Home / Informações / Lanternshark Anão: Curiosidades, Habitat e Fotos

Lanternshark Anão: Curiosidades, Habitat e Fotos

  • Nome comum: Tubarão-lanterna anão 
  • Nome científico:  Etmopterus perryi
  • Tamanho: 16-19cm
  • Encontrado em: Águas profundas a cerca de 500m de profundidade na costa da  Venezuela e Colômbia.

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) classificou o tubarão-lanterna anão como ‘deficiente em dados’. Isso significa que não há dados suficientes disponíveis sobre esta espécie para fazer uma avaliação adequada de seu status.

Sempre que você ouve falar de tubarões, imagina um predador devorador de homens pronto para mordê-lo a qualquer momento. Mas os tubarões raramente vêm à superfície, a menos que estejam com fome, e você não pode culpá-los por dar uma mordida no que lhes parece um bufê completo.

Mas nem todos os peixes têm a liberdade de vir à superfície. Alguns preferem o ambiente em que nasceram. O oceano é bastante vasto e inexplorado, e enquanto alcançamos o espaço sideral, os mistérios sob nossos pés ainda nos iludem. Um dos moradores pertence à família dos tubarões dogfish e raramente é visto fora de seu ambiente. Este é o lanternshark anão. Vamos dar uma olhada em alguns fatos interessantes sobre lanternas anãs.

O Lantern Shark também é conhecido como lanterna de barriga de veludo ou tubarão de barriga de veludo. Com apenas 18 polegadas de comprimento, é uma das menores espécies de tubarões do mundo e vive nas águas profundas entre profundidades de 660 a 8000 pés. Exceto pela barriga, a maioria do corpo é de cor marrom. É uma espécie de tubarão bastante robusta, com focinho longo e plano e cauda fina.

Lanternshark Anão
Lanternshark Anão 

Classificação

O anão lanterna-tubarão é a menor espécie da família dos tubarões-cães ‘etmopteridae’, presente apenas nas encostas continentais superiores da Colômbia e Venezuela. Seu nome científico é Etmopterus perryi , em homenagem ao famoso perito em tubarões Perry Gilbert. Foi descoberto em 1964.

Tubarão de barriga de veludo

Seu nome vem da barriga preta de “veludo”, que é bioluminescente . Existem fotóforos emissores de luz em sua barriga que produzem a luz. Essa luz fornece ao tubarão uma camuflagem incomum de predadores.

Os tubarões-lanterna são ovovíparos. Isso significa que os filhotes nascem dos ovos no corpo da mãe e são nutridos por um saco vitelino até o nascimento. Os tubarões jovens são bioluminescentes antes de nascerem, porque o saco vitelino é fluorescente antes mesmo da formação de fotóforos. Acredita-se que isso ocorra porque os materiais luminescentes são transferidos para a prole da mãe. Os tubarões-lanterna recém-nascidos têm apenas 12 a 14 cm de comprimento. O corpo do recém-nascido tem 80% de luminância ao nascer, mas diminui à medida que cresce.

Dieta

Sua dieta principal consiste em krill, camarão, zooplâncton e peixes menores.

Reprodução

O anão lanterna se reproduz por viviparidade aplacental, dando à luz 2 a 3 filhotes de cada vez. Com essa baixa taxa de reprodução, nada se sabe sobre a escassez de peixes, pois eles vivem no fundo do mar e raramente são vistos.

Fatos do Tubarão Lanterna Anão:

O tubarão-lanterna anão é a menor das sete espécies conhecidas de tubarões-lanterna. Pertence à família dogfish. O tubarão lanterna anão foi descoberto recentemente (em 1964). Este tubarão pode ser encontrado apenas no mar do Caribe. Ele vive em uma profundidade de 1000 a 1500 pés perto da costa da América do Sul. Devido ao seu pequeno tamanho, os tubarões-anão não são alvo de pescadores. No entanto, muitas vezes acabam presos nas redes de pesca como resultado de capturas acessórias (capturadas acidentalmente). O número exato de tubarões-anão remanescentes na natureza é desconhecido.

15 Curiosidades sobre tubarão-lanterna anão:

  1. O tubarão lanterna anão é o menor tubarão do mundo. Geralmente cresce 6 polegadas de comprimento e tem 0,5 onças de peso. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.
  2. Os tubarões-lanterna anão são de cor marrom escuro. O lado ventral do corpo é coberto com manchas pretas. A linha preta se estende ao longo do lado dorsal do corpo.
  3. Os tubarões-anão têm cabeça longa e achatada, que geralmente ocupa um terço do corpo. Devido à vida na escuridão quase completa, os tubarões-lanterna anão têm olhos grandes e alongados que facilitam a visualização dos objetos ao redor.
  4. O tubarão lanterna anão tem tronco curto, barbatana dorsal grande coberta com espinhos ranhurados e barbatana caudal curta. A barbatana anal está ausente.
  5. Os dentes do tubarão-lanterna anão são projetados para cortar e fatiar. Existem 20 a 23 linhas de dentes na mandíbula superior e 30 a 34 linhas de dentes na mandíbula inferior.
  6. O tubarão-lanterna anão possui 5 pequenas fendas branquiais na parte lateral do corpo.
  7. A pele do tubarão-lanterna anão é coberta por escamas finas, em forma de V, dispostas aleatoriamente, chamadas dentículos dérmicos.
  8. O tubarão lanterna anão é um carnívoro (comedor de carne). Sua dieta consiste em crustáceos em miniatura, chamados krill.
  9. O tubarão-lanterna anão tem esse nome porque é pequeno (anão) e capaz de brilhar no escuro (lanterna).
  10. Como muitas criaturas do fundo do mar, os tubarões-lanterna anões têm propriedades bioluminescentes. Eles possuem fotóforo, órgão que emite luz, localizado na parte inferior do corpo (na barriga e nas barbatanas).
  11. O tubarão lanterna anão produz luz para atrair as presas e tornar-se invisível para os predadores que nadam abaixo delas (a barriga brilhante mascara a silhueta do tubarão ao olhar de baixo).
  12. Os tubarões-lanterna anão são frequentemente atacados por parasitas, o que diminui a vida útil dessas criaturas.
  13. A maturidade sexual dos tubarões-anão depende do comprimento do corpo. Os machos ficam prontos para se reproduzir quando atingem um comprimento de 6,3 a 6,9 polegadas. As fêmeas começam a acasalar quando atingem um comprimento de 6,1 polegadas.
  14. Tubarões-anão-lanterna têm fertilização interna. A mulher dá à luz 2 a 3 bebês após a gestação, que dura menos de um ano. Os tubarões jovens têm entre 2,2 e 2,4 polegadas de comprimento ao nascer.
  15. Tempo de vida do tubarão lanterna anão é desconhecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *