Home / Informações / O Que os Ácaros Causam? Onde Eles Ficam?

O Que os Ácaros Causam? Onde Eles Ficam?

O que são os ácaros e eles incomodam os seres humanos?

Os ácaros são artrópodes, não insetos, e são primos próximos com aranhas e carrapatos. A maioria dos tipos de ácaros se alimenta de outros insetos ou de plantas e animais mortos. (Os ácaros, por exemplo, se alimentam principalmente de células mortas da pele.)

Mas existem alguns tipos que mordem ou afetam as pessoas: 

  • Chiggers
  • Sarna
  • Ácaros de rato
  • Ácaros
  • Ácaros do Norte

Apesar do que você pode ouvir ou ler on-line, as infestações por ácaros domésticos são bastante raras e tendem a ser muito menos problemáticas do que as pessoas pensam, diz Mike Merchant, PhD , professor de entomologia da Universidade Texas A&M em Dallas. “Muitas das coisas de ácaros na internet fazem parecer que [uma infestação de ácaros é] o fim do mundo, mas não é”, diz ele.

Ácaros
Ácaros

Os ácaros podem ser prejudiciais à sua saúde?

As picadas de ácaros podem causar caroços e erupções na pele e, ocasionalmente, reações mais graves, diz o Dr. Merchant.

Entre os ácaros ao ar livre, o único tipo que freqüentemente morde as pessoas é o chigger. A palavra “chigger” se aplica a uma espécie específica de ácaro que morde durante seu estágio larval de desenvolvimento, e sua mordida produz um vergão vermelho com muita coceira, explica Merchant. “Não existem muitos outros problemas com ácaros ao ar livre”, acrescenta ele.

Quando se trata de ácaros internos que mordem ou causam problemas de saúde, o Merchant diz que a maioria vem de ninhos de animais. “Alguns ácaros infestam os ninhos de pássaros, ratos e camundongos e, quando se tornam abundantes, deixam o local e às vezes entram na casa e mordem as pessoas”, explica ele. Na maioria dos casos, as picadas desses ácaros causam uma erupção cutânea com comichão, que pode apresentar pequenos nódulos ou espinhas.

“A pele pode ficar com coceira ou vermelhidão por alguns dias, mas isso diminui”, diz Merchant sobre picadas de ácaros. Gelo e cremes anti-coceira como hidrocortisona podem ajudar a controlar o inchaço e a coceira. Mas esses sintomas devem resolver dentro de uma semana, diz ele. (Quase todas as espécies de ácaros mordedores não podem viver em seres humanos e, portanto, não “infestam pessoas”, acrescenta.)

Sarna. Esses ácaros infestam a pele de uma pessoa, a fim de botar ovos e se alimentar, e geralmente são transmitidos apenas por contato direto de pessoa a pessoa. Como outros ácaros, a sarna tende a causar uma erupção cutânea com comichão e espinhas. Mas, diferentemente de outros ácaros, essas erupções cutâneas continuarão a aparecer, a menos que a pessoa receba tratamento médico, geralmente um creme para a pele ou loção com receita médica, projetada para matar a sarna.

Os ácaros da poeira podem causar alergias em algumas pessoas, mas tendem a ser da variedade de alergias moderada e sazonal – coisas como nariz escorrendo, espirros e coceira nos olhos.  Medicamentos de alergia vendidos sem receita e com receita médica podem ajudar a conter as alergias aos ácaros.

Como se livrar dos ácaros em sua casa

Você não precisa de um tratamento maluco para toda a casa. Você só precisa remover os animais e ninhos de animais que estão trazendo ácaros para sua casa, diz o comerciante. “Todo mundo sempre quer um spray para resolver esses tipos de problemas com os ácaros, mas a solução real é livrar-se de todos os animais que nidificam em sua casa e fazer a prova de animais em sua casa”, diz ele. Basicamente, chame um profissional de pragas domésticas.

A exceção aqui, novamente, é o ácaro da sarna; Além de receber tratamento médico, você pode tomar medidas para eliminar os ácaros de sua casa. Os ácaros da sarna não sobrevivem por muito tempo quando não estão na pele humana. Aspire a sua casa no dia em que iniciar o tratamento e descontamine sua roupa de cama, roupas e toalhas lavando esses itens em água quente e secando em fogo alto. Você também pode lavar a seco ou selar esses artigos em um saco plástico por pelo menos 72 horas.

Por outro lado, quando se trata de ácaros, é quase impossível se livrar de todos. Porém, a limpeza e a limpeza frequentes da casa, a instalação de filtros de ar e compra de roupas de cama que podem ser lavadas em água quente e que resistem ao acúmulo de poeira podem limitar as reações alérgicas.

Embora não estejam relacionados – na verdade, são espécies totalmente diferentes -, os ácaros e as pulgas costumam ser agrupados na mente das pessoas porque são pequenos insetos (às vezes microscópicos) que vivem em grupos e que podem infestar nossas casas e animais de estimação.

No caso de ácaros e pulgas, muitos tipos não mordem ou causam danos aos seres humanos. Mas existem algumas variedades com mordidas que podem produzir erupções cutâneas com comichão ou outras reações na pele, alergias ou complicações de saúde mais graves.

Os ácaros podem morder?

Quando as pessoas pensam em ácaros ou suspeitam que foram mordidas, sua mente automaticamente passa a ácaros. Mas os ácaros não picam os seres humanos. Eles também não vivem com seres humanos, embora às vezes possam vestir suas roupas.

Os ácaros da poeira podem, no entanto, causar reações alérgicas.

O pó da sua casa é parcialmente constituído por fezes de ácaros e corpos em decomposição. Muitas pessoas que acreditam que são alérgicas ao pó realmente têm alergia a esse pó rico em proteínas, que geralmente desencadeia sintomas de asma e febre do feno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *