Home / Informações / Jaragua Sphaero: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Jaragua Sphaero: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Um dos grandes motivos de fascínio com relação a natureza é como podemos encontrar animais nos mais diversos tamanhos, formatos e cores. É possível se assustar com animais gigantes, como a baleia-azul ou o tubarão-baleia, ou mesmo se surpreender com indivíduos tão pequenos, que provavelmente passariam despercebidos se não fossem os cientistas, como no caso do cavalo-marinho pigmeu ou Jaragua sphaero, de quem vamos falar hoje. 

Características do Jaragua sphaero 

Também conhecido como lagartixa anã de Jaragua ou Sphaerodactylus ariase, essa criatura é considerada o menor réptil do mundo. Bom, pelo menos até o momento. Sabemos que isso pode facilmente mudar de um dia para o outro. 

Ele faz parte da família Sphaerodactylidae.

O indivíduo mede de 16 a 18 milímetros de comprimento, do seu focinho até a base da cauda. Para se ter ideia do seu tamanho, ele cabe, com folga, dentro de uma moeda de 25 centavos dos Estados Unidos, e 5 centavos do Brasil.  

Jaragua Sphaero
Jaragua Sphaero 

Habitat

Acredita-se que esse bichinho esteja localizado exclusivamente no Parque Nacional de Jaragua, no extremo sudoeste da República Dominicana, próximo a Ilha de Beata e em Porto Rico. 

Alimentação

Apesar de ter sido descoberto em 2001, muito pouco se sabe do sphaero, principalmente pelo fato do animal estar em extinção, o que quer dizer que ele é mais difícil de se achar e ser mais amplamente estudado. Mas, como também é uma lagartixa, provavelmente possui a mesma dieta que suas primas maiores, comendo escorpiões, insetos, baratas e aranhas.  

Curiosidades 

  • O sphaero está na lista de menores répteis do mundo juntamente com o S. parthenope, originário das Ilhas Virgens Britânicas. 
  • O animal foi descrito pela primeira vez em dezembro de 2001 na edição do Caribbean Journal of Science pelo biólogo evolucionário, Blair Hedges, da Universidade Estadual da Pensilvânia, e por Richard Thomas, biólogo da Universidade de Porto Rico. 
  • Seu nome é uma homenagem ao herpetologista Yvonne Árias. Ela é a líder da organização dominicana de conservação do Grupo Jaragua e teve um papel fundamental para a proteção ambiental do Parque Nacional Jaragua. 
  • Mal foi descoberto pela ciência e o bicho corre risco extinção. 

Os menores animais do mundo

A lagartixa sphaero não está sozinha na lista de menores animais do mundo. Vamos conhecer os outros integrantes? 

1 – Camaleão brookesia micra 

Camaleão brookesia micra
Camaleão brookesia micra

Considerado um dos menores répteis do mundo, o camaleão brookesia foi descoberto em Madagascar. Mesmo na fase adulta, ele não passa dos dois centímetros de comprimento. Imagina que fofinho. 

2 – Morcego do Bumblebee

Morcego do Bumblebee
Morcego do Bumblebee

Conhecido também como morcego-nariz-de-porco-de-kitti, esse animal é um dos menores mamíferos de que se tem conhecimento. Mede três centímetros de comprimento e pesa apenas duas gramas. Ele gosta de viver em lugares úmidos e escuros, e foi achado na Tailândia. 

O Bumblebee pode dividir essa colocação com o musaranho-pigmeu, que tem o mesmo peso deste indivíduo. Porém, o roedor é um pouco maior, com cerca de seis centímetros. 

3 – Beija-flor abelha 

Beija-flor Abelha
Beija-flor Abelha

Este é considerado o mais pequeno pássaro do planeta. Ele habita regiões de Cuba e chega apenas aos cinco centímetros de envergadura. Consegue bater suas pequeninas asas até 80 vezes por segundo, parecendo um borrão a olho nu.  

