Home / Informações / Massarongo do Senegal

Massarongo do Senegal

Nome Científico e Classificação

O massarongo do Senegal (Poicephalus senegalus), pertence à ordem Psittaciformes e à família Psittacidae. Logo abaixo foram selecionadas as principais características dessa ave. Confira!

Identificação

O massarongo do senegal tem predominantemente a cor verde, a cabeça cinzenta e a parte inferior das asas amarela. O bico tem coloração preta, a cor dos olhos muda de acordo com a idade, as crias têm a íris — a parte mais visível e colorida do olho, na coloração acinzentada, já os animais adultos as têm amarelada. O seu tamanho é relativamente pequeno, com aproximadamente 23 cm, o peso varia entre os 120 a 150 kg.

Massarongo do Senegal
Massarongo do Senegal

Nomeação

O massarongo do senegal também é conhecido como guiné bissau e periquito da guiné.

Hábitos

A massarongo do senegal tem hábitos diurnos.

Vida social

Vive mais em casal, é sociável fora da época de reprodução. É uma espécie sedentária, porém realiza deslocações para áreas mais úmidas.

Reprodução

O massarongo do senegal é uma ave ovípara, põe em média de 2 a 4 ovos, a incubação ocorre com aproximadamente 25 dias. A nificação (formação dos ninhos) ocorre em cavidades dos troncos mais largos das árvores do seu habitat. Após o nascimento os filhotes permanecem no ninho por 9 semanas, tornam-se independentes dos seus progenitores a partir das 12 semanas de vida e atingem a maturidade sexual entre os 2 e 3 anos de idade.

A época de reprodução variará de acordo com a localização. Em áreas mais úmidas, essa época pode ser estendida. Na região da gâmbia e o rio senegal, a produção dos ovos ocorre no geral nos meses de abril, fevereiro, maio, agosto, setembro e novembro. Nas áreas mais secas, como o Mali, ocorre nos meses de maio e outubro, essa escassez é em decorrência das chuvas frequentes.

Massarongo do Senegal Reprodução
Massarongo do Senegal Reprodução

Distribuição geográfica

Habita quase toda a região centro noroeste da África, nas regiões de Benim, Burkina, Camarões, Centro Africana, Costa do Marfim, Gâmbia, Nigéria, nas savanas arborizadas e terrenos agrícolas arborizados.

Conservação

A conservação do massarongo do senegal encontra-se pouco preocupante, de acordo com os dados da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Porém, é alvo de captura intensa para o comércio ilegal de aves exóticas. L Essas informações também estão incluídas no CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Massarongo do Senegal Conservação
Massarongo do Senegal Conservação

Dimorfismo sexual

Não é possível diferenciar os machos e as fêmeas a partir de suas características externas. Detectável apenas através do exame de DNA.

Tempo de vida

A sua expectativa de vida é de 30 a 50 anos.

Silencioso

O massarongo do senegal é uma ave silenciosa, se comparado a outras aves, também não é muito dispendioso. O seu tamanho é relativamente pequeno, esse fato pode torná-lo uma ave pouco cobiçada pelos demais.

Poicephalus senegalus
Poicephalus senegalus

Estressado

Essa ave requer muita atenção, caso se sinta marginalizada ou abandonada tende a estressar-se e ter um comportamento estranho. Costuma distanciar-se das pessoas, fica quieta no seu poleiro e foge para os cantos e no chão da gaiola.

Alimentação

É uma ave frugívora/granívora. Os frugívoros alimentam-se principalmente com frutas, legumes e verduras.  Já os granívoros alimentam-se de grãos ou sementes. A sua refeição é feita aos pares, mas também em pequenos bandos de até 20 aves. É considerado um dos papagaios mais silenciosos. Abaixo os alimentos mais indicados para a sua ingestão, contudo, certifique-se de que foram bem lavados antes de oferecê-los.

Massarongo do Senegal Alimentação
Massarongo do Senegal Alimentação
  • Frutas: banana, maça, manga, laranja lima, uva, mamão, melancia, maracujá, goiaba vermelha.
  • Legumes e tubérculos: jiló, beterraba, pimentão, pimenta, cenoura, tomate, milho verde, berinjela, pepino.
  • Verduras: rúcula, almeirão, couve, couve- flor, espinafre, brócolis, chicória.

Caso queira essa ave, leve em consideração os seguintes critérios em relação ao espaço ideal para hospedá-la:

Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.

Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola.

Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.

Medidas ideais

A gaiola deve ter 65 cm de largura, 60 cm de profundidade e 1,80 metros de altura. O viveiro deve ter 65 de largura, 60 de profundidade e 1,80 metros de altura.

Materiais para a gaiola

Deve ser confeccionada com material de aço e em formato retangular, isso permitirá que a ave reconheça o espaço. Receber tratamento antiferrugem e ser pintada com tintas de alta resistência, assim não lascará com facilidade. Além disso, deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação.

Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto. Os poleiros com ação “lixa unha” são relevantes para manter a unha e o bico aparado e a ajudará na prevenção de doenças, como a artrite. Assegure-se também que nenhum objeto da gaiola contenha chumbo, pois se ingeridos podem causar graves problemas à saúde.

Criar Massarongo do Senegal
Criar Massarongo do Senegal

Atente-se também para os seguintes sinais:

Boa saúde

Bico, unhas e pés sem escamação; Penas lisas e brilhantes; Narinas secas; Come e bebe durante o dia; Emite sons; Ativa, alerta e sociável;

Alerta

Penas opacas e quebradiças; Equilibrando-se em um pé só; Encolhido no fundo da gaiola; Descamação do bico e pés; Sonolência excessiva; Olhos vermelhos ou inchados; Secreção ocular ou nasal; Perda de apetite e peso; Fezes com coloração atípica.

Massarongo do Senegal
Massarongo do Senegal

Antes de buscar adquirir um papagaio massarongo do senegal faça as seguintes perguntas:

1 – Eu tenho um local adequado para esta ave?

2 – Vou fornecer um ambiente seguro e confortável a ela?

3 – Tenho tempo suficiente para me dedicar a ela?

4 – Os sons naturais desta ave serão aceitos pela minha família e vizinhos?

5 – Sou responsável e vou conseguir prestar cuidados básicos diários à ela?

E aí, gostou desse artigo sobre a ave massarongo do senegal? Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Se quiser receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Quero pedir uma última coisa, tá bom? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?

Aproveite! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *