Home / Informações / Exercícios Sobre Animais Em Extinção Com Gabarito

Exercícios Sobre Animais Em Extinção Com Gabarito

Infelizmente cada vez mais tem se tornando corriqueira a extinção de animais por todo o Brasil e mundo. Cenas como animais ingerindo água de rios contaminados, mamíferos e répteis sem terem para onde ir após seu habitat ter sido desmatado, aves morrendo em queimadas durante incêndios criminosos na floresta virou algo comum. Isso sem falar do tráfico de animais, caça predatórias, construção de hidrelétricas sem que as empresas cumpram as exigências previstas para preservação das espécies do local contribuem para o desaparecimento de diversos indivíduos, que possuem papel importante para o ecossistema. E mesmo sabendo disso, muitos não se importam e continuam desmatando ou caçando sem pensar no que isso tudo acarretará num futuro próximo.

Abaixo, você terá acesso a exercícios sobre os animais em extinção. 

Animais Em Extinção
Animais Em Extinção

Exercícios sobre animais em extinção

1 – O que é extinção? 

2 – A extinção é algo natural?

3 – Quais são as principais causas relacionadas a extinção dos animais? 

4 – O que pode ser feito para se evitar a extinção de animais?

5 – Dos fatores abaixo, qual deles não contribui para a perda da biodiversidade? 

A) Aquecimento global
B) Introdução de espécies invasoras
C) Uso sustentável dos recursos naturais
D) Destruição de habitat E) Contaminação do solo, água e ar. 

6 – Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve as consequências de se introduzir uma espécie exótica em certa região. 

A) Reprodução exagerada das espécies exóticas em decorrência da falta de prestadores naturais.
B) Diminuição da competição entre os organismos que vivem no local.
C) Disponibilidade de uma maior quantidade de alimentos para as espécies daquele habitat.D) O equilíbrio natural da região
E) Contaminação e poluição do ambiente onde estão vivendo as espécies exóticas.  

7 – Marque a opção correta com relação a destruição de um habitat. 

A) É uma das consequências da urbanização e do desenvolvimento agropecuário.
B) É uma das causas da biodiversidade.
C) É uma questão que pode ser resolvida tirando as espécies das áreas destruídas para locais preservados em outro bioma.
D) Uma das causas da destruição do habitat é o aquecimento global.
E) Já que não conseguem migrar, as plantas são as que mais sofrem com essa destruição. 

8 – (ACAFE) A perda da biodiversidade é uma das maiores ameaças ao ecossistema do planeta, diz um estudo. A situação é tão grave que essa perda da biodiversidade do mundo põe em risco o funcionamento do ecossistema da terra e, consequentemente, da sobrevivência da raça humana. Todas essas informações estão contidas em um estudo publicado pela revista científica americana Science. Em 58% da superfície da terra, onde se vive 71% da população mundial, o nível de perda da biodiversidade já chega a paramentos em que se questiona a capacidade dos ecossistemas em suportar a raça humana. 

Fonte: Zero hora, 14/07/2016. 

Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br

Após ler o texto, é errado afirmar que: 

A) O termo diversidade biológica ou biodiversidade se refere a variedade e a disponibilidade de seres vivos, em diferentes níveis, e dos ambientes onde vivem.
B) Biótopo é a união de diversas espécies num mesmo espaço e no mesmo tempo cronológico.
C) Ecótono é uma região de transição ambiental onde é possível encontrar uma grande variedade de espécies e, automaticamente, uma grande biodiversidade.
D) Destacam-se entre os motivos para perda da biodiversidade a introdução de animais exóticos e a destruição do habitat. Causando vantagens competitivas – as espécies são favorecidas pela ausência de seus predadores naturais -, além de poderem caçar à vontade as espécies nativas, reproduzem-se de forma exagerada e auxiliam também no surgimento de doenças, que afeta de forma negativa a biodiversidade de um ecossistema. 

Gabarito 

1 – A palavra extinção refere-se a uma situação de desaparecimento irreversível de grupos de espécies, subgrupos e espécies específicas. O termo é usando quando o último indivíduo de uma espécie morre ou quando existe apenas um bicho que realiza reprodução sexuada, e por isso não é capaz de reproduzir e realizar a manutenção da sua classe. 

2 – Apesar de estar diretamente ligado com a interferência humana, a extinção pode, sim, ser um processo nativo. Ela é natural quando as mudanças climáticas são bruscas e alguma espécie não consegue sobreviver ou se adaptar a ela. Isto pode acontecer também devido a alteração de comportamento dos animais, parasitas, doenças e até a competição por território por causa da extinção de determinada espécie. 

3 – Entre as causas não naturais de extinção podemos citar a interferência direta do homem, que causa alterações no habitat natural de espécies para exploração em determinada região. Como a construção de hidrelétricas, resíduos tóxicos descartados em rios, lagos, etc, além da captura ilegal, desmatamento, biopirataria, inserção de animais exóticos, alimentação e captura para fins medicinais. 

4 – O principal meio de evitar a extinção é preservar a natureza, o habitat natural de todos os seres vivos. Para isso, é necessário cessar queimadas, devastações, poluição dos ambientes – sonoros ou gases poluentes -, assim como interromper a exploração desenfreada de recursos naturais. E claro, conscientizar as pessoas que a caça de animais silvestres para o tráfico ilegal coloca todas essas espécies em risco de extinção. 

5 – Uso sustentável dos recursos naturais

6 – Letra A, Reprodução exagerada das espécies exóticas em decorrência da falta de prestadores naturais. 

7 – Letra C, É uma questão que pode ser resolvida tirando as espécies das áreas destruídas para locais preservados em outro bioma. 

8 – Letra B, Biótopo é a união de diversas espécies num mesmo espaço e no mesmo tempo cronológico. 

Abaixo, uma lista de 10 animais em extinção

1 – Arajuba 

Ave verde e amarela que vive na Amazônia 

2 – Arara-azul

Outra ave, muito cobiçada por causa de suas asas. 

3 – Ariranha 

O animal tem sofrido com águas contaminadas por Mercúrio. Vive no Pantanal e na Amazônia. 

4 – Baleia-franca 

A baleia-franco-do-sul vive no litoral brasileiro e sofre com a poluição, caça e pesca. 

5 – Cervo-do-pantanal 

O desmatamento, a caça ilegal e a construção de usinas hidrelétricas são as maiores ameaças desse morador do Cerrado e da Amazônia. 

6 – Gato-Maracajá

Entrou em extinção devido a caça para obtenção da sua pele. Hoje também sofre com o desmatamento. 

7 – Macaco-aranha

Esse indivíduo é perseguido principalmente em virtude da caça ilegal, tráfico de animais silvestres e o desmembramento. 

8 – Mico-leão-dourado 

Esse é um dos indivíduos que por muito pouco não entrou em extinção. Atualmente, os poucos que ainda existem estão em florestas do Rio de Janeiro.

9 – Onça-pintada 

O maior felino das Américas sofre com a destruição do seu habitat e a caça ilegal para comercialização da sua pele. 

10 – Tartaruga-oliva 

Apesar de campanhas terem diminuído a coleta de seus ovos, a tartaruga-oliva ainda é ameaçada pela pesca acidental, caça ilegal e poluição das águas. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *