Home / Informações / O que é Habitat e Nicho Ecológico?

O que é Habitat e Nicho Ecológico?

O que é Habitat?

Um lugar ou área onde vive uma determinada espécie vive é o seu habitat. É considerado como o lugar real de um ecossistema. Fatores como a luz solar, a precipitação média, as temperaturas anuais, o tipo de solo presente e outros fatores abióticos podem afetar a presença de organismos e características nesse ambiente. Esses fatores ajudam a determinar a presença do tipo específico de espécies adequadas para esse ambiente.

Habitat
Habitat

Podemos dizer que o habitat é uma área que fornece nutrientes ou energia para todos os tipos de organismos, independentemente dos tipos de espécies. Habitat define como um campo onde todos os organismos vivos vivem no ambiente natural e refletem seu modo de vida.

Lagoa, rio, oceano é o melhor exemplo de habitat, pois muitos organismos são encontrados no mesmo local ou habitat. Estes habitats podem ser arbóreos, terrestres, aéreos, aquáticos, etc.

O que é Nicho Ecológico?

O termo nicho ecológico ainda não é bem compreendido e, às vezes, é até mal utilizado. O nicho não passa de uma ideia da unidade distributiva, onde os organismos são mantidos dentro de suas fronteiras constitucionais e instigantes. Nicho pode ser descrito como aparência e posição de uma espécie no ambiente, como o que fazem pela sua sobrevivência, como satisfazem as suas necessidades de abrigo, comida, etc. Por isso é usado para descrever como um organismo vive. Em suma, podemos dizer que o nicho não é um lugar, mas é uma ideologia que descreve a tolerância e os requisitos do organismo.

Um nicho é assim definido por “n” variáveis ​​e é limitações de todas as características importantes do ambiente, em torno do qual os indivíduos de uma espécie podem sobreviver, crescer e se reproduzir.

Fatores como o papel funcional de uma espécie, onde ela está vivendo na comunidade, ou seja, nível trófico e secundário, outras condições de pH,  temperatura, umidade, clima também definem o nicho de organismos. Assim, podemos dizer que ela interage com fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos incluem organismos vivos, enquanto fatores abióticos incluem todas as coisas não vivas.

Nicho Ecológico
Nicho Ecológico

Como dito acima, o nicho lida com o fluxo de energia que passa de um organismo para outro e, portanto, é digno de nota saber o que um organismo come, como ele interage com outros organismos, etc. Assim que o nicho é deixado vago, outros organismos podem preencher essas posições. O nicho deve ser específico para cada espécie, o que significa que não há duas espécies que possam compartilhar o mesmo nicho.

Se a espécie cria seu próprio nicho em um ecossistema, seria útil reduzir a competição por recursos entre outras espécies. Tomando um exemplo de um pássaro, pode-se entender que essas aves diferem em seus hábitos alimentares, onde algumas aves comem apenas insetos, algumas apenas frutas e algumas podem comer qualquer coisa que encontrem. Então, aqui podemos concluir que estas aves são do mesmo habitat, diferem em seus nichos por causa de diferentes hábitos alimentares.

Três tipos de nichos são encontrados:

  1. a) Espaço ou nicho de habitat – lida com o espaço físico ocupado pelos organismos.
  2. b) nicho trófico – na base alimentar de uma organização, é distinto.
  3. c) nicho multidimensional ou hipervolume – posição dentro das grades ambientais, do meio ambiente*.

*O ambiente é a soma total de todos os fatores físicos, químicos, bióticos e culturais que afetam a vida do organismo de qualquer maneira.

Quadro comparativo entre Habitat e Nicho Ecológico

Base para comparação Habitat Nicho Ecológico
Significado Um habitat é uma área onde uma espécie vive e interage com os outros fatores.

 

Um nicho é uma ideologia de como um organismo vive ou sobrevive nas condições ambientais fornecidas.
Componentes Habitat consistem em numerosos nichos. Nichos não contém tais componentes.
Influência Afeta a temperatura, precipitação e outros fatores abióticos. Fluxo de energia de um organismo para outro através do ecossistema.
Exemplos Desertos, oceanos, florestas, rios, montanhas, etc. são exemplos de habitat. É uma parte do habitat somente, onde o abrigo para ser vivo pode ser fornecido.
Espécies Habitat suporta numerosas espécies de cada vez. Nicho suporta uma única espécie de cada vez.
O que é Superconjunto Subconjunto
Natureza Habitat é um lugar físico O nicho é uma atividade realizada por organismos.
Especificidade Habitat não é específico da espécie. Nicho é específico da espécie.

Principais diferenças entre o habitat e o nicho

A seguir estão as diferenças substanciais entre habitat e nicho.

  • A definição curta para o nicho é como um organismo ganha a vida no lugar ao qual pertence, enquanto o habitat é onde os organismos vivem;
  • Um habitat pode ser definido como uma área, onde diferentes espécies vivem e interagem com os outros fatores, enquanto o nicho é uma ideologia, de como o organismo vive e sobrevive nas condições ambientais fornecidas;
  • Habitat consiste em numerosos nichos; Nicho não contém tais componentes;
  • Habitat inclui o efeito da temperatura, precipitação e outros fatores abióticos; Nicho inclui o fluxo de energia de um organismo para outro através do ecossistema;
Diferenças entre o habitat e o nicho
Diferenças entre o habitat e o nicho
  • Exemplos de habitat incluem desertos, oceanos, florestas, rios, montanhas, etc .; Nicho é uma parte do habitat apenas, onde um abrigo para o ser vivo pode ser fornecido;
  • Habitat suporta numerosas espécies de cada vez; Nicho suporta uma única espécie de cada vez;
  • Como dito acima, o habitat é um superconjunto de nicho e o nicho é um subconjunto do habitat, o que significa que o nicho é uma parte do habitat;
  • Um habitat é um lugar físico na natureza, enquanto o nicho é um tipo de atividade realizada por organismos;
  • Habitat não é específico da espécie, enquanto o nicho é específico da espécie;
  • O nicho é mais sobre como os organismos reagem ao seu ambiente, enquanto o habitat é mais sobre como seu ambiente os afeta.

Conclusão

Assim, podemos dizer que existem muitas definições de nicho, definidas por diferentes ecologistas, mas a idéia básica de nicho está entre a interação de diferentes fatores ecológicos e o organismo no ecossistema.

Por outro lado, o habitat é o ambiente natural habitado por qualquer organismo, seja uma planta, um animal ou qualquer outro microrganismo. Como ambos os termos estão intimamente relacionados, é importante entendê-los com precisão e marcar a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.