Home / Informações / Naja Cuspideira Vermelha

Naja Cuspideira Vermelha

Você já ouviu falar da naja cuspideira vermelha? Ela é um tipo de naja muito interessante, porém temida entre os demais. Logo abaixo foram apresentados os principais aspectos desse réptil.

As serpentes são répteis que integram à ordem Squamata e à subordem Serpentes (Ophidia). O termo serpente é mais abrangente, cobra como é popularmente reconhecida, se refere os gêneros Naja e Ophiophagus (cobras-rei), pertencentes à família Elapidae (cobra). Essa família inclui outros tipos de serpentes, como a cobra-coral, as mambas e as kraits.

Nome Científico

Hemachatus haemachatus

Naja Cuspideira Vermelha
Naja Cuspideira Vermelha

Habitat natural

As najas não são encontradas no Brasil, mas são muito comuns na África, na Índia, no Oriente Médio, na Indonésia e no sudoeste asiático. Geralmente, são encontradas em locais quentes e áreas tropicais, nos gramados, florestas e cerrados na África e na região do sudeste asiático. As pedras e as árvores se apresentam como os locais mais prováveis de encontrá-las.

Defesa

O levantamento do capuz, o som sibilante e a postura ereta adotada ao levantar a porção superior do corpo, são as ações que mais caracterizam o seu comportamento de defesa. A maioria das serpentes empinam até 1/3 de seu tamanho total. Esse comportamento indica um ataque, mas é também um auxílio na busca por comida. Algumas espécies, inclusive, cospem veneno pelas presas em direção aos predadores com o objetivo de cegá-los.

Número de espécies

Na hora de classificar e definir uma naja acontece alguns embaraços, o número de espécies pode variar entre 20 e 270, dependendo do modo como é analisada.

Características de uma cobra do gênero naja

O gênero naja faz parte da família Elapidae. Esse tipo de cobra possui presas ocas fixadas no topo da mandíbula na parte da frente da boca. Essas cobras não conseguem enterrar as presas de imediato e, por isso, buscam injetar o veneno.

Olfato e Visão

O olfato delas é ótimo e enxergam perfeitamente no escuro.

Naja Vermelha Cuspindo
Naja Vermelha Cuspindo

 Pupilas circulares, escamas macias e capuz

O capuz é algo que caracteriza muito uma naja, ou cobras de capelo como também são conhecidas. Ele acontece quando a cobra sobressalta as costelas do pescoço, tornando a área próxima à cabeça maior e mais ampla. Esse efeito deixa as cobras ameaçadoras e impõem respeito quando o inimigo se aproxima. Outra característica são as suas pupilas circulares e escamas macias. A coloração varia de espécie para espécie, podendo ser vermelha, amarela, preta, manchada e listrada.

Tipos de cuspideiras

A naja melanoleuca (Forest Cobra) é uma das maiores conseguindo atingir até os 3 metros.

naja melanoleuca
naja melanoleuca

A cobra-cuspideira de Moçambique possui 1,2 metros e é a menor espécie.

Cobra-cuspideira de Moçambique
Cobra-cuspideira de Moçambique

A Cobra real é a verdadeira “rainha” entre as espécies, mediando cerca de 5,5 metros.

Cobra real
Cobra real

Reprodução

As fêmeas de naja botam de 20 a 40 ovos por cria, a incubação dura em torno de 60 a 80 dias. As progenitoras ficam perto dos ovos e os defendem até chocarem.

Inimigos mortais

Os mangustos e os javalis são conhecidos como os seus predadores, e os principais que ameaçam os seu ninho no período de procriação. Os mangustos são conhecidos por serem os seus inimigos mortais.  Eles possuem uma pelugem grossa que os protegem das presas das serpentes. Além do mais, são muito ágeis contra-atacando o seu adversário e vencendo a batalha.

Caçadoras oportunistas

As najas são caçadoras oportunistas que atacam sempre que uma presa aparece dando “sopa” em sua frente. Sua alimentação inclui pássaros, pequenos mamíferos, lagartos, ovos de outros bichos, carniça e até membros de sua própria espécie. Tenso! 🙂 As najas, assim como as outras cobras, tem um metabolismo muito baixo, desse modo conseguem ficar sem comer durante dias ou meses.

Picada potente

A picada da naja pode ser fatal se não for tratada imediatamente. O antídoto já existe, felizmente! Assim como as cobras corais, a naja possui uma neurotoxina muito potente que age no sistema nervoso. Uma picada dela pode causar problemas de visão, dificuldades de engolir, respirar, falar, fraqueza muscular, vômito, dores abdominais, necroses e anticoagulação. Muita coisa, né? Um adulto humano para de respirar em apenas 30 minutos após a picada. 🙂

Encantadores de serpentes

Encantadores de serpentes
Encantadores de serpentes

A Índia é um país que tem o costume de “hipnotizar” as cobras com canções. Essa ação é feita ao público tornando-se um evento reunindo a população local. A naja cuspideira é muito usada nessa situação, sem os seus gânglios de veneno é colocada sobre uma mesa e o “domador” começar a tocar a flauta, com o intuito de distrair o animal. Muitos creem que as canções acalmam a “fera”, porém essa informação é errada, pois as cobras são surdas. O que permite que a cobra fique “atenta e estática” são os movimentos executados pelo “domador” ao tocar a flauta, sugerindo uma hipnotização.

7ª cobra mais venenosa do mundo

A naja é classificada como a sétima cobra mais venenosa do mundo, em específico as cuspideiras. Isso porque ela é capaz de cuspir o seu veneno a aproximadamente 3 metros de distância.

O terceiro lugar de cobra mais venenosa ficou com a Krait Malasiana (Bungarus candidus). Ela encontra-se no sudoeste da Ásia e da Indonésia. A sua mordida é 50% mais fatais se comparado com as demais, mesmo com administração do soro antiofídico. Possuem a cabeça preta e o corpo preto e branco.

O segundo lugar de cobra mais venenosa ficou com a cobra Marrom, localizada principalmente na Austrália. Ela é tão perigosa que seu filhote pode matar um humano, bastando uma gota de seu veneno. É uma cobra muito, muito agressiva e se move rapidamente.

O primeiro lugar de cobra mais venenosa do mundo ficou com a cobra de Barriga Amarela, ou Taipan do interior (Oxyuranus microlepidotu) como é conhecida. Encontrada na Austrália, ela é 100 vezes mais venenosa que a cascavel, sua picada pode causar paralisia respiratória, levando a vítima à morte em poucos minutos. Xi!

Fotos de Naja Cuspideira Vermelha

Gostou desse artigo com características da naja? Aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Quero pedir uma última coisa, compartilhe esse conteúdo com o seus amigos! Combinado? Se quiser receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Aproveite! Até breve!

Um comentário

  1. Amigo, essa serpente da foto não é uma hemachatus sp. Corrija esse crédito. E a cobra real também não á uma naja cuspideira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *