Home / Informações / Moreia: Curiosidades, Fotos, Tamanho e Nome Científico

Moreia: Curiosidades, Fotos, Tamanho e Nome Científico

Você já pode ter ouvido falar do peixe Moreia, mas hoje te apresentaremos fatos únicos sobre esse animal, confira no texto:

Classificação científica

  • Nome comum: Moreia, Enguia 
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe:Osteichthyes
  • Ordem:Anguilliformes
  • Família: Muraenidae
  • Gênero Espécie: Gymnothorax spp.
Moreia
Moreia 

Fatos rápidos

Descrição: Estes peixes ósseos esguios e predadores existem em uma ampla variedade de cores e padrões. Às vezes, eles são chamados de enguias pintadas, devido à coloração brilhante de certas espécies. A pele dos moreias é espessa e carece de escamas, e a maioria das espécies possui barbatanas dorsais baixas (superiores) e falta de barbatanas peitorais e pélvicas.

  • Tamanho: De 15 cm (6 pol.) A 4,5 m (15 pés)
  • Dieta: Peixes, polvos e crustáceos
  • Incubação: Ovíparos (postura de ovos)
  • Vida útil: Vida longa – algumas espécies provavelmente vivem até 30 anos ou mais
  • Alcance: Encontrado em todos os mares tropicais e em alguns oceanos temperados

A moreia é uma espécie de peixe pertencente à família Muraenidae. Existem quase 200 espécies de moreias em todo o mundo. Com seu corpo fino lembrando uma cobra e seus dentes afiados, a moreia é bem conhecida e um animal aquático apreciado. Se escondendo dentro de um naufrágio ou nos corais ou navegando majestosamente pelas ondas, esse animal permanece fascinante para todos os mergulhadores, apesar de sua aparente agressividade. Aqui estão oito coisas que é importante saber sobre esse animal incrível, a moreia:

1. A moreia tem dois conjuntos de mandíbulas

Ao contrário da maioria dos peixes, que usam sucção para consumir alimentos, a moreia usa seu par de mandíbulas faríngeas escondidas dentro do esôfago para avançar e agarrar sua presa, uma vez presa pela mandíbula oral. Seus dentes estão apontando para trás, para que presas não possam escapar uma vez capturadas.

2. As moreias maiores podem pesar até 30 kg

A maior espécie de moreia é chamada de moreia gigante. No momento, as maiores espécies de moreias encontradas são simplesmente inacreditáveis, com medições de cerca de 2 metros e 30 kg. Relatos não confirmados de mergulhadores indicam a existência de moreias acima de 3 metros. Essas espécies incomuns podem ser vistas no Mar Vermelho, na costa africana e também no Pacífico, em direção à Indonésia.

3. A maioria das moreias é noturna

Se você realmente deseja ver moreias, opte por um mergulho noturno. De fato, este animal é muito mais ativo após o pôr do sol. No entanto, o peixe moreia catenulado tem um estilo de vida anterior.

4. A moreia verde é realmente marrom

A moreia parece verde da camada de muco que secreta para afastar os predadores. Essa camada passa a cobrir a pele para dar essa cor esverdeada. Esse muco, contendo toxinas que destroem os glóbulos vermelhos, também altera bastante a aparência do peixe.

5. Existem mais de 200 espécies conhecidas de moreias

Essas espécies são divididas em duas categorias: moreias verdadeiras e moreias de cobra. A primeira categoria é de longe e até de longe a mais comum, pois existem 166 espécies reconhecidas. A principal diferença entre esses dois grupos é anatômica. De fato, a barbatana dorsal de um moreia verdadeiro começa logo atrás das brânquias, enquanto o apêndice é limitado à área da cauda das moreias de cobra.

6. Essa postura perturbadora é realmente inocente

Quando está descansando, o moreia se abre e fecha lentamente as mandíbulas. Pode parecer um aviso para outras criaturas marinhas e mergulhadores, mas, na realidade, esse não é o caso. Moreias têm sistemas respiratórios diferentes de outros peixes. Para respirar, as moreias são forçadas a adotar essa postura para permitir que a água atravesse a cavidade oral e as brânquias e, assim, obtenha oxigênio.

Moreia Fogo
Moreia Fogo

7. A moreia às vezes caça em grupo

A moreia é um peixe carnívoro. Sua dieta consiste principalmente em pequenos peixes, polvos e caranguejos. No entanto, a pesquisa mostrou que a moreia também pode caçar em grupos com outras espécies, como garoupa ou truta.

8. Moreia não é agressivo

Ao contrário do que é dito sobre sua natureza agressiva. É certo que suas picadas podem ferir fisicamente os mergulhadores, mas a moreia é muito territorial e só ataca quando se sente ameaçada. Pode ser mais agressivo quando está na época de reprodução.

9. A dieta das Moreias

Moreias atacam peixes pequenos, crustáceos (incluindo o camarão vermelho) e polvo. Moreias maiores foram encontrados com peixes voadores no estômago. São predadores noturnos que utilizam seu forte olfato para procurar e emboscar presas enquanto caçam os recifes rochosos à noite.

Gosto e toque são sentidos muito importantes para os moreias da Califórnia. Sua mandíbula inferior é coberta por estruturas semelhantes às papilas gustativas usadas para detectar alimentos. Quando a comida é provada, a boca do moreia imediatamente agarra a comida.

10. Peixe ou Cobra?

Ao contrário de outros peixes, a moreia não tem barbatanas nas laterais do corpo, por isso parece mais uma cobra do que um peixe enquanto se mexe na água. A barbatana no topo da enguia começa logo atrás da cabeça e desce todo o corpo estreito para unir a barbatana à cauda.

Notas especiais

Mordidas para humanos não são comuns e geralmente são o resultado da falta de visão do moreia ou de um mergulhador enfiar a mão em uma fenda onde um moreia está escondido. Seus dentes afiados não apenas apontam para trás, tornando difícil arrancar os dedos azarados, mas também estão cobertos de bactérias, criando uma mordida dolorosa que pode facilmente ser infectada.

O polvo é um alimento favorito da moreia da Califórnia, mas a tinta do polvo pode impedir que o sentido do olfato da moreia funcione por até duas horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *