Home / Informações / Insetos: Classificações Inferiores, Ordens

Insetos: Classificações Inferiores, Ordens

O que são insetos?

A classe Insecta, ou insetos, são os artrópodes que possuem três pares de pernas, um corpo segmentado dividido em três regiões (cabeça, tórax e abdômen), um par de antenas e, geralmente, asas.

Insetos: Como são classificados?

Os Insetos (Classe Insecta) são divididos em várias ordens. Estes são agrupados em duas sub-classes chamadas de Apterygota (insetos sem asas) e os Pterygota (insetos alados). Além da Classe Insecta existem três outras classes de invertebrados que tem seis patas, estas três classes são conhecidas como hexápodes não insetos.

Insetos: Diversidade de espécies

Estimativas sobre o número total de espécies de insetos variam consideravelmente. Globalmente, as médias dessas estimativas sugerem que existem cerca de 1,5 milhão de espécies de Hemipteras e 5,5 milhões de espécies de outros insetos, com cerca de 1 milhão de espécies de insetos atualmente encontradas e descritas.

Como apenas cerca de 20.000 novas espécies de todos os organismos são descritas a cada ano, a maioria das espécies de insetos pode permanecer sem descrição, a menos que a taxa de descrições de espécies aumente bastante. Das 29 ordens de insetos, quatro dominam em termos de números de espécies descritas. Pelo menos 670.000 espécies identificadas pertencem a Diptera, Hymenoptera e Lepidoptera.

Quais os principais representantes de cada ordem de insetos?

A familiaridade com as vinte e nove ordens de insetos é a chave para identificar e entender os insetos. Neste artigo, descrevemos as ordens dos insetos começando com os insetos sem asas mais primitivos e terminando com os grupos de insetos que sofreram a maior mudança evolutiva. A maioria dos nomes de ordem de insetos termina em ptera, que vem da palavra grega pteron, que significa asa.

