Home / Informações / Hamster Roborovski

Hamster Roborovski

De origem asiática e dono de uma personalidade especial, o hamster roborovski é conhecido por ser uma das menores espécies de hamster. Apesar de ser um animal de estimação muito comum nos mais diversos países, sua criação é proibida no Brasil.

Classificação

Nome científico: Phodopus roborovskii

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidae
Subfamília: Cricetinae

Hamster Roborovski
Hamster Roborovski

Distribuição Geográfica e Habitat

O hamster roborovski está distribuído em desertos na Mongólia, Cazaquistão, Rússia e China.

Vivem em desertos arenosos com pouca vegetação, evitando áreas onde o solo é argiloso ou coberto com densa vegetação

Características Físicas do Hamster Roborovski 

O hamster roborovski é caracterizado pelo seu pequeno tamanho, atingindo no máximo 5 cm de comprimento e um peso de até 25 gramas.

É coberto por pelagem de tom arenoso, com uma área branca na barriga. Diferente dos outros membros do gênero, não existe a presença de uma linha dorsal, porém apresenta uma linha branca na parte da sobrancelha.

Hamster Roborovski
Hamster Roborovski

É um dos hamsters mais velozes da família e vive em média 3 anos, mas em cativeiro pode chegar até os 5 anos.

Características Sociais e Alimentação

Em geral, todas as espécies de hamsters são conhecidas por apresentarem hábitos noturnos, não sendo diferente com essa espécie que iniciam suas atividades apenas ao cair da noite.

Na natureza são animais solitários, porém em cativeiro costumam viver de forma pacífica com outros hamsters da mesma espécie, desde que a gaiola apresente tamanho suficiente para todos.

Constroem suas próprias tocas, que chegam a medir 90 cm de profundidade, com diversos túneis e espaço para armazenar alimentos, já que a espécie estoca alimentos em períodos quentes para sobreviver entocado no inverno.

Hamster Roborovski Alimentação
Hamster Roborovski Alimentação

É uma espécie onívora, ou seja, além de consumir grãos, sementes, legumes, frutas e plantas, também comem pequenos insetos. Em cativeiro é importante que a sua alimentação seja baseada na dieta natural, com a presença de muitos grãos, além de eventuais porções de frutas, legumes e proteínas, como o ovo. Pode-se optar por ração, desde que está seja rica em grãos e sementes.

A quantidade de alimento consumido varia de acordo com o peso, mas os mais jovens apresentam uma maior relação entre a quantidade de alimentos e o peso quando comparados a adultos.

Reprodução

A época de acasalamento ocorre entre abril e setembro e a gestação dura entre 20 a 30 dias, gerando uma ninhada de 3 a 4 filhotes.

Hamster Roborovski Reprodução
Hamster Roborovski Reprodução

São incrivelmente pequenos quando nascem, se assemelhando a um grão de feijão rosa. Após 3 dias, os bigodes começam a se tornar visíveis e em torno de 6 a 8 dias os primeiros pelos aparecem sendo que ficam totalmente cobertos por volta de 12 dias.

Nesse período o corpo está totalmente formado e eles já começam a passear, mas ainda são totalmente cegos, sendo que somente em torno de 14 dias abrem os olhos e começam a enxergar.

Quando a fêmea se sente ameaçada ou sente algum cheiro desconhecido no filhote, ela tem a tendência de comê-los, portanto é muito importante que não mexa na gaiola, muito menos nos filhotes, por pelo menos uns 15 dias. Com 4 semanas, já é possível desmamar os filhotes.

Domesticação do Hamster Roborovski

Domesticação do Hamster Roborovski
Domesticação do Hamster Roborovski

Em geral, quando criado em cativeiro, o hamster roborovski é uma espécie muito dócil e que se apega ao seu dono. Entretanto é um animal que não tem muita tolerância a lugares barulhentos e muita claridade, podendo se tornar agressivo quando submetidos a essas condições.

Apesar do bom temperamento e raramente morderem, não é uma espécie indicada para crianças, visto sua agilidade, então pode se tornar difícil segurá-lo e acariciá-lo.

Um cuidado especial com essa espécie é a escolha da gaiola, visto que as tradicionais possuem grades que podem servir de fuga para o animal. O ideal é optar por um aquário adaptado ou então gaiolas que não possuem grades.

E não se esqueça que o hamster é muito ativo, portanto é essencial a presença de uma roda de correr na gaiola.

Para conhecer todos os cuidados necessários para a criação de um hamster, acesse o artigo Como Cuidar de Hamster.

Cuidar do Hamster Roborovski
Cuidar do Hamster Roborovski

Proibição da Entrada do Hamster Roborovski no Brasil

De acordo com a Portaria IBAMA nº 93, de 07 de julho de 1998, popularmente conhecida como 93/98, é proibido a importação de qualquer roedor para fins comerciais ou para se manter em cativeiro como animal de estimação.

Todavia, essa lei não se aplica aos animais domésticos listados no Anexo 1 da portaria, mas o hamster roborovski, assim como o chinês (cricetulus griseus) e campbell (phodopus campbelli), não é considerado pelo IBAMA como um animal doméstico, portanto, como não estão listados como animais domésticos e são roedores é proibida a sua importação.

O hamster sírio (mesocricetus auratus) e o hamster winter-white (phodopus sungorus) podem ser comercializados, uma vez que já haviam sido introduzidos no Brasil antes da Portaria 93, porém não pode ser importado novos exemplares, ou seja, somente pode ser comercializado os animais criados no Brasil.

Apesar da proibição, é possível encontrar o Hamster Roborovski a venda no Brasil por um preço médio de R$ 50,00.

Gostaríamos de mencionar que o Portal dos Animais preza, acima de tudo, pela qualidade de vida dos animais e que nosso intuito não é fazer apologia a nenhuma prática ilícita, mas sim expandir o conhecimento sobre as mais diversas espécies de animais.

Dito isso, reforçamos que a criação dessa espécie é ilegal no Brasil e a sua prática pode resultar, além da apreensão do animal, em penalidades previstas nas Leis n.ºs 5.197/67, 6.938/91 em 9.605/98.

Fotos de Hamster Roborovski

Por fim, esperamos que você compartilhe conosco suas opiniões e, para ter acesso a artigos exclusivos, assine nosso feed de notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *