picada.

Se você é picado por um peixe-bagre, precisa fazer várias coisas:

  1. Saia da água. Uma picada pode causar náusea e deixá-lo tonto. Para sua própria segurança, siga para a costa imediatamente.
  2. Não use gelo. O frio só torna as toxinas mais poderosas e a dor pior.
  3. Mergulhe a lesão em água quente. Para reduzir a dor, segure a área lesionada sob a água o mais quente possível. Os pesquisadores recomendam não mais que 122 graus Fahrenheit para evitar queimaduras. Dentro de meia hora, você deve notar uma redução significativa na dor.
  4. Monitore a lesão de perto.  Se você notar algum inchaço, vermelhidão ou sensibilidade, procure assistência médica. Se uma picada de peixe-bagre for infectada, ela poderá ser tratada com antibióticos. Um médico também pode verificar se nenhum material estranho está preso dentro da ferida.

Como pode ser evitada a picada de peixe-bagre?

Os seguintes fatores podem ser considerados para reduzir a incidência de picadas de peixe-bagre:

  • Recomenda-se aos pescadores e mulheres do pescador que aprendam as técnicas corretas para lidar com o peixe-gato, especialmente as variedades menores;
  • Não ignore avisos de salva-vidas ou agentes de saúde na praia;
  • Use roupas de proteção se planejar nadar ou mergulhar em áreas infestadas (pele úmida adequada ou traje de mergulhador);
  • Geralmente, esteja ciente ou atento às águas em que está (na medida do possível);
  • Use calçados de proteção ao caminhar na areia da praia;
  • Ao remover ferrões do corpo, use uma capa protetora adequada (como luvas de mão); evite remover a picada com as mãos.
  • Garantir precauções de segurança ao limpar aquários de animais marinhos; use luvas;
  • Exploradores da vida marinha e aventureiros do mar devem levar o kit de primeiros socorros marítimos.

Existe uma grande variedade de espécies conhecidas de peixe-bagre venenosos, no entanto, não significa que você tenha algo a temer, mesmo que seja um macarrão invertebrado – especialmente na América do Norte. O peixe-bagre tem veneno relativamente leve, que em humanos causaria a mesma quantidade de dor que uma picada de abelha. Algumas espécies, incluindo o popular peixe-gato chato, não são venenosas. Creio que depois desse incrível conteúdo você já sabe exatamente o que fazer em casos de imprevistos com o peixe-bagre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *