Home / Informações / Golfinho-de-risso

Golfinho-de-risso

Dados e Nome Científico

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Gênero: Grampus
Espécie: Grampus griséus

O golfinho-de-risso é um cetáceo da família dos delfinídeos. Ele é o único que pertence ao seu gênero Grampus. A espécie não encontra-se ameaçada devido a sua enorme distribuição geográfica, possível de ser encontrado em todos os oceanos, exceto no Ártico e no Antártico.

Golfinho-de-risso
Golfinho-de-risso

Geralmente, os golfinhos-de-risso são vistos à superfície, demonstrado movimentos lentos e graciosos. Entretanto, eles podem demonstrar um comportamento mais energético e ativo, chegando a saltar fora da água. Eles costumam também vir à superfície para espiar barcos e os seus observadores.

O nome Grampo deriva das suas cicatrizes, provenientes de feridas superficiais causadas por indivíduos da mesma espécie ou de outras que nadem com eles. Acontece que essas feridas não voltam a pigmentar, durante períodos muito longos, permanecendo brancas.

Características do Golfinho-de-risso

O Golfinho-de-risso é a quinta maior espécie de delfinídeo conhecida. Os adultos alcançam uma média de três metros de comprimento e pesam aproximadamente 500 Kg sem qualquer dimorfismo sexual significativo.

Golfinho-de-risso Características
Golfinho-de-risso Características

A parte anterior do corpo dessa espécie é mais robusta que a posterior. O formato de sua cabeça é bem peculiar: sem bico, quadrada de perfil e alongada. As barbatanas peitorais são longas e em forma de foice. O golfinho-de-risso tem a segunda maior barbatana dorsal de delfinídeo, proporcionalmente ao tamanho do corpo, apenas ultrapassada pela da orca, razão pela qual ambas as espécies são muitas vezes confundidas no mar.

O maxilar superior não possui dentes funcionais e estende-se um pouco que a mandíbula, que tem de dois a sete pares de dentes relativamente grandes e cônicos. Essa dentição está adaptada ao seu tipo de alimentação.

Os padrões de coloração mudam bastante no decorrer da vida desses animais. Os filhotes são cinzentas ou acastanhados e escurecem à medida que crescem, adquirindo um tom de cinza claro com cicatrizes brancas por todo o corpo. Numa idade mais avançada, os indivíduos mais idosos chegam a ser completamente brancos.

Alimentação

O golfinho-de-risso costuma se alimentar de polvos e lulas. Apesar não ser muito comum, essa espécie pode comer também pequenos peixes. O período de alimentação é predominantemente noturno devido ao hábito de vida de suas presas.

Já foram encontradas escamas de peixes ciclóides e briozoários no estômago de um exemplar jovem encontrado na Espanha, o que contribuiu para a fomentação da hipótese de que a dieta desta espécie pode variar de acordo com a idade.

Golfinho-de-risso Alimentação
Golfinho-de-risso Alimentação

Reprodução

Atualmente, pouco se sabe sobre o ciclo de vida e de reprodutivo do Grampus griséus. O que se tem são estimativas realizadas ao longo dos tempos. Diversos pesquisadores acreditam que a idade da primeira maturação da espécie ocorre aos 11 anos. Sobre o período de gestação, estima-se que demora de 13 a 14 meses, seguido por um período de pausa reprodutiva que se prolongará por dois ou três anos.

38 anos seria a última idade de reprodução do Grampus griséus. A sazonalidade dos nascimentos varia com a área geográfica. No Atlântico norte e no Pacífico oeste, por exemplo, o pico de crias acontece no verão. Segundo pesquisadores, o golfinho-de-risso mais velho já registrado chegou aos 34 anos.

Golfinho-de-risso Reprodução
Golfinho-de-risso Reprodução

Curiosidades Sobre o Golfinho-de-risso

  • No Mar Mediterrâneo, os golfinhos-de-risso são vistos muitas vezes numa posição estática invertida, conhecida como head-standing. Eles chegam a ficar nessa posição por 10 a 20 segundos. Ainda não de sabe por que eles fazem isso.
  • Globalmente, os golfinhos-de-risso são observados em grupos mistos com outras espécies, incluindo botos-de-Dall, golfinhos-de-laterais-brancas-do-Pacifico, golfinhos-do-crepúsculo, golfinhos-lisos-do-norte, baleias-cinzentas, baleias-comum e cachalotes.
  • Apesar de ser uma espécie social, existem registos de comportamentos agressivos para com baleias-piloto-tropica.
Golfinho-de-risso Curiosidades
Golfinho-de-risso Curiosidades
  • O reportório de sons desta espécie inclui uma variedade de cliques e assobios usados tanto para ecolocalização como para comunicação.
  • Os golfinhos-de-risso têm uma capacidade auditiva bastante desenvolvida, podendo ouvir frequências dos 30 kHz até aos 100 kHz.
  • Acredita-se que as capacidades auditivas destes golfinhos, assim como em outras espécies de mamíferos, vão diminuindo com a idade.
  • Alguns parasitas encontrados nos golfinhos-de-risso podem ser fatais, como o protozoário Toxoplasma gondii. Ele é muito comum em áreas costeiras, mas apenas animais debilitados correm o risco de contrair o parasita, ficando seriamente doentes.

  • O mercado para exemplares vivos concentra-se principalmente no Japão e nos Estados Unidos, embora sejam bastante raros se quando comparados com outras espécies de cetáceos.
  • Esta espécie organiza-se em populações pouco densas, tendo abundâncias relativamente baixas em comparação a outros mamíferos marinhos.
  • Apesar das várias tentativas para estimar populações em diferentes áreas, ainda não se sabe bem o número de indivíduos existentes.
  • As migrações reprodutoras de verão e as migrações de alimentação no inverno têm sido muito observadas no Japão.

Fotos de Golfinho-de-risso 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *