Home / Informações / Habitat do Flamingo: Onde Vivem?

Habitat do Flamingo: Onde Vivem?

Flamingos: Características Gerais

Os flamingos são um dos tipos mais interessantes de animais no mundo. A coloração de um flamingo varia de tons de rosa até um vermelho carmesim, inclusive em tons de laranja também, assim como cores de creme e branco misturado. Eles são criaturas adoráveis e são criaturas muito calmas. Se você já foi a algum zoológico local, então é provável que tenha visto e observado esses animais de perto.

Flamingos vivem em uma variedade de locais de habitat. Eles ficam bem em ambas as áreas quentes e frias, áreas de montanha e as terras planas. No entanto, eles precisam de muito acesso à comida e à água. São encontrados em lagos, lagoas e até pântanos por toda parte. Enquanto houver pequenos insetos, crustáceos e algas, eles parecem ter as fontes de alimento de que precisam.

Flamingos
Flamingos

Estes animais são muito sociais e prosperam na interação uns com os outros. As colônias de flamingos na natureza podem ser milhares em número. Muitos deles são pequenos, com apenas cerca de 50 neles. O maior grupo de Flamingos é encontrado na África Oriental, onde uma única colônia tem mais de 1 milhão de membros. Eles se envolvem em uma variedade de comportamentos que são fascinantes para assistir.

Uma coisa que os pesquisadores aprenderam colocando flamingos em cativeiro é que eles não se dão bem se não houver muitos outros membros por perto. É por isso que um zoológico tem de 15 a 25 deles para exibir. Durante o acasalamento, os flamingos se emparelharão e ficarão um com o outro após o acasalamento para criar o ninho para o ovo. Em seguida, trabalham também em equipe para manter o ovo aquecido e seguro por cerca de 30 dias, até que ele ecloda. Os jovens flamingos são alimentados com leite de colheita que os pais produzem em vez de alimentos regurgitados, como outros pássaros fornecem para os filhotes.

Classificação científica

Foi muito debatido se eles deveriam ser classificados como cegonhas ou patos. Finalmente, foi decidido que eles deveriam ter sua própria classificação. Confira abaixo.

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Phoenicopteriformes
  • Família: Phoenicopteridae
  • Gênero: Phoenicopterus
Flamingos Características
Flamingos Características

Flamingos: Espécies

Existem seis espécies conhecidas. Conheça abaixo:

  • Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus)
  • Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)
  • Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber)
  • Flamingo-de-James (Phoenicoparrus jamesi)
  • Flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus)
  • Flamingo menor (Phoeniconaias minor)
Flamingos
Flamingos

Flamingos: Distribuição Geográfica e Habitat

O habitat dos Flamingos é muito diversificado e eles vivem em mais lugares do que muitas pessoas imaginam. Eles tendem a gostar de onde as temperaturas são quentes, mas eles parecem gostar de climas mais frios também. Enquanto eles têm espaço para vagar e há comida em abundância, eles estão contentes em qualquer ambiente. Este tipo de adaptação surpreendente é porque o flamingo foi capaz de sobreviver por milhões de anos e assim continua vivendo de maneira forte.

O flamingo habita regiões desde muito distintas, desde Cordilheira dos Andes e em regiões da América do Sul. Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que os flamingos vivem nas áreas montanhosas, pois sempre achavam que eram animais terrestres estritamente planos. Eles tendem a desfrutar de regiões onde há muita água ou lama. É por isso que você os encontra perto de lagoas, lagos e áreas pantanosas.

Eles vivem em águas de natureza alcalina, então, se o equilíbrio mudar e houver muito ácido, eles não conseguirão sobreviver nele. Você os encontrará felizes residindo nas regiões tropicais e subtrópicas. Eles precisam do sal na água para as fontes de alimento que consomem, mas seus corpos extraem esse sal e eles precisam morar em uma região onde também possam ter bastante água fresca.

Fotos do Flamingo 
Fotos do Flamingo

Uma das maiores ameaças agora ao habitat natural do flamingo ocorre na Tanzânia, ao redor do Lago Natron. Isto acontece devido a uma fábrica na área que produz refrigerante nesta parte da África. A quantidade de sal na água muda muitas vezes devido a esta indústria e isso torna difícil para os flamingos sempre encontrar comida suficiente ou água fresca suficiente para sobreviver.

A poluição neste lago particular, assim como muitos outros, continua a destruir o habitat natural do flamingo. Por exemplo, no Quênia, 20.000 deles morreram devido à poluição em 1993. Este foi o resultado de bactérias provenientes de pesticidas e substâncias tóxicas usadas na área. Estes tipos de doenças são muito difíceis para os flamingos se recuperarem e parece que quanto maior o tamanho da colônia, mais deles serão vítimas de tais problemas.

Muitos Flamingos vivem em cativeiro em zoológicos e parques de vida selvagem ao redor do mundo. Eles parecem se adaptar muito bem a esse estilo de vida, no entanto, muitas pessoas argumentam que mantê-los em cativeiro não é uma boa ideia. Ao invés disso, eles afirmam que são necessários mais esforços para preservar seus ambientes naturais e em seguida, eles gostariam de ver flamingos em cativeiro reintroduzidos em locais seguros na natureza.

Flamingo
Flamingo

Em muitas áreas, embora existam esforços para reintroduzir os flamingos nos habitats em que viviam, mas que foram expulsos, há também mais locais sendo preservados para a vida selvagem. Esses lagos, regiões pantanosas e até mesmo lagoas foram limpos o suficiente para que possam viver com sucesso nessas áreas onde antes enfrentavam doenças como já mencionados.

Os lugares onde os flamingos são encontrados em cativeiro nem sempre são aqueles com temperaturas trópicas ou subtrópicas. O fato de que eles são alimentados com pellets de alimentos, em vez de ter que procurar sua própria comida, significa que eles são adaptáveis. Seus corpos parecem se ajustar a uma variedade de temperaturas, por isso tem mais a ver com a oportunidade de comida do que com suas próprias funções corporais.

Abaixo vamos conhecer a distribuição geográfica dos flamingos segundo suas espécies:

Espécies Distribuição Geográfica
Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) África e Ásia Partes da África, Sul da Europa e Sul e Sudoeste Asiático
Flamingo menor (Phoeniconaias minor) Desde a África até o noroeste da Índia
Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) Américas Zona temperada da América do sul
Flamingo-de-James (Phoenicoparrus jamesi) Parte alta dos Andes no Peru, Chile, Bolívia e Argentina
Flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus) Parte alta dos Andes no Peru, Chile, Bolívia e Argentina
Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber) Ilhas caribenhas, México, sudeste da Flórida, Belize, costa colombiana, nordeste do Brasil, Venezuela e ilha de Galápagos.

Fotos do Flamingo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.