Home / Informações / Filhotes de Cachorro: Cuidados, Compra, Raças

Filhotes de Cachorro: Cuidados, Compra, Raças

A chegada de um pequeno animalzinho pode mudar a rotina de uma família, mas em compensação pode trazer muita alegria e proporcionar momentos inesquecíveis a todos. O que muitas pessoas acabam esquecendo quando tomam a decisão de comprar um cãozinho, é que assim como um membro da família, ele precisa de cuidados e de um olhar especial.

Ao adquirir um cão, o proprietário deve levar em consideração alguns aspectos referentes à raça, pois cada espécie funciona de um jeito, exige alguns cuidados específicos e tem algumas restrições. Portanto, abordaremos as particularidades de algumas raças, com o intuito de ajudar a todos que têm o desejo de adotar um animalzinho.

Compra ou Adoção

Independente se você irá até um pet shop comprar o seu cãozinho ou será presenteado (a) com alguma espécie, considere alguns aspectos e reflita a partir das seguintes perguntas:

  • Você terá tempo suficiente para cuidar de seu cãozinho?
  • O espaço que você tem em sua casa é compatível com o espaço que a raça necessita para se desenvolver?
  • Você terá condições financeiras para oferecer ao animal tudo o que ele precisa?
  • O que te fez tomar a decisão de adotar o cãozinho?

Ao pensar em todos estes aspectos, você chegará a conclusão se tem condições, em todos os aspectos, para fazer uma adoção.

Adotar é um Ato de Amor

Além de você adquirir o seu cão pagando por ele ou até sendo presenteado, você tem a oportunidade de tomar uma decisão muito nobre, sabe como? ADOTANDO UM CÃO! Alguns sites da Internet fazem um trabalho muito interessante, já que disponibilizam fotos de diversos cães abandonadas para a adoção. Além da Internet, na maioria das cidades existem abrigos para cães que são abandonados, e poucos conseguem ter um lar e receber a atenção e carinho que merecem, por isso pense nesta possibilidade.

Adotar Filhotes de Cachorro
Adotar Filhotes de Cachorro

Os Cuidados que os Filhotes Exigem

Na verdade, alguns cuidados são semelhantes para todas as espécies, mas cada raça necessita de cuidados diferentes.

 Basicamente os Cães Necessitam de:

Alimentação

Durante o desenvolvimento do animal, ele necessita de uma alimentação que ofereça todas as fontes de energia para que ele cresça forte e saudável. As empresas que investem na alimentação canina oferecem rações específicas para cada etapa do desenvolvimento do cão. Entretanto, muitas pessoas acabam insistindo em tratar um cão como um ser humano, oferecendo comidas inadequadas, mas atitudes como esta só prejudicam a saúde do animal.

Alimentação Filhotes de Cachorro
Alimentação Filhotes de Cachorro

Cuidados com a Saúde do Animal

Desde que o filhote nasce, ele necessita de muitos cuidados, por isso assim que o cãozinho chegar em sua casa, verifique se ele foi vacinado, e caso não tenha sido, leve o cão para o veterinário para que ele verifique o que falta na carteira de vacinação do animalzinho.

O Desenvolvimento do Animal

Além das necessidades básicas do animal, saúde e alimentação, o cãozinho precisa de um espaço adequado para ter um bom desenvolvimento. De nada adianta tentar colocar um labrador em um ambiente muito pequeno, pois o cão não terá o espaço que necessita para viver bem e se divertir. Busque separar um local adequado para o cão, além disso, adquira alguns produtos que lhe garantam qualidade de vida, como potes para armazenar comida e água, além de uma casinha ou caminha para que ele possa repousar. Lembre-se que para que o animal viva tranquilamente, além de tudo isso ele necessita de alguns momentos do seu tempo, por isso separe alguns momentos para sair para passear com o cão, pois certamente você não estará fazendo bem somente a ele, mas será recompensado(a) com momentos de muita alegria. Além dos cuidados iniciais, durante toda a vida do animal ele precisa passar por consultas, não só quando está doente, mas para que continue saudável.

As Particularidades de Cada Raça

A partir de agora, traremos algumas informações específicas a respeito de algumas raças que fazem bastante sucesso.

Poodle

O poodle, em geral, é um cão de pequeno porte, por isso é ideal para pequenos espaços. A espécie é conhecida por ser muito dócil e afetiva, mas costuma exigir muita atenção de seus donos. Além dos cuidados básicos, o animal necessita de alguns cuidados em relação aos pelos, pois precisa ser escovado semanalmente e precisa de tosas, para que não sofra com sérios problemas, como a inflamação que ocorre caso o pelo do cão entre em contato com os olhos.

Yorkshire

Os cães da raça Yorkshire são extremamente inteligentes e adoram crianças. Além disso, assim como os poodles, são ideias para pequenos espaços. Como a pelagem dos cães dessa raça é bem farta, o dono deve escovar os pelos dos cães de 3 a 7 vezes por semana. Além da escovação, os cães precisam tomar banhos semanais e devem ter os pelos tostados sempre, pois assim a exuberância do animal, que é inerente da raça, será mantida.

Labrador

O cão Labrador é extremamente dócil e brincalhão, por isso necessita de muito espaço para fazer suas peripécias. Uma observação importante da raça é que os cães Labradores  necessitam de muitas atividades físicas, pois assim continuarão saudáveis e gastarão toda a energia, já que se isso não ocorrer, toda a energia será dissipada dentro de casa, o que poderá deixar o cão muito indisciplinado.

Boxer

Se você gostaria de um amigo cão um pouco maior, vale a pena conhecer a raça Box, já que os cães são extremamente companheiros e leais aos donos. O Boxer necessita de cuidados básicos e muito amor e carinho, mas por ter uma pelagem curta, não exige tantos cuidados dos donos. Trouxemos informações básicas sobre algumas raças, mas faça uma pesquisa e conheça o perfil de outros filhotes, pois assim você conseguirá definir o que mais se adéqua ao seu lar e ao seu estilo de vida. Pense muito bem antes de adotar ou adquirir um cãozinho, pois ele não é uma simples mercadoria que pode ser devolvida ou descartada, e caso sua decisão seja levar um filhote para a sua casa, cuide bem de seu cãozinho, pois certamente todo o carinho e cuidado que você oferecer, será revertido em momentos de muita alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.