Home / Informações / Javali Selvagem: Características e Curiosidades

Javali Selvagem: Características e Curiosidades

Muito tem se falado nos últimos anos sobre a preservação da fauna e flora, tanto mundial quanto nacional, e por conta disso os holofotes estão muito voltados para os nossos recursos naturais.

Principalmente agora em um momento onde a amazônia, conhecida como pulmão do planeta esteve sob ação de um grande incêndio, fazendo com que a preocupação fosse ainda maior por conta da grande perda de várias espécies de plantas e animais.

E falando em espécies de animais, vamos falar um pouco sobre um animal que poucos sabem que existe no brasil, e que é muito conhecido por conta de um clássico do cinema mundial, estamos falando justamente do javali selvagem. Então se você quer saber mais sobre o javali selvagem, desde sua origem até curiosidades sobre ele, então vem com a gente!

Javali Selvagem
Javali Selvagem

Javali Selvagem

O javali selvagem pode ser conhecido por diversos nomes dependendo de onde ele se encontra, conhecido como javardo, porco-bravo, porco-montês e porco-monteiro, o javali é um animal artiodáctilo, ou seja, têm um número par de dedos em suas patas.

O javali não é um animal que está em risco de extinção, por isso ele está presente em diversas parte do mundo, ou seja, sua presença geográfica é bastante extensa, aparecendo nas Ilhas Sonda, África do Norte, América do Sul e Europa, de onde é nativo. E assim como outros animais que já falamos aqui, o javali selvagem também conta com diversas subespécies, e as mais conhecidas são o javali-europeu e o javali doméstico.

O javali-europeu ganhou bastante destaque pelo aparecimento em diversas partes do mapa, inclusive no Brasil, assunto que trataremos detalhadamente a frente. E o porco doméstico, como o nome diz, não é o conhecido animalzinho pet, esse nome é dado ao porco que utilizamos no Brasil para fins de alimentação.

Habitat

Como já falamos, os javalis são animais com uma vasta distribuição geográfica, o que aparentemente pode gerar o questionamento sobre a diversidade do seu habitat, porém independe do local no globo seus hábitos e rotinas não mudam muito.

O javali selvagem tem como habitat característico bosques e florestas, onde idealmente tenham vários arbustos para que eles possam se esconder, principalmente em momentos de caça, seja do homem ou de predadores.

Porém é conhecido que eles também circulam por ambientes abertos durante a noite, onde se sentem mais confortáveis para estar em lugares sem muita proteção. Em resumo, independe da parte do globo, eles preferem bosques temperados até florestas tropicais. Além disso, é bom deixar claro que você não encontrará esse animal em áreas desérticas ou em altas montanhas.

Características Básicas

Como já chegamos a citar, o javali selvagem é um animal artiodátilo, ou seja, ele é um mamífero que tem quatro dedos nas patas, assim como boi, girafas e camelos.

Outra característica marcante é o seu peso, podendo chegar até os 250 kg quando se trata dos machos e ainda chegando em até 1,80m de comprimento, o que gera bastante perigo, já que são animais extremamente agressivos. Ele é um animal quadrúpede, de pernas curtas e cabeça grande em formato triangular, o torna-o muito fácil de identificar, mesmo com seu corpo bastante peludo.

Alimentação

Em relação a alimentação do javali selvagem não temos muita diferença do que já conhecemos da alimentação dos porcos domésticos ou dos porcos utilizados para alimentação.

O javali é um animal onívoro, o que lhe dá uma alimentação menos restritiva, já que seu organismo está pronto para receber alimentos de diversas origens. Podendo se alimentar desde vegetais como frutas, brotos e raízes, e até minhocas, ovos e pequenos mamíferos.

Caça De Javalis No Brasil

Como falamos anteriormente, vamos falar um pouco sobre a aparição do javali-europeu no Brasil e falar das consequências dessa aparição em um ambiente do qual ele não é nativo.

Por volta do início do século XX o javali-europeu começou a ser introduzido em alguns países da américa do sul para fins de criação, porém por volta de 1990 esses animais começaram a migrar pelas fronteiras e se instalar no Rio Grande do Sul. Além disso, ele começou a procriar com os porcos domésticos e acabou aumentando ainda mais sua população, criando os animais chamados javaporco, um híbrido desses dois animais.

Porém, qual o problema dessa entrada do javali no Brasil? A questão é que por não ser um animal nativo do Brasil, o javali selvagem não tem predadores nas nossas regiões, fazendo com que ele tenha um crescimento descontrolado e desordenado. Além disso ele é um animal que invade plantações atrás de alimento, acabando com toda plantação familiar de pequeno e médio porte, agindo literalmente como uma praga dentro desse meio.

O assunto caça entrou em questão quando os javalis começaram a ser vistos justamente como uma praga, por conta de seus danos e falta de predadores, fazendo assim, o IBAMA liberar a caça desses animais para caçadores cadastrados.

E é importante frisar que a caça se restringe apenas a esse animal, onde o orgão deixa claro e sinaliza para que não haja confusão com outros animais parecidos com o javali-europeu, como é o caso do porco do mato.

Curiosidades

Agora vamos trazer algumas curiosidades sobre o javali selvagem que com certeza você nem imagina.

  1. Falamos aqui que o javali selvagem chega a ter até 250 kg, porém isso não impede que ele consiga correr até 40 km/h, o que o torna muito perigoso por se tratar de um animal muito agressivo.
  2. Os javalis vivem por um período de 2 a 10 anos, tendo um ciclo de vida muito curto, o que mostra que o grande de exemplares se deve muito por conta da reprodução e não longevidade.
  3. O javali é um animal muito ativo durante a noite, chegando a percorrer por volta de 15 km durante a noite/madrugada.
  4. Os javalis, assim como os porcos, não tomam banho de lama por que acham legal, esse comportamento se dá para que eles consigam regular a temperatura corporal e manter os odores corporais durante a época de reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *