Home / Informações / Formigas Venenosas: Nome Científico e Habitat

Formigas Venenosas: Nome Científico e Habitat

As formigas são os animais que mais possuem número de espécies no mundo, em relação ao grupo dos insetos. Sendo animais invertebrados, as formigas pertencem ao filo Arthropada, de ordem Hymenoptera e todas as espécies de formigas são pertencentes a família Formicidae.

Atualmente, segundo pesquisas, são conhecidos aproximadamente 18 mil espécies diferentes de formigas espalhadas por todo canto do mundo. Só aqui no Brasil, temos mais de 2 mil espécies conhecidas, fazendo do nosso país, o local onde mais se tem diversidade de formigas em toda a América.

Formigas Venenosas
Formigas Venenosas

CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS FORMIGAS

A estrutura anatômica das formigas é composta basicamente por: 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos, 1 par de mandíbulas e 3 pares de pernas.

As formigas possuem 1 par de mandíbulas para que seu aparelho bucal mastigador seja mais eficiente para os seus hábitos alimentares.

A alimentação das formigas varia de acordo com cada espécie existente. Há algumas espécies que se alimentam de seivas de plantas, carapaças de insetos, restos de alimentos humanos fungos cultivados no próprio formigueiro, néctar de plantas, etc.

As formigas cortadeiras, por exemplo, se alimentos dos fungos que geram nos pedados de vegetais.

Assim como outros insetos, as formigas se comunicam através de uma substancia química chamada feromônio. Esta substância provoca reações específicas apenas em animais da mesma espécie. O feromônio entre as formigas é utilizado para que elas deem alerta ou avisos entre si.

A COLONIA DAS FORMIGAS

São animais sociáveis entre si, dando preferência a viverem em grandes colônias. Dentro das colônias encontramos a seguinte hierarquia para distribuição das tarefas: a formiga rainha, as operárias e os machos.

É na fase do ovo que é definido se a fêmea será uma formiga rainha ou operária, pois a quantidade de alimentado que é dado a larva. As larvas que recebem uma quantidade maior que as outras e alimento de maior qualidade, são as que viram formiga rainha, o restante vira formiga operária.

Todas as formigas são insetos holometábolos. Isso quer dizer que as formigas apresentam o sistema de metamorfose completa, passando pela fase de oco, larva, pupa e depois a fase adulta.

Dentro da colônia, tudo é bem dividido. As formigas operárias fazem parte da classe responsável pela limpeza, manutenção e construção do ninho, cuidando também da defesa e da prole.

As formigas machas ficam encarregadas da função reprodutiva da colônia. Eles ficam no ninho de formigas até o voo nupcial, momento em que procuram uma fêmea reprodutiva para acasalar. Depois do acasalamento, as formigas machas morrem, mesmo que não tenham conseguido copular com alguma fêmea.

Formigas Venenosas
Formigas Venenosas

O HABITAT DAS FORMIGAS

As formigas são animais que conseguem se desenvolver em quase todos os locais do mundo. Apenas nos polos terrestres por conta da baixa temperatura que elas não conseguem sobreviver.

São animais sociáveis entre si, dando preferência a viverem em grandes colônias.

As formigas são animais bem versáteis e podemos encontra-las em diversos locais. É comum encontrar formigas vivendo em copas de arvores, dentro de frutos ou sementes secas, em folhas em decomposição etc. algumas espécies também gostam de construir seus ninhos em pedaços de madeira sob o folhiço da floresta.

Já as formigas cortadeiras, gostam de construir grandes nichos no subsolo como ninho. Esses ninhos podem se estender ao longo de vários metros.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS FORMIGAS

  • As formigas também podem ser utilizadas na alimentação humana, além de servirem como refeição a outros animais. Para os humanos, as formigas são preparadas de forma torrada. Apenas algumas espécies podem ser consumidas;
  • O nome da ciência que estuda as formigas se chama mirmecologia;
  • Segundos estudos, analisando o espaço de aproximadamente um hectare de terra firme em uma floresta da Amazônia aqui no Brasil, por exemplo, podemos encontrar mais de oito milhões de formigas, das mais variadas espécies.
Formigas Venenosas
Formigas Venenosas

ENTENDA O MUNDO DAS FORMIGAS VENENOSAS

Segundos estudos realizados, as formigas conseguem atingir até 40% da população de animais invertebrados de uma única região. Estando presentes em praticamente toda região do mundo, as formigas estão geralmente associadas pela sociedade a prejuízos para os seres humanos, mas elas são extremamente importantes para o equilíbrio de nosso ecossistema.

Algumas formigas, dentro da cadeia alimentar, servem como alimento a outros animais, como os tatus, lagartos, tamanduás, chimpanzés, insetos, entre outros animais que mantem uma dieta com pequenos animais ou exclusivamente de formigas.

Já as formigas do tipo saúva, uma espécie bem comum, são formigas de categoria desfolhadoras.  São importantes para o ecossistema, pois ajudam no desenvolvimento das plantas através do acumulo de nutrientes gerado de alguns materiais presentes em decomposição em seus ninhos.

Algumas outras espécies de formigas são responsáveis pelo transporte de sementes, fazendo com que o desenvolvimento de algumas espécies de plantas, seja unicamente dependente dessas formigas.

Porém, nem tudo são flores. Também existem as formigas venenosas. Sua toxina pode causar fortes dores e até levar algumas pessoas a morte, principalmente as pessoas que possuem alergias a picada de insetos.

Conheça a seguir, as cinco espécies de formigas mais venenosas do mundo.

PARAPONERA

Esta espécie de formiga é dona da picada mais dolorida dentre todos os insetos existentes no mundo. É uma espécie comum de florestas tropicais do Paraguai e também da Nicarágua.

As formigas paraponera possuem um enorme ferrão onde fica alojado o seu veneno.

PARAPONERA
PARAPONERA

MYRMECIA PILOSULA

O veneno desta espécie de formiga é considerado um dos mais fortes para os insetos. Uma simples ficada dessa formiga pode levar a vitima a ter um choque anafilático, sendo mais comum essa reação em pessoas alérgicas.

A formiga Myrmecia Pilosula é comum nas regiões da Tasmânia e da Austrália (local onde mais existem animais peçonhentos). Na Austrália, por exemplo, por ano são registrados mais mortes pela formiga Myrmecia Pilosula do que mortes causadas por cobras e tubarões.

MYRMECIA PILOSULA
MYRMECIA PILOSULA

MARICOPA POGONOMYRMEX

Esta espécie de formiga também é uma das mais venenosas dentre todos os insetos existentes. Sua toxina equivale a ao menos 12 picadas de abelhas simultâneas e no mesmo local. A formiga Maricopa Pagonomyrmex também é responsável por um alto número de mortes, dentre elas, a maioria são pessoas alérgicas.

MARICOPA POGONOMYRMEX
MARICOPA POGONOMYRMEX

POGONOMYRMEX BARBATUS

Está é a espécie de formiga mais agressiva que existe. Também é dona de uma forte e dolorosa picada, podendo causar as mais varias possíveis reações no organismo da pessoa infectada com sua toxina. Em pessoas alérgicas, pode levar a morte facilmente.

A formiga Pogonomyrmex Barbatus pode ser encontrada facilmente no estado americano do Texas.

POGONOMYRMEX BARBATUS
POGONOMYRMEX BARBATUS

FORMIGA DE FOGO

São bem comuns de encontrar esta espécie de formiga em margens de lagoas, rios e riachos. As formigas de fogo possui uma forte característica em sua picada: ela provoca sensação de ardência junto a queimação no local.

FORMIGA DE FOGO
FORMIGA DE FOGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *