Home / Informações / Naja Rei Gigante

Naja Rei Gigante

As najas são consideradas uma das serpentes mais perigosas do mundo, a naja rei, por exemplo, é considerada uma das mais venenosas. Confira abaixo as suas características!

Cobra Naja Características

Cobra Naja Características
Cobra Naja Características

Dados e Nome Científico

Classe: Répteis | Ordem: Squamata | Família: Boídeos| Espécie: Naja naja

Tamanho

Próximas da naja indiana, sendo conhecida também como naja rei é considerada a maior serpente peçonhenta do mundo. O nome naja rei gigante relaciona-se ao seu tamanho, este pode chegar a 5 metros e meio de comprimento. Normalmente, anda arrastando-se como as demais serpentes, contudo, pode erguer 1/3 do seu corpo e andar com a cabeça a 1,8 metros de altura, isso a torna ainda mais assustadora.

Naja Rei Gigante
Naja Rei Gigante

Adversário

O arqui-inimigo da naja é o mangusto. Parente do quati brasileiro, o mangusto e a naja quando se enfrentam, um dos dois acaba morrendo. Neste momento você deve pensar que a naja ganha essa luta, mas não é isso o que acontece. O mangusto geralmente sobrevive, pois é imune ao veneno dela, porém se a picada atingir uma veia ou artéria possivelmente ele morrerá.  Além de imune, ele é ágil e veloz e costuma atacá-la via nuca, isso a impede de mordê-lo.

Alimentação da naja

A dieta da naja é baseada em aves, roedores, mamíferos e répteis. A naja prefere caçar animais pequenos por que eles podem ser engolidos inteiros, mas seu veneno derrubaria sem problemas um búfalo.

Naja Caçando
Naja Caçando

Posição de ataque

Quando se apronta para atacar a naja assume a seguinte posição: o corpo forma um anel vivo, a cabeça se levanta oscilante, como um pêndulo de cabeça para baixo. A concha retesada do pescoço e os movimentos nervosos da língua. O bote é tão rápido e certeiro que às vezes é possível alcançar um passarinho voando.

Reprodução

A naja possui algumas curiosidades reprodutivas desconhecidas em outras serpentes, é a única serpente do mundo que constrói um ninho para chocar os ovos. Após de enrolar o seu corpo, puxa para junto de si folhas e galhos de plantas para a construção do mesmo. Depois de colocar seus ovos no centro do ninho, ela os choca, tendo em geral, o macho por perto para lhe dar proteção. O período de incubação é de aproximadamente 60 a 80 dias. Os filhotes nascem com 35 cm de comprimento e depois de fazer a primeira muda (10 dias depois), estão prontos para caçar. Eles têm uma peçonha desde o nascimento tão potente quanto a dos adultos. Quando se encontram para o acasalamento, por vezes, fêmea e macho podem devorar-se.

Naja Rei Gigante Reprodução
Naja Rei Gigante Reprodução

Distribuição

A naja rei vive no Sudeste asiático, em específico na Índia, onde é abundante e venerada em alguns locais como China, Malásia e Filipinas.

Tempo de vida

A estimativa de vida da naja rei é de aproximadamente 20 anos.

Comportamento

Naja
Naja

A naja tem um comportamento agressivo, no qual expande o capelo (capuz) injetando em suas vítimas uma quantidade enorme de peçonha. Em cada picada injeta 3 ml de peçonha, o suficiente para matar um elefante ou 14 pessoas adultas. Alguns dizem que uma única picada pode conter 15 ml de peçonha. Embora sua peçonha não seja a mais tóxica do mundo, ainda assim, torna-se uma das mais mortíferas pela grande quantidade com que é injetada.

Veneno da Naja

A picada da naja pode levar a morte o ser humano, se for injetado diretamente no sangue o risco de morte também aparecerá, mas se for bebido a pessoa terá apenas uma forte irritação nas mucosas da boca e dos intestinos. Por isso não se diz animais venenosos, mas sim animais peçonhentos, capazes de injetar uma substância tóxica na circulação sanguínea. O veneno da naja, como o das nossas cascavéis, é neurotóxico, isto é, envenena o sistema nervoso. O veneno, injetado na circulação sanguínea, passa para o sistema nervoso e começa a destruir suas células. Se a vítima não receber imediatamente o soro o primeiro sinal será a cegueira, depois a paralisia e, por fim, a morte.

Hábitos

Caça durante o dia e a noite. É uma excelente escaladora de árvores. Seu hábitat é dos mais diversificados, podendo viver em ambientes com até 1.900 metros de altitude.

Naja indiana

Mitologia

A naja indiana tem grande participação na mitologia da Índia. Esta é a famosa serpente que os encantadores exibem nas praças públicas. Porém, na realidade, a cobra não responde ao som da flauta do encantador, isso porque como todas as cobras, ela não tem ouvidos, permanecendo hipnotizado pelo encantador por causa dos seus movimentos.

Naja indiana
Naja indiana

Veneno

Como todas as serpentes, o veneno é bastante violento, tem efeito semelhante ao de curare nome comum a vários compostos orgânicos venenosos conhecidos como venenos de flecha, extraídos de plantas da América do Sul, essa substância é usada pelos indígenas deste local para o envenenamento de suas flechas. Esse veneno (o curare) é usado, porém, na medicina. Dele se extrai uma substância que é eficiente na redução da pressão arterial.

Desenho atrás da cabeça

A naja indiana é facilmente reconhecida por um desenho na parte de trás da cabeça. Esse desenho lembra um par de óculos e por isso essa naja é, às vezes, chamada “naja binóculo”.

Naja Desenho na Cabeça
Naja Desenho na Cabeça

Região e Reprodução

Habitando principalmente as regiões úmidas, ela se alimenta de roedores e anfíbios e, às vezes, come passarinhos. O macho e a fêmea permanecem juntos após o acasalamento. Os ovos são postos em oco de troncos ou em ninhos abandonados de cupins. A fêmea permanece vigilante por perto, mas não incuba os ovos. Após 50 ou 60 dias, os ovos se quebram e os filhotes saem com 20 ou 30 cm, pesando mais ou menos 15 g cada.

Tempo de vida

Assim como a naja rei a naja indiada também tem uma expectativa e vida de 20 anos.

Fotos de Naja Rei Gigante

Conheça mais sobre a alimentação da cobra da morte

E aí, gostou desse artigo sobre a naja rei gigante? Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Posso lhe pedir uma última coisa? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?

Aproveite! Até breve!

Um comentário

  1. ALGUÉM SABE QUANTO PODE PESAR UMA COBRA NAJA ADULTA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *