Home / Informações / Morcego Kitti: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Morcego Kitti: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

O menor mamífero do mundo. Minúsculo e misterioso, precisamos saber mais sobre esses mamíferos raros e voadores para evitar sua extinção.

O morcego de nariz de porco do Kitti ( Craseonycteris thonglongyai ), às vezes chamado de morcego zangão devido ao seu tamanho diminuto, foi descoberto na década de 1970 e poderia ser o menor mamífero do mundo, dependendo de como o tamanho é definido. C. thonglongyai é listado como vulnerável pela IUCN e é encontrado no oeste da Tailândia e sudeste da Birmânia, em cavernas de calcário ao longo dos rios. É o único membro existente da família Craseonycteridae.

Sua pelagem é marrom-avermelhada ou cinza, com um focinho característico de porco. As colônias variam em tamanho, mas a maioria tem uma média de 100 indivíduos por caverna. Algumas cavernas terão grupos menores de 10 a 15, enquanto outras terão até 500. O morcego se alimenta de rajadas curtas de atividade durante as noites e o amanhecer, procurando insetos. Suas asas parecem estar adaptadas para o vôo flutuante.

O status na Birmânia não é bem conhecido, mas a população da Tailândia é restrita a uma única província e pode estar em risco de extinção. As principais ameaças à sua sobrevivência são principalmente antropogênicas, incluindo a degradação do habitat e a perturbação dos locais de poleiros.

O bastão tem cerca de 29 a 33 mm de comprimento e pesa 2 g (0,074 onças). Alguns musaranhos pequenos, incluindo o musaranho etrusco (Suncus etruscus), podem ser mais leves, mas são mais longos. Os parentes mais próximos de C. thonglongyai são morcegos das famílias Hipposideridae e Rhinopomatidae.

Há muita coisa sobre C. thonglongyai que permanece desconhecida. Os cientistas sabem pouco sobre seu comportamento reprodutivo ou sobre como eles fogem dos predadores. Também não se sabe se as colônias ficam em uma caverna ou se movem para outras. Este morcego usa ecolocalização.

Morcego Kitti
Morcego Kitti 

Evolução

Não temos absolutamente nenhum registro fóssil em todo o morcego-de-nariz-de-Kitti, o que torna muito difícil entender completamente qual foi o processo de evolução para eles. Eles têm alguns pontos em comum com várias formas de espécies de morcegos por aí. Isso é muito interessante para os especialistas, pois pode indicar áreas onde esses morcegos únicos se ramificaram do resto deles.

Comportamento

A maioria das espécies de morcegos forma colônias extremamente grandes. No entanto, Hog – Nariz Morcego do Kitti não faz isso. A maior de suas colônias tem  de 100 a 500 membros. A maioria deles tem muito menos e, em alguns casos, existem apenas cerca de 10 deles. O interessante é que todos eles usam ecolocalização. No entanto, eles têm usos ligeiramente diferentes, como subculturas em um ambiente maior.

Dieta e hábitos alimentares

O fato de o morcego de nariz de porco do Kitti viver muito perto da água significa que eles geralmente são capazes de encontrar muitos insetos que podem comer. As moscas estão em alta oferta nessa área e compõem a maior parte da dieta. Eles também consomem muitos tipos de aranhas. O interessante é que o morcego-de-nariz-de-Kitti não costuma parar para comer. Eles normalmente o fazem enquanto ainda estão em vôo.

Isso lhes dá o elemento surpresa ao longo do caminho. Há momentos em que essa espécie de morcego é vista empoleirada e comendo, mas não é a situação normal que você encontrará. Eles são capazes de pegar suas presas em suas bocas em voo ou segurá-las com o rabo até parar. Existem inúmeras árvores de bambu e teca em seu habitat, e eles são capazes de voar alto acima deles para encontrar suas fontes de alimento.

Reprodução

Acasalamento para o porco-de-Kitti’s – Nosed Bat acontece quando o inverno termina. Na primavera, as fêmeas estão prontas para ter um único filho. Eles são extremamente pequenos quando nascem. Eles serão presos ao corpo da mãe pela cintura, mesmo quando ela estiver se alimentando. Quando ficarem muito grandes, começarão a ser deixados no poleiro. Pode demorar vários meses até que suas asas estejam maduras o suficiente para voar e encontrar sua própria comida.

O Hog – Nariz Morcego do Kitti foi uma taxa muito lenta ou produziu novos filhos, e este é um problema sério para o futuro deles. Os especialistas estão tentando descobrir mais sobre a idade em que esses morcegos amadurecem, rituais de acasalamento e muito mais, para que possam tentar fazer com que eles se reproduzam mais rapidamente em cativeiro. No entanto, é difícil estudá-los no ambiente natural. Por serem tão pequenos, também é difícil dizer quem é maduro para o acasalamento e quem ainda é jovem demais.

Morcego Kitti
Morcego Kitti

Predadores

Devido ao pequeno tamanho do morcego-de-nariz-de-Kitti, existem muitos predadores diferentes que eles precisam tentar evitar. Isso inclui pássaros, cobras, esquilos e gatos.

Os humanos tendem a capturar o morcego de nariz de porco de Kitti, pois são fascinados por seu tamanho pequeno. Eles não têm medo deles, como em tantos tipos diferentes de espécies de morcegos. Os seres humanos foram associados à exposição do ambiente natural dessas criaturas a diferentes produtos químicos e bactérias. Como resultado, um grande número deles foi eliminado em pouco tempo.

Quando os humanos exploram o ambiente natural desses morcegos, isso também lhes causa muito estresse e confusão. Quando isso acontece, eles podem não comer e podem não acasalar. Existem monges nessas regiões da Tailândia que vão para os locais onde o Hog – Nosed Bat do Kitti vive. Eles meditam lá sem perceber os problemas que estão criando para essas criaturas delicadas.

Fatos surpreendentes sobre o bastão de nariz de porco do Kitti

  • O morcego com nariz de porco do Kitti é o menor mamífero do mundo em comprimento;
  • Eles são chamados de morcegos zangões devido ao seu tamanho minúsculo;
  • Este pequeno morcego é nativo da Tailândia e da Birmânia, onde vive em cavernas de calcário ao longo dos rios;
  • Uma colônia desses morcegos pode muito amplamente, variando de 10 a 500 indivíduos;
  • Muito pouco se sabe sobre a população desses pequenos mamíferos na Birmânia, mas na Tailândia acredita-se que eles estejam em risco de extinção;
  • Eles estão ameaçados pela perturbação e perda de habitat da extração de calcário;
  • Esses morcegos são crepusculares – o que significa que são ativos ao amanhecer e ao anoitecer.
  • Como outros morcegos, os morcegos de nariz de porco de Kitti usam a ecolocalização para navegar durante o vôo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *