Home / Informações / Nicho Ecológico dos Saguis

Nicho Ecológico dos Saguis

Características Gerais

O sagui, também conhecido como macaco de bolso, é uma espécie de macaco tropical que habita a América Central e do Sul. É da ordem dos primatas, pertencente à família Callitrichidae e é do gênero Callithrix.

Esta espécie é uma das mais conhecidas e comuns, também considerada muito capaz de se adaptar às mudanças em seu ambiente causadas pelo homem. O sagui é um primata muito carismático e fácil de tratar.

Atualmente, estima-se que existam mais de 40 espécies de macacos de pequeno porte, também conhecidos como calitriquídeos ou outras espécies chamadas micos.

Saguis
Saguis

Classificação científica

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Infraclasse: Placentalia
  • Ordem:   Primates
  • Infraordem: Platyrrhini
  • Família: Callitrichidae

Características físicas

São pequenos animais, com um pelo macio e sedoso. Várias espécies têm tufos longos nos ouvidos e bochechas.

Distinguem-se dos outros macacos por terem dois molares, em vez de três. Eles têm garras em vez de unhas, o que torna mais fácil para eles segurar galhos de árvores. Os saguis são arbóreos e na maioria das vezes podem escalar uma árvore.

A maioria dos macacos saguis tem dois molares e as diferentes dentições das diferentes espécies deste macaco é capaz de arrancar a casca das árvores e assim consumir sua seiva.

Eles são primatas muito territoriais e geralmente vivem em grupos familiares de seis integrantes. Os saguis se comunicam por sons.

Habitat

Seu habitat é encontrado em florestas frescas, principalmente em mato denso. A maior parte do tempo eles passam na copa das árvores. Eles habitam a América do Sul, a Colômbia, o Peru e o norte do Paraguai. Algumas espécies, como o sagui de cauda negra, são frequentes apenas no Brasil.

Podem viver em campos, florestas costeiras, florestas litorâneas e atlânticas.

Uma grande parte dos macacos saguis vive nas florestas tropicais da América Central e do Sul, principalmente nas bacias amazônicas, vivendo em países como Colômbia, Chile, Peru, Bolívia e Brasil.

A casa desses primatas está em risco graças às fazendas de madeira. Embora a maior ameaça seja sua captura por tráfego ilegal. Eles estão presos para serem usados ​​como animais de estimação nos continentes europeu e americano. Por ser o menor macaco da espécie dos primatas, ele é trancado em garrafas plásticas ou cobertos por flanges, de modo que muitos morrem asfixiados durante a viagem.

Perigo de extinção

O Macaco sagui é uma espécie de macaco tropical exótico que vive na América do Sul e na América Central, além de outros lugares como a Amazônia. A grande maioria das espécies de saguis está ameaçada principalmente devido ao grande abate de árvores em seus habitats.

Por outro lado, há a caça dessas espécies, já que é outro fator envolvido no processo de eliminá-las. As pessoas não costumam caçá-los para a morte, mas para sua comercialização como animais de estimação, algo que é completamente ilegal em muitos lugares.

Nicho Ecológico

Na ecologia, um nicho é o papel ou o emprego de uma espécie em um habitat. A palavra nicho vem da palavra francesa nicher, que significa “aninhar”. Um nicho ecológico descreve como uma espécie interage e vive em seu habitat.

Os nichos ecológicos têm características específicas, como disponibilidade de nutrientes, temperatura, terreno, luz solar e predadores, que ditam como e quão bem uma espécie sobrevive e se reproduz. Uma espécie cria um nicho para si mesmo em um habitat, sendo capaz de se adaptar e divergir de outras espécies.

Saguis Nicho Ecológico
Saguis Nicho Ecológico

Os ecologistas modernos estudam os nichos ecológicos em termos do impacto que a espécie tem no seu meio ambiente, bem como os requisitos das espécies.

No caso dos saguis, os maiores predadores são os próprios homens em função do comércio ilegal destas espécies.  Embora seja uma espécie bem adaptável em cativeiro e inclusive convive harmonicamente com os humanos em zonas metropolitanas, esta espécie é ameaçada de extinção e isso aponta para um indicador importante sobre o seu nicho.

A sua convivência dentro do nicho é boa e adaptável, porém seus predadores causam o desequilíbrio para a sobrevivência da espécie.

Como animais domésticos, os saguis podem ser adaptados durante um período, porém certamente causará alguns transtornos na vida adulta e terá problemas de socialização com humanos e outros animais domésticos.

Portanto, criar saguis como animais de estimação não faz parte do habitat natural deste animal e certamente trará problemas de adaptação ao animal enquanto nicho.

Sem mencionar que este tipo de prática somente incentiva um tipo de comércio ilegal que trata os animais de forma cruel e que pode levar à sua morte.

Alimentação

A alimentação dos macacos saguis é baseada principalmente em frutas, néctar, flores, fungos, seiva, entre outros elementos das plantas. Eles também tendem a comer folhas, insetos, lagartos, aranhas, caracóis, pererecas, ovos de pássaros e pequenos vertebrados. Pelo menos 15% da sua dieta geral vem da seiva das árvores.

Reprodução

Embora as fêmeas saguis possam acasalar com mais de um macho, os acasalamentos são frequentemente monogâmicos, isto é, com apenas um parceiro, mesmo para toda a vida.

O período de gestação é de cerca de 5 meses, normalmente a fêmea tem apenas um filho. O vínculo entre o pai e o bebê é muito forte, é esse quem cuida do bebê e o leva e o traz para a mãe apenas para amamentação ou outros cuidados, os demais membros da família também costumam ajudar na criação do filhote de macaco.

Após 5 meses, os jovens são desmamados e desenvolvem-se totalmente após um ano. Após 2 a 3 anos, eles deixam seu grupo familiar para encontrar um parceiro. Estima-se que sua expectativa de vida seja de 12 anos.

Tipos de saguis

Os macacos saguis são geralmente divididos em cinco grupos distintos:

  • Os verdadeiros saguis, os mais conhecidos, do gênero Callithrix, que se dividem:
    • Sagui-de-tufos-brancos, Callithrix jacchus
    • Sagui-de-tufos-pretos, Callithrix penicillata
    • Sagui-de-wied, Callithrix kuhlii
    • Sagui-de-cara-branca, Callithrix geoffroyi
    • Sagui-da-serra-escuro, Callithrix aurita
    • Sagui-da-serra, Callithrix flaviceps
  • El Tamarino (conhecido como Sagui de Bigode ou Pinchés).
  • O Pigmeu ou Sagui Chick
  • O Mico Leão (conhecido como Mico leão dourado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.