Home / Informações / Moreia: Enguia Tigre, Enguia Fogo ou Gymnothorax

Moreia: Enguia Tigre, Enguia Fogo ou Gymnothorax

Os peixes moreia possuem alguns tipos diferentes entre si, com variedades e peculiaridades. Hoje vamos falar sobre algumas sub espécies do peixe Moreia.

Moreia-Tigre (Gymnothorax Polyuranodon)

Uma das únicas espécies de moreias que habitam ambientes de água doce verdadeiros, o Moray-tigre (G. polyuranodon) é uma raridade, devido às áreas remotas que habita na Papua Ocidental, na Indonésia. Um peixe resistente e adaptável, ele pode tolerar água doce a condições marinhas de quase força total, se aclimatado com cuidado. Na natureza, eles se alimentam principalmente de crustáceos e peixes pequenos e, como a maioria das moreias, a alimentação com pinças é geralmente a melhor maneira de acostumar-se a alimentos congelados. Eles são um artista de fuga notável e qualquer tanque que abrigue esses peixes deve ser completamente à prova de fuga.

Moreia-Tigre
Moreia-Tigre

Nome comum: Enguia-tigre, Morayeel de água doce, Moreia de água doce, Morayeel, Enguia de Moray

Tamanho médio dos peixes adultos: 100 cm em cativeiro

Lugar de origem: Indo-Pacífico Oeste: Filipinas e Indonésia. Habita estuários de rios e áreas costeiras, encontradas em rios de água doce e em condições salobras.

Configuração típica do tanque para peixes de aquário: o Gymnothorax Tile é facilmente estressado se não for fornecido o ambiente certo. A parte mais importante da criação desse ambiente é criar muitos esconderijos para as enguias, como cavernas. É essencial que o fundo do aquário seja coberto de areia, pois os peixes costumam passar algum tempo enterrados no substrato. O cascalho não é recomendado, pois as bordas afiadas podem danificar a pele da enguia. A tampa do tanque deve se encaixar muito bem e ser pesada, ou a enguia estará escapando.

Moreia-Tigre
Moreia-Tigre 

Compatibilidade

O Gymnothorax Tile gosta de se alimentar de peixes por natureza, mas geralmente não ataca nenhum peixe grande demais para ser considerado alimento. No entanto, dado o tamanho adulto, os companheiros de tanque devem ser escolhidos com muito cuidado.

É muito feliz na companhia de seu próprio tipo e geralmente é mais confiante e extrovertido quando mantido dessa maneira. Um grupo desses mantidos em um tanque adequadamente grande oferece uma visão espetacular.

Temperatura: 24 – 28 ° C / 75 – 82 ° F

Alimentação: Eles são considerados uma espécie complicada para se alimentar em cativeiro, mas na realidade não são muito difíceis se seus requisitos básicos forem atendidos. Quando mantido em água doce, geralmente é muito mais difícil induzir a alimentação do que se mantido em condições salobras ou marinhas. Eles podem mostrar interesse apenas em alimentos vivos, como o camarão do rio, mas geralmente se adaptam aos mortos. Camarão e peixe branco, como o lanceiro, são os alimentos preferidos, mas também levam minhocas, mexilhão e outros alimentos carnudos. Alimentos secos raramente são aceitos.

Informações adicionais

O Gymnothorax Tile é geralmente vendido como uma espécie de água doce. No entanto, todos os membros da família Muraenidae exigem a adição de sal marinho à água, sendo que a maioria precisa de condições marinhas completas. O Gymnothorax Tile sobreviverá em água doce, especialmente quando jovem, mas comerá e crescerá muito melhor em condições salobras. Mantê-lo dessa maneira geralmente ajudará a eliminar os problemas com a alimentação e quase certamente aumentará a taxa de sobrevivência, duas questões que deram a essa enguia a reputação de ser difícil de manter nos aquários. O nível de sal também deve ser aumentado à medida que cresce, pois na natureza existe em condições marinhas completas quando maduro.

Deve-se tomar muito cuidado ao realizar a manutenção do tanque ou mover as moreias. Eles têm uma boca cheia de dentes em forma de agulha e carregam uma mordida desagradável, juntamente com uma tendência horrível de repentinamente atacar uma mão ou braço desavisado. Um último ponto a ser observado é que você nunca deve adicionar medicamentos à base de cobre de qualquer espécie a um aquário que contenha essa espécie, pois é particularmente intolerante e pode ser morto.

Enguia Fogo

Moreia Fogo
Moreia Fogo

A enguia fogo (Mastacembelus erythrotaenia) faz parte de um grupo relativamente grande, sendo esse uma espécie de enguia espinhosa. São onívoros, de água doce, e são muito encontrados no Sudeste da Ásia. Porém, também podem ser encontrados em comércios, e a comercialização da espécie tem sido responsável por diminuir um pouco sua presença, sobretudo na Tailândia.

A enguia de fogo não é uma enguia verdadeira, mas sim um peixe muito alongado e com um tipo de “focinho” pontudo na sua parte frontal. O corpo da enguia de fogo é comprido, achatado na parte traseira, chegando a parte da cauda. A cor base dessas enguias é um castanho escuro, com tons cinzas. Em sua lateral há faixas vermelhas e que brilham, manchas no corpo 

podem existir e são variadas, dependendo do peixe, do habitat, da idade. Na maioria das vezes as partes peitorais e dorsais das barbatanas possuem coloração vermelha.

A enguia fogo é a espécie mais abundante de sua família, e pode atingir até 1m. 

Curiosidades gerais:

A família dos peixes enguias é composta por animais que possuem alta capacidade de viver tanto em rios quanto no mar, e podem estar nas águas do Oceano Pacífico e Atlântico, que são temperadas e tropicais. 

Esses peixes são antigos. Sabe-isso pelo fato de terem sido encontrados fósseis de enguias com, em média, vinte milhões de anos.

Uma das principais características que esses peixes possuem em comum é corpo, que é alongado, variando de 70 cm a dois metros, e as fêmeas são sempre de maior porte do que os machos.

A pele destes peixes é coberta por um muco, isso para que eles possam deslizar melhor no ambiente marinho e se afastar rápido de possíveis predadores;

As escamas desses animais são vistas apenas microscopicamente.

As enguias são onívoras, mas sua principal alimentação inclui outros peixes, moluscos, crustáceos, vermes e até insetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *