Home / Informações / O Gato Havana Oriental

O Gato Havana Oriental

De origem britânica, o gato Havana chama a atenção devido ao pelo em tom de mogno e aos olhos verdes. Registros mostram que o Havana surgiu no Reino Unido durante a década de 1950, quando um grupo de britânicos decidiu criar uma nova raça.

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a origem, as características físicas e comportamentais do gato Havana, além dos cuidados que essa raça exige. Vem com a gente!

Gato Havana
Gato Havana

Origem

No início do século XIX, alguns gatos de cor castanha escura chegaram a ser exibidos em feiras e exposições, mas logo caíram no esquecimento. Então a Baronesa von Ulmann despertou o interesse em obter um gato estrangeiro de cor uniformemente chocolate. A partir desse desejo, foi realizado o cruzamento entre o Siamês Chocolate Point com o Europeu Preto, dando origem ao gato Havana.

Em pouco tempo, vários criadores começaram a fazer o mesmo cruzamento. O aumento significativo da raça fez com que ela atravessasse o Atlântico. Atualmente, os Havanas ingleses e americanos possuem diferenças perceptíveis. Os gatos ingleses apresentam aspecto mais oriental, perfis em linha reta e cabeça com formato de cunha. Já os americanos possuem orelhas eretas, focinho que lembra uma espiga de milho e linhas de perfil angulares.

O gato Havana foi reconhecido em 1958 e alcançou muito sucesso na Europa nos anos 60. Seu nome nada tem a ver com a capital de Cuba. Na verdade, o nome Havana foi escolhido devido a coloração desse gato, a qual lembra os tons amarronzados dos famosos charutos cubanos.

Origem Gato Havana
Origem Gato Havana

Não demorou muito para que a raça ganhasse outras denominações ditas “oficiais”, já que havia certo receio de que “Havana” gerasse confusões sobre a origem inglesa do animal. Outros nomes, como Oriental de Pelo Curto e Marrom-Castanho de Pelo Curto foram adotados por um tempo. Entretanto, algum tempo depois, em 1970, a associação oficial britânica decidiu por devolver à raça o nome oficial de havana. Depois disso, diversas derivações apareceram, como Marrom de Havana, Havana Brown e Havana Café.

Características

Considerado de médio porte, o gato Havana costuma pesar de 2,5 a 4,5kg. O felino possui uma cabeça alongada em formato triangular, com um crânio arredondado e um focinho ligeiramente quadrado. Suas orelhas são grandes e os olhos quase sempre se apresentam na cor verde. A cauda do Havana costuma ser fina.

A pelagem desse gato é bem curta, sedosa, fina e com certo brilho, podendo se apresentar em tons de chocolate ou de avelã. O corpo é proporcional e levemente musculoso. As pernas dianteiras são finas e longas. A expectativa de vida desse gato é de aproximadamente 14 anos.

Características do Gato Havana
Características do Gato Havana

Aspectos Comportamentais

Inteligentes e brincalhões, os gatos dessa raça apreciam a companhia dos humanos. Considerados independentes, sensíveis e carinhosos, os Havanas se afeiçoam muito ao seu dono e se adaptam facilmente a qualquer meio familiar. Mesmo diante de estranhos, eles se mostram muito comunicativos e chegam a cutucar as pessoas com a pata para brincar e interagir. Por isso é preciso que o dono dedique um tempo significativo do dia para satisfazer as demandas recreativas do bichano

No geral, os gatos da raça Havana são muito sociáveis e de bom temperamento. Apesar do comportamento ativo, eles convivem bem em apartamentos. Costuma ser quieto, mas mia bastante quando se sente em perigo ou em situação estressante. Porém, o miado é tímido e sutil.

Curiosos, os Havanas estão sempre em alerta e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Eles se relacionam muito bem também com outros gatos, cães e crianças.

Alimentação e Cuidados com a Saúde

Além de brincar com o gatinho, é preciso atentar-se à alimentação adequada e a certos cuidados com a saúde do animal. Os gatos Havana têm preferência por água corrente e acabam por ingerir mais líquido dessa maneira. Por isso, sugere-se que o dono deixe uma fonte em algum espaço da casa ou adestre o animal para que ele beba a água da torneira sempre que esta for aberta para essa finalidade.

O peso do animal e a quantidade de atividade física exercida é o que vai determinar a quantidade de ração. Dê prioridade para aquelas que possuem nutrientes balanceados.

Os Havanas são considerados filhotes até os 12 meses de idade. Durante esse período, a quantidade de ração (específica para essa fase da vida do animal) pode variar de 30 a 40 gramas ao dia. Após um ano, deve-se mudar o tipo de ração e a quantidade, que pode chegar a 60 gramas por dia. Apesar de descender dos Siameses, o Havana não herdou a intolerância ao leite.

Gato Havana Brown
Gato Havana Brown

A Havana é uma raça saudável, não havendo nenhuma predisposição a qualquer enfermidade relevante. Assim como as outras raças, recomenda-se levar o animal ao veterinário periodicamente para receber as devidas vacinas.

Apesar de ser uma raça bem resistente, as doenças que mais afetam esses e outros são: resfriados, complicações pulmonares, anomalias respiratórias e parasitas. Os cuidados não precisam ser muito rigorosos. Basta protegê-los da chuva e do frio.

Os gatos Havana costumam produzir uma quantidade significativa de secreção nos olhos. É preciso que o dono fique atento e realize a limpeza necessária para manter o conforto do animal. A devida higienização pode ser feita com um pano úmido, lembrando-se de não utilizar a mesma parte do tecido em ambos os olhos.

Gatos Havana
Gatos Havana

Assim como os olhos, as orelhas também apresentam secreção semelhante de vez em quando, devendo ser limpas com algodão úmido. A limpeza dos dentes também é fundamental, pois previne doenças bucais. O ideal é que a escovação seja feita diariamente. Mas, não havendo possibilidade, é aceitável que isso seja feito uma vez por semana.

A caixa de areia precisa estar sempre limpa para que o gato se sinta confortável em fazer suas necessidades fisiológicas. Escovar o pelo do animal semanalmente é essencial para realçar o brilho natural e remover os pelos mortos, além de ser uma forma de dar carinho para o animal.

Lembre-se: separar alguns momentos do dia para dar atenção e interagir com seu animal de estimação o deixará muito feliz!

Fotos do Gato Havana 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *