Home / Informações / Grilo: Canto e Significado

Grilo: Canto e Significado

O grilo é um inseto da ordem Orthoptera, um grupo com representantes como gafanhotos, grilos, esperanças e paquinhas. Os grilos pertencem à família Gryllidae. Existem mais de 900 espécies de grilos, mas as espécies com as quais estamos mais familiarizados são as de grilo doméstico e alguns selvagens. Os grilos selvagens mais comumente pertencem ao gênero Gryllus, enquanto grilo doméstico é o nome popular para a espécie Acheta domesticus que é uma espécie frequentemente encontrada em nossos lares e são também criados em cativeiro para uso como animais de estimação.

Grilo
Grilo

O grilo doméstico é uma espécie que pode ser produzida em larga escala e utilizada para a produção de proteína como iguaria culinária em restaurantes especializados. O grilo é também criado em vários países com o fim de serem vendidos como presas vivas em lojas de animais de estimação, funcionando como presas para animais como aranhas, lagartos e cobras e como iscas para pescaria. O grilo doméstico é provavelmente nativo do sudoeste da Ásia, mas tem sido amplamente distribuído pelo homem, sendo globalmente distribuído.

As Características, Habitat e Alimentação do Grilo

Os grilos apresentam de 15 a 25 mm de comprimento, longas antenas e corpo levemente achatado, com uma variedade de colorações, que vai do castanho-amarelado ao preto ou marrom. Apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen e possuem dois pares de asas, dos quais apenas o par traseiro está relacionado ao voo. A cabeça apresenta olhos compostos, partes bucais e antenas simples. As fêmeas apresentam um grande ovipositor no final do abdômen. As pernas traseiras são modificadas e adaptadas aos saltos e o tímpano localiza-se pernas, portanto o grilo escuta por meio desses membros. O grilo é inofensivo ao ser humano, não representando nenhum risco para a saúde dos seres humanos, mas podem causar danos à propriedade, especialmente a roupas, tapetes e estofados.

Grilo Negro
Grilo Negro

De forma geral, o grilo é uma criatura incrível: possui a capacidade de sobreviver em quase qualquer ambiente e pode comer de tudo. Os grilos selvagens podem ser encontrados em quase todos os ambientes: em campos e prados, incluindo pastagens, florestas densas, pântanos, árvores e arbustos, cavernas e regiões litorâneas. Já o grilo doméstico pode ser encontrado em qualquer ambiente doméstico, atrás de móveis, em armários, frestas, sob tábuas do assoalho. É possível que esses insetos possam, em alguns casos, ser trazidos com materiais de construção ou embalagens.  O grilo selvagem se alimenta de uma grande variedade de alimentos, incluindo matéria vegetal em decomposição, sementes, plantas, outros insetos vivos ou mortos, inclusive ovos de gafanhoto, pupas de mariposas e borboletas e moscas. O grilo doméstico apresenta a mesma variedade trófica, mas pode ainda ser encontrado se alimentando de tecidos, papéis e outros materiais presentes no ambiente doméstico. Os alimentos favoritos do grilo doméstico incluem lã, algodão, seda e tecidos sintéticos. No caso de uma forte infestação, grandes áreas de tecido podem ser devoradas.

Hábitos e Desenvolvimento do Grilo 

O grilo é um animal noturno, sendo bastante ativo à noite e geralmente se esconde em lugares escuros e quentes durante o dia. Durante os meses de temperatura elevada, o grilo geralmente vive ao ar livre e é frequentemente atraído por luzes elétricas e repousa em superfícies verticais, como postes de luz e paredes de casas. No entanto, em momentos de temperatura mais fria, os grilos procuram abrigo em casas e galpões, devido à umidade e ao calor fornecidos.

Desenvolvimento do Grilo 
Desenvolvimento do Grilo

O grilo apresenta desenvolvimento do tipo hemimetábolo, ou seja, apresenta uma metamorfose incompleta com ovo, ninfa e fase adulta. Os ovos são depositados em qualquer substrato úmido, como, por exemplo, areia ou terra. As ninfas são jovens que se parecem com os adultos, mas apresentam tamanho reduzido e não apresentam asas. Normalmente eclodem na primavera, comem e crescem rapidamente. Sofrem cerca de oito ou mais ecdises antes de se tornarem adultos. A conclusão do ciclo de vida do grilo pode variar dependendo das condições, mas normalmente são necessários dois a três meses.

O Canto do Grilo

Os grilos são muito conhecidos pelo seu canto e somente os grilos machos produzem sons que são basicamente o resultado do movimento das asas, quando há um fechamento repentino e uma pressão desses órgãos. Nosso ouvido humano é capaz de distinguir quatro tipos de cantos: som de chamado, quando os grilos estão alertando outros de uma ameaça; som de agressão, quando um macho está prestes a lutar contra outro macho; e duas formas de som de acasalamento, quando macho está tentando atrair uma fêmea. O som que ouvimos apresenta uma oscilação irregular de freqüência relativamente alta na região de 7000 a 8000 ciclos por segundo, variando em amplitude. O som é produzido quando o animal raspa a borda interna da asa esquerda contra os dentes presentes nas longas pernas traseiras que estão sob a asa direita. As nervuras nas asas intensificam o som e, além disso, temperaturas mais altas geralmente permitem um movimento mais rápido e, portanto, a emissão de um som mais alto. O canto do grilo é peculiar e varia de acordo com a espécie e a época do ano.

O Significado do Grilo

Não biologicamente, mas de uma forma supersticiosa, o canto do grilo dentro de casa tem um significado de excelente presságio, significando sorte, prosperidade, fortuna e fartura e pode significar mudanças. Além disso, o grilo tem um significado que remete a sorte, de forma que muitas pessoas não matam e nem retiram os grilos de seus lares. O grilo pode até ser usado como amuleto, dentro de caixas. O grilo é muito valorizado em culturas asiáticas. Na antiga China e no Japão, os grilos eram mantidos como animais de estimação em gaiolas feitas de bambu e até de ouro. Os grilos eram frequentemente guardados no quarto, para que o canto deles pudesse confortar ou acalmar seus donos. A cultura chinesa, inclusive, associa o grilo a um animal propagador de felicidade e fortuna. Atualmente, em Pequim, os grilos são mais vistos como entretenimento esportivo. Existem brigas de grilos e os animais são criados com uma dieta especial e depois privados de alimento por um curto período de tempo antes de uma luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.