Home / Informações / Jaguatirica: Características, Reprodução e Tempo de vida

Jaguatirica: Características, Reprodução e Tempo de vida

O Leopardus pardalis, popularmente conhecido como jaguatirica, nada mais é do que um gato selvagem. É bem distribuído por toda a América Central, América do Sul e México. Também há relatos de aparições de jaguatiricas ao norte do Texas e até mesmo ao leste de Barbados e Trinidad, no Caribe. As jaguatiricas também já foram encontradas de forma regular no extremo sul do Texas e ao norte do México. No sul do Arizona também é possível encontrá-las de forma rara. É uma fera recorrente também no Pantanal do Brasil.

O tamanho da jaguatirica pode variar de 68 cm a até 1 metro de comprimentos, isso sem contar a sua cauda que varia de 26 cm a 45 cm. Seu peso também é bem variado, chegando de 8 a 18 quilos. Porém, já é possível notar algumas espécies destes felinos que podem chegar a tamanhos maiores e pesos bem superiores.

Os pelos das jaguatiricas são lisos e de aparência elegante, sedoso e macio. Suas orelhas são arredondadas assim como a dos gatos domésticos. Suas patas dianteiras costumam ser relativamente maiores que as traseiras.

Curioso para conhecer mais características peculiares sobre as jaguatiricas? Veja no post a seguir mais informações curiosas sobre suas características, reprodução e tempo de vida das jaguatiricas. Confira!

Características Gerais Do Leopardus Pardalis

É bem distribuído por toda a América Central, América do Sul e México. Também há relatos de aparições de jaguatiricas ao norte do Texas e até mesmo ao leste de Barbados e Trinidad, no Caribe.

A jaguatirica é um animal que habita mangues, savanas e densas florestas tropicais. Já o serval habita as áreas montanhosas e savanas precisando sempre de abastecimento de água. A jaguatirica é um animal de hábito noturno, principalmente para caça. É considerado grandes defensores de seus territórios e são vitimas da caça humana por conta de suas belas peles.

A jaguatirica pode chegar a cerca de um metro de comprimento, com uma cauda de até 40 cm. Seu peso pode variar de 18 a até 50 quilos.

Jaguatirica
Jaguatirica

O corpo da jaguatirica é bem esguio, possui suas patas dianteiras maiores que as traseiras, suas orelhas são arredondadas e sua cauda longa.

A jaguatirica possui o apelido de “leopardo anão” por conta de sua pelagem. A pelagem da jaguatirica pode possuir cores marrom avermelhada ou marrom amarelada. Manchas pretas dispostas ao longo de todo o seu corpo em forma de rosetas contornam a jaguatirica. A parte de trás de sua orelha é coberta por uma única mancha de tonalidade branca, enquanto sua cauda é coberta por várias faixas pretas. Nas laterais de seu rosto, na testa e ao redor dos olhos, as jaguatiricas possuem linhas pretas bem acentuadas.

As jaguatiricas utilizam seu afinado olfato como auxilio a suas caças. Se alimentam de gambás, tartarugas, peixes, lagartos, coelhos, caranguejos, sapos e roedores.

As jaguatiricas são animais que ficam ativos de 12 a 14 horas por dia. Descansando durante o dia e iniciando suas atividades um pouco antes do sol se pôr, a fim de atingir o pico durante a noite. Durante dias chuvosos e nublados, não é incomum encontrar jaguatiricas vagando durante o dia, aproveitando para caçar pequenos primatas e aves que possuem o hábito diurno.

Jaguatirica
Jaguatirica

O deslocamento das jaguatiricas é realizado a maioria das vezes durante a noite e de forma mais lenta, através de caminhadas variando de 0,3 a 1,4 km/h. os machos tendem a se deslocar mais do que as fêmeas. Segundo estudos, verificou-se que os machos de locomovem cerca de 7,6 km diariamente, quanto as fêmeas se locomovem apenas 3,8 km. Verificou-se também que durante períodos de dias nublados e, principalmente, em dias de chuvas, este deslocamento tanto das fêmeas quanto dos machos, tendem a diminuir.

Infelizmente, uma das causas mais preocupantes sobre a redução do número de jaguatiricas vem sendo por conta das ações humanas de caça em cima destes animais para o mercado negro. Isso compromete a sobrevivência tanto da jaguatirica na natureza.

Reprodução Das Jaguatiricas

Produzindo descendentes em um período de a cada dois anos, as jaguatiricas podem se acasalar em qualquer época do ano. as jaguatiricas atingem sua maturidade sexual por volta dos 16 a 18 meses de idade. Porém, os machos só conseguem produzir esperma viável para reprodução durante os seus primeiros 30 meses de vida.

As fêmeas podem ter sua primeira ninhada quando chega aos seus 18 a 45 meses de vida. Dando à luz a apenas um filhote por vez, dificilmente ocorrem casos de 2, 3 ou 4 filhotes, mas pode acontecer. As fêmeas podem ovular várias vezes quando em cativeiro, lembrando que em cativeiros em locais em que o clima é temperado, elas podem chegar a ficar sem ovular até 4 meses durante o período de inverno.

O período de ovulação dura de 7 a 10 dias, mas quando acontece a fecundação do óvulo, é reduzido para 5 dias. O período fértil da fêmea de jaguatirica pode acontecer em uma média e 4 a 6 meses. Porém em fêmeas nulíparas ocorre em um período bem menor, podendo acontecer a cada 6 semanas.

Reprodução Das Jaguatiricas
Reprodução Das Jaguatiricas

Sua gestação dura de 79 a 82 dias, chegando ao seu final com um filhote pouco desenvolvido. Ao nascer, o filhote da jaguatirica fica os 3 primeiros meses apenas dentro da toca que geralmente são pequenas cavernas. Após o terceiro mês de idade, o filhote de jaguatirica fica com sua mãe até o seu segundo ano de idade. O fato de a jaguatirica dar um filhote por vez, faz com que a sua produtividade seja considerada bem lenta.

Um filhote de jaguatirica pode nascer pesando cerca de 250 gramas e vai crescendo lentamente, abrindo seus olhos apenas por volta da segunda semana de vida, andando após a terceira semana, e passando a acompanhar sua mãe durante as caças com 4 e 6 semanas.

O filhote de jaguatirica atinge o tamanho adulto apenas quando chega próximo ao seus primeiro 30 meses de idade. Atingindo esta idade, o filhote passa a ser mais independente e começa a ir mais longe de onde nasceu, podendo percorrer até 30 km do local de vivencia enquanto filhote.

Tempo de vida das jaguatiricas

Quando vivem em estado selvagem, as jaguatiricas podem atingir de 7 a 10 anos de idade.

Ameaças a Sobrevivência da Jaguatirica

Hoje, muitas espécies de animais sofrem com a questão de caça para o comercio no mercado negro. Isso não é diferente com a jaguatirica. Por possuir um belo pelo e pele, a jaguatirica é bastante visada no comercio negro para realização de produtos de estética como bolsas, sapatos, casacos e tapetes, por exemplo.

Além da predação humana, no caso da jaguatirica, a destruição de seu habitat é a sua principal ameaça à sobrevivência. No Texas, mais precisamente no norte-americano do sul do Texas, segundo estudos realizados, o número de jaguatiricas diminuiu de 80-120 indivíduos em 1995 para menos de 50 em 2013. Acredita-se que praticamente metade das mortes de jaguatirica foram resultadas de acidentes automobilísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.