Insetos
Insetos
  • Ordem Thysanura: O silverfish e traças são encontrados na ordem Thysanura. Eles são insetos sem asas, muitas vezes encontrados em sótãos das pessoas, e tem uma vida útil de vários anos. Existem cerca de 600 espécies em todo o mundo.
  • Ordem Diplura: Os dipluranos são as espécies de insetos mais primitivos, sem olhos nem asas. Eles tem a habilidade incomum entre os insetos para regenerar partes do corpo. Existem mais de 400 membros da ordem Diplura no mundo.
  • Ordem Plotura: Outro grupo muito primitivo, os proturanos não tem olhos, nem antenas, nem asas. Eles são incomuns, com talvez menos de 100 espécies conhecidas.
  • Ordem Collembola: A ordem Collembola inclui os colêmbolos, insetos primitivos sem asas. Existem aproximadamente 2.000 espécies de Collembola em todo o mundo.
  • Ordem Odonata: A ordem Odonata inclui libélulas, que sofrem metamorfose incompleta. Eles são predadores de outros insetos, mesmo em seu estágio imaturo. Existem cerca de 5.000 espécies na ordem Odonata.
Ordem Odonata
Ordem Odonata
  • Ordem Plecoptera: As moscas da ordem Plecoptera são aquáticas e sofrem metamorfoses incompletas. As ninfas vivem sob rochas em riachos bem corridos. Os adultos são geralmente vistos no chão ao longo das margens do córrego e do rio. Existem cerca de 3.000 espécies neste grupo.
  • Ordem Grylloblatodea: Às vezes referido como “fósseis vivos”, os insetos da ordem Grylloblatodea mudaram pouco de seus antigos ancestrais. Esta ordem é a menor de todas as ordens de insetos, com talvez apenas 25 espécies conhecidas vivendo hoje. Vivem em altitudes acima de 450 metros e são comumente chamados de insetos de gelo ou rastreadores de rochas.
  • Ordem Orthoptera: Estes são insetos familiares – gafanhotos e grilos – e uma das maiores ordens de insetos herbívoros. Muitas espécies na ordem Orthoptera podem produzir e detectar sons. Aproximadamente 20.000 espécies existem neste grupo.
  • A ordem Phasmida são mestres da camuflagem – bicho-pau. Eles sofrem metamorfose incompleta e se alimentam de folhas. Existem cerca de 3.000 insetos nesse grupo, mas apenas uma pequena fração desse número são insetos foliares. Os bicho-pau são os insetos mais longos no mundo.
ordem Phasmida
ordem Phasmida
  • Ordem Dermaptera: Esta ordem é dos insetos conhecidos popularmente como tesourinhas, um inseto facilmente reconhecido que frequentemente tem pinças no final do abdômen. Muitas tesourinhas são catadores, comendo matéria vegetal e animal. A ordem Dermaptera inclui menos de 2.000 espécies.
  • A ordem Embioptera é outra ordem antiga com poucas espécies, talvez apenas 200 no mundo inteiro. Os embiídeos tem glândulas de seda em suas patas dianteiras e tecem ninhos sob folhas e em túneis onde vivem. Os embiídeos vivem em climas tropicais ou subtropicais.
  • A ordem Dictyoptera: É uma superordem de insetos, com duas ordens de insetos polyneópteros – os cupins e as baratas (ordem Blattodea) juntamente com louva-a-deus (ordem Mantodea). Ambos os grupos tem antenas longas e segmentadas, e forragens de couro presas firmemente nas costas. Eles passam por metamorfose incompleta. Em todo o mundo, existem aproximadamente 6.000 espécies nesta ordem, a maioria vivendo em regiões tropicais.
  • Ordem Zoraptera: Os cupins se alimentam de madeira e são importantes decompositores nos ecossistemas florestais. Eles também se alimentam de produtos de madeira, e são considerados pragas pela destruição que causam às estruturas feitas pelo homem. Existem entre 2.000 e 3.000 espécies nesta ordem.
Ordem Zoraptera
Ordem Zoraptera
  • Ordem Psocoptera: Piolhos da casca de algas, líquens e fungos em lugares úmidos e escuros. Piolhos de livros frequentes habitações humanas, onde se alimentam de pasta de livros e grãos. Eles passam por metamorfose incompleta. Os entomologistas nomearam cerca de 3.200 espécies na ordem Psocoptera.
  • Ordem Mallophaga: Piolhos picadores são ectoparasitas que se alimentam de pássaros e alguns mamíferos. Existem cerca de 3.000 espécies na ordem Mallophaga, todas com metamorfose incompleta.
  • A ordem Siphunculata são os piolhos sugadores, que se alimentam do sangue fresco de mamíferos. Seus aparelhos bucais são adaptados para sugar ou extrair sangue. Existem apenas cerca de 500 espécies de piolhos sugadores.
  • Ordem Hemiptera: A maioria dos entomologistas usa o termo para se referir à ordem Hemiptera como os insetos verdadeiros, que incluem cigarras, pulgões e cigarrinhas e outros. Este é um grande grupo de mais de 70.000 espécies ao redor do mundo.
  • Os tripés (vermes de madeira) da ordem Thysanoptera são pequenos insetos que se alimentam de tecido vegetal. Muitos são considerados pragas agrícolas por esse motivo. Alguns tripes também atacam outros pequenos insetos. Esta ordem contém cerca de 5.000 espécies.
ordem Thysanoptera
ordem Thysanoptera
  • Ordem de Crisopídeos: esse grupo inclui também uma variedade de outros insetos: bicho lixeiro, formiga leão. Insetos na ordem Neuroptera sofrem metamorfose completa. Em todo o mundo, existem mais de 5.500 espécies neste grupo.
  • Ordem Mecoptera: Esta ordem incluem insetos que vivem em habitats úmidos e arborizados. São onívoros em suas formas larval e adulta. A larva é parecida com uma lagarta. Existem menos de 500 espécies descritas na ordem Mecoptera.
  • Ordem Shiphonaptera: Os amantes do animal de estimação temem insetos na ordem Siphonaptera – as pulgas. As pulgas são ectoparasitas sugadores de sangue que se alimentam de mamíferos e raramente de aves. Existem bem mais de 2.000 espécies de pulgas no mundo.
  • Ordem Strepsiptera: Insetos neste grupo são parasitas de outros insetos, particularmente abelhas, gafanhotos e os verdadeiros insetos. O imaturo Strepsiptera está à espreita em uma flor e penetra rapidamente em qualquer inseto hospedeiro que venha junto. Os strepsiptera sofrem metamorfose completa e pupam dentro do corpo do inseto hospedeiro.
Ordem Strepsiptera
Ordem Strepsiptera
  • Ordem Diptera: é uma das maiores ordens, com quase 100.000 insetos identificados. Estas são as verdadeiras moscas e mosquitos. Os insetos neste grupo modificaram a estrutura da asa que são usados para equilíbrio durante o vôo. As asas dianteiras funcionam como as hélices para voar.
  • Ordem Lepidoptera: As borboletas e mariposas da ordem Lepidoptera compõem o segundo maior grupo da classe Insecta. Estes insetos bem conhecidos tem asas escamosas com cores e padrões interessantes. Muitas vezes você pode identificar um inseto nesta ordem apenas pela forma e cor da asa.
  • Ordem Trichoptera: os tricópterossão noturnos quando adultos e aquáticos quando jovens. Os insetos adultos tem pêlos sedosos em suas asas e corpo, o que é uma chave para identificar um membro Trichoptera. Eles também fazem casulos a partir da seda e outros materiais que eles carregam e usam para proteção.
  • A ordem Hymenoptera inclui muitos dos insetos mais comuns – formigas, abelhas e vespas. Esta é a terceira maior ordem de insetos com pouco mais de 100.000 espécies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.