Os machos são ainda menores que as fêmeas e tem uma coloração mais esverdeada. Estas têm penas azuis. 

Ele tem um corpo mais gordinho e encorpado que os outros beija-flores.  

4 – Sapo pulga 

Sapo pulga
Sapo pulga

O anfíbio de menor estatura da face da terra é de origem brasileira. O sapo pulga mede algo em torno de dez milímetros. Tem um corpo numa cor dourado vivo. 

Ele foi descoberto em uma área protegida da Mata Atlântica. Sua dieta é composta de pequenas aranhas e abelhas? Então tá bom.  

5 – Cavalo-marinho pigmeu 

Cavalo-marinho pigmeu
Cavalo-marinho pigmeu

E falando nele, o cavalo-marinho pigmeu alcança apenas dois centímetros. Além de ser um dos menores indivíduos que existe nos mares, ele também é conhecido por ser um mestre do disfarce. Tente achá-lo em meio aos corais. É uma tarefa quase impossível. Aliás, para ter sucesso nessa camuflagem ele só habita regiões com essa vegetação na mesma cor do seu corpo, que varia do vermelho, laranja e amarelo. 

6 – Tatu-fada-rosa 

Tatu-fada-rosa
Tatu-fada-rosa

Chamado também de pichiciego-menor, essa criatura é o menor tatu do mundo. Na fase adulta, mal chega aos 10 centímetros de comprimento. Além de pequenino, o bicho é rosa e peludo. 

Ele passa boa parte de sua vida trabalhando em longas escavações debaixo da terra. 

O tatu se alimenta de plantas e pequenos invertebrados. É encontrado na Argentina. 

7 – Tartaruga de Padloper 

Tartaruga de Padloper
Tartaruga de Padloper

Originário da África do Sul, a tartaruga de Padloper chega, no máximo, aos dez centímetros de envergadura. Seu peso também é assustadoramente baixo, cerca de 140 gramas. 

8 – Preguiça Dwarf 

Preguiça Dwarf
Preguiça Dwarf

Habitante do Panamá, a preguiça Dwarf ou pigmeu cabe na palma da mão de um ser humano adulto. O que com certeza deixa o animal com uma aparência muito fofa.

Para se ter ideia do seu tamanho, ele é 40% menor do que seus primos mais crescidinhos. Ambos habitam o mesmo continente. 

9 – Vaca vechur 

Vaca vechur
Vaca vechur

A vaca vechur tem pouco mais de um metro de comprimento e 87 cm de altura. Mas, como já aprendemos, tamanho não é documento. Mesmo sendo menor que suas parentes, ela é muito resistente e pode produzir uma grande quantidade de leite por dia, cerca de três litros. 

10 – Cabra pigmeia 

Cabra Pigmeia
Cabra Pigmeia

Com apenas 58 centímetros de comprimento, a cabra pigmeia é encontrada na África Ocidental. 

11 – Peixe da ilha da Sumatra 

Peixe da ilha da Sumatra
Peixe da ilha da Sumatra

O menor peixe do mundo é avistado na ilha de Sumatra, na Indonésia, como sugere seu nome. Ele mede algo em torno de 7,9 milímetros de comprimento na fase adulta. O indivíduo gosta de águas bem ácidas, cerca de 100 vezes mais que o normal e utiliza suas nadadeiras para agarrar objetos, fazendo-as parecer pequenas mãozinhas. 

12 – Mr. Peebles 

Mr. Peebles
Mr. Peebles

Também tem gato na lista. Mr. Peebles é o menor felino adulto do mundo. Por causa disso ele ficou mundialmente conhecido na internet. Seu peso é de um quilo e o seu tamanho reduzido advém de um defeito genético. 

13 – Serpente cega 

Serpente cega
Serpente cega

A serpente cega é tão pequenina que ela conseguiria passar por dentro de um lápis sem grafite. Tem um comprimento de 1,4 metros. Ela come cupins e formigas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *