Home / Informações / Mexilhão Receita: Como Fazer e Como Limpar

Mexilhão Receita: Como Fazer e Como Limpar

Os mexilhões são um dos melhores itens de frutos do mar que você pode cozinhar para impressionar os convidados do jantar; no entanto, o pequeno segredo que o servidor do seu restaurante provavelmente nunca mencionará é que eles também são os mais fáceis. Embora os mexilhões sejam um prato essencial nos menus de restaurantes e bares em todo o mundo, popular por seu sabor e versatilidade leve e versátil, esses moluscos são frequentemente deixados de fora da equação da culinária caseira.

No entanto, os mexilhões são uma opção incrível, mesmo para os mais inexperientes chefs e cozinheiros de marisco, pois são acessíveis, extremamente fáceis de preparar e resultam em um prato satisfatório e impressionante para servir a amigos e familiares. Enquanto a preparação de um lote perfeito de mexilhões pode parecer intimidante no início, depois de prepará-los uma ou duas vezes, você estará cozinhando esse marisco pouco exigente nos próximos anos, sem a necessidade de uma receita ou guia.

Mexilhão Receita
Mexilhão Receita

Quando comprar?

A alta temporada dos mexilhões é de outubro a março, embora possam ser encontrados o ano todo. A maioria dos mexilhões que você encontra na mercearia ou no mercado de peixes é de criação.

Isso ocorre porque, como ostras, mexilhões são comedores indiscriminados; mantê-los fora de águas poluídas é essencial para garantir que eles sejam seguros para comer. Felizmente, diferentemente de muitos frutos do mar, os mexilhões são benéficos para o meio ambiente – a agricultura de mexilhões pode realmente ajudar a limpar as águas sujas.

Vendidos pré cozidos

Os mexilhões, como muitos mariscos, são vendidos e cozidos ao vivo porque, quando morrem, estragam-se muito rapidamente. Na mercearia ou no mercado de peixes, você deve procurar mexilhões vendidos no gelo e com casca brilhante e aparência úmida.

Uma casca maçante é uma indicação de que o mexilhão pode ter morrido. Você também deve garantir que as cascas estejam bem fechadas e sem lascas, pois essas são mais indicações de frescura. Você provavelmente encontrará mexilhões pretos e azuis em seu mercado local – essas são as variedades que crescem abundantemente nos oceanos Atlântico e Pacífico. Mexilhões pretos são um pouco maiores e demoram um pouco mais para cozinhar.

Mexilhões de lábios

Os mexilhões de lábios verdes da Nova Zelândia crescem exclusivamente na Nova Zelândia, você nunca vai adivinhar, mas são exportados para todo o mundo. Eles são maiores e mais carnudos que as variedades azul e preto e têm um sabor mais suave.

Vinte a 50% do peso de um saco de mexilhões é de casca, dependendo do tipo de mexilhão, da estação e da maneira como os mexilhões foram cultivados. Para uma porção de mexilhões do tamanho de uma refeição, compre cerca de meio quilo, com conchas, por pessoa. Se você estiver servindo o prato como aperitivo, reduza para metade. Embora eles sejam altamente perecíveis, os mexilhões podem ser armazenados alguns dias na geladeira antes do tempo.

Como limpar e debear mexilhões?

A maioria dos mexilhões que você encontra disponíveis são criados em fazendas, o que é uma boa notícia quando se trata de limpá-los. Mexilhões selvagens podem estar cheios de areia e detritos; mexilhões criados em fazendas chegam bem limpos. Ainda assim, você vai querer lavá-los. Coloque os mexilhões em uma peneira na pia e passe água sobre eles, usando as mãos ou uma escova limpa para limpar detritos como algas, areia, cracas ou manchas de lama que possam estar na concha.

Se você encontrar mexilhões com conchas abertas, bata levemente esse mexilhão na lateral da pia. Se o mexilhão fechar novamente em resposta a essa turbulência, ele estará vivo. Se não se mover, descarte-o. A “barba” de um mexilhão é o amontoado de fibras semelhantes a cabelos que brotam da casca. Muitas vezes, mexilhões criados em fazendas ficam desbotados, mas mesmo assim você deve verificar se não existem alguns traquinas.

Para remover a barba dos mexilhões, segure-a com o polegar e o indicador e puxe-a em direção à dobradiça da concha do mexilhão. Você também pode usar uma faca para raspar suavemente a barba. Depois que seus mexilhões estiverem limpos e descascados, eles estarão prontos para cozinhar e comer.

Molho de vinho

Experimente-as em um molho de vinho branco , com pão duro coberto de aioli mergulhado sem parar no molho. Ou experimente este aperitivo que os combina com manteiga de alho. Mexilhões também são grandes em um molho de tomate, com açafrão, ou em um molho herbácea da salsa e alho.

O sabor suave do marisco os torna o paladar perfeito para uma variedade de sabores – nunca esqueça o pão para mergulhar. É secretamente a melhor parte. De forma mais resumida:

  1. Enxague e mexa mexilhões em água fria corrente fresca. Mexilhões naturalmente abrem e fecham suas conchas quando estão fora d’água. Para todos os mexilhões que não fecham após a lavagem, bata nas conchas ou aperte-os levemente enquanto estiver novamente sob a água. Para qualquer mexilhão que ainda não feche, jogue-o fora.
  2. Coloque bastante líquido em uma panela vazia para cobrir o fundo.
  3. Ligue o elemento para alto.
  4. Adicione os mexilhões à panela e cubra com a tampa. Mantenha a temperatura alta.
  5. O cozimento leva de 5 a 7 minutos, dependendo da força do calor, da quantidade de líquido que você usa e da quantidade de mexilhões.
  6. Quando o vapor sai de debaixo da tampa da panela por 15 segundos, eles estão prontos!
  7. Deixe descansar 1 minuto e, em seguida, incline o conteúdo em uma tigela e sirva com um pouco de pão fresco para mergulhar no caldo maravilhoso – é simples assim!

Conclusão

Verifique se há mexilhões abertos e toque-os. Se eles não fecharem imediatamente, isso significa que eles estão mortos e não devem ser comidos. Certifique-se de descartá-los imediatamente. Deixe os mexilhões descansarem em uma tigela de água fria por 10 a 15 minutos para incentivá-los a expulsar qualquer sujeira ou areia do interior. A limpeza de frutos do mar em geral pode ser intimidadora, mas se esquivar dele irá mantê-lo longe das melhores receitas que a vida tem para oferecer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *