Home / Informações / Exercícios Sobre Animais Aquáticos, Terrestres e Aéreos

Exercícios Sobre Animais Aquáticos, Terrestres e Aéreos

Se fôssemos falar de todos os animais que existem na terra de acordo com suas características físicas, um único artigo não seria o suficiente para falar deles, isso sem sequer se aprofundar muito sobre cada indivíduo ou classe. Obviamente que conhecer todos esses indivíduos em cada detalhe é praticamente impossível, mas foi com o intuito de facilitar a identificação dos animais que foi criado as divisões. Ao todo,existem três categorias quando falamos de fauna. São eles: terrestres, aquáticos e aéreos. Os terrestres são aquelas que se desenvolvem e vivem na terra, independentes da água. Sendo assim, tem respiração pulmonar. Os aquáticos vivem na água e normalmente possuem respiração branquial. E, por fim, os aéreos nascem e se desenvolvem na terra – na maioria das vezes -, mas ao longo da vida adquirem bico, asas e ossos pneumáticos. São dotados também de sacos aéreos que funcionam com sua respiração pulmonar. 

A seguir, separamos alguns exercícios sobres esses grupos para você ficar afiado para aquela sua prova da escola ou vestibular. 

Exercícios sobre animais terrestres, aquáticos e aéreos

1 – (FUVEST) Assinale a alternativa que contém as doenças que são transmitidas exclusivamente por artrópodes ou por hospedeiros do agente causador. 

A)Dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.
B) Amarelão, doença de chagas, esquistossomose e teníase.
C) Amarelão, doença de chagas, malária e filariose.
D) Dengue, febre amarela, malária e filariose.
E) Dengue, filariose, teníase e febre amarela. 

2 – (UEMS) Grupo composto por integrantes marinhos, cujo o corpo, em sua fase adulta, apresenta simetria pentarradial, também podendo apresentar endoesqueleto de ossículos calcários e espinhos na superfície do torso. Com características de celomados e sistema hidrovascular, é correto afirmar que ele é: 

A) Cnidários
B) Poríferos
C) Turbelários
D) Moluscos
E) Equinodermos 

3 – (UEPB) Os mamíferos possuem a presença da placenta, uma estrutura materno-fetal que permite a passagem de gases respiratórios, nutrientes e excretas entre mãe e filhote, durante a gestação. Devido a essa qualidade, estes indivíduos são divididos em grupos de acordo com a presença rudimentar, ausência e desenvolvimento pleno da placenta e esses conjuntos são conhecidos como: metatheria, prototheria e eutheria. Agora, cite qual delas não apresenta desenvolvimento placentário. 

A) Cetáceos
B) Chirópteros
C) Marsupiais
D) Artiodáctilos
E) Monotremados 

4 – (UFMG) Sabendo que estes animais costumam estar presentes no dia a dia dos seres humanos, considere esse grupo de animais e escolha a alternativa que melhor os definem: 

A) Transmitem doenças
B) Tem exoesqueleto de quitina
C) Pertencem à classe Insecta
D) Detêm aparelho bucal sugador. 

5 – (PUC-MG) A esponja-viva é um indivíduo do tipo multicelular com pequenas diferenças celulares. Suas células podem ser separadas se caso o bicho seja passado numa peneira, por exemplo. Quando a suspensão celular é interrompida por algumas horas, estas se reagrupam para formar, assim, uma nova esponja. Esse processo é chamado de adesão celular. Sobre ele é incorreto afirmar que: 

A) A agregação celular depende do reconhecimento que existe entre as células e deve ser entre espécies específicas.
B) Se dois tipos diferentes de esponjas são desagrupadas juntas, as células de cada uma delas se juntam novamente isoladamente.
C) A simplicidade desses indivíduos se deve ao fato delas não apresentarem reprodução sexuada.
D) Esse alto grau de regeneração celular observada nesses organismos se deve ao pequeno grau de diferenciação celular do animal. 

Animais Aquáticos
Animais Aquáticos

6 – (UEL-PR) Os nematódeos, encontrado em plantas e animais – também no homem – é um indivíduo vermiforme de vida parasitária e livre. Sobre suas características, podemos dizer que:

I. Corpo não-segmentado coberto por cutícula.
II. Trato digestório completo.
III. Órgãos especializados para circulação.
IV. Pseudoceloma.

Estão corretas as seguintes alternativas: 

A) I e IV
B) I e III
C) II e III
D) II, III e IV
E) I, II e IV. 

7 – (UFRRJ) João, um aluno do ensino médio, estava fazendo uma revisão sobre seus conhecimentos em zoologia e, percebeu, que ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas – moradores de águas doces – utilizam o oxigênio atmosférico por meio de sua cavidade, que é muito bem vascularizada, parecido com um pulmão primitivo. Eis, então, que surge uma dúvida: Por que esses indivíduos aquáticos respiram por pulmões e não por brânquias, como os moluscos? Responda a dúvida de João. 

A) Os gastrópodes dulcícolas são os representantes do retorno ao ambiente aquático após seus ancestrais conquistarem o ambiente terrestre.
B) Por viverem em águas rasas, a respiração pulmonar permite melhor aproveitamento do oxigênio atmosférico.
C) A pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor do aquela existente na água do mar.
D) Os gastrópodes não são planctófagos, por isso não podem utilizar a filtração. E) Próximo a superfície, a quantidade de comida é maior. 

8 – (Mack-2008) Em uma saída a campo, alguns alunos de biologia tiveram como tarefa demarcar uma área de 100m², próximo a uma mata, e determinar as densidades demográficas dos vários grupos de animais e vegetais encontrados naquela área. As informações coletadas pelos alunos estão logo abaixo. 

  • Samambaias (6 indivíduos da mesma espécie). 
  • Musgos (20 indivíduos da mesma espécie). 
  • Pinheiros (4 indivíduos da mesma espécie). 
  • Tatuzinho-de-jardim (2 indivíduos da mesma espécie). 
  • Minhocas (2 indivíduos da mesma espécie). 
  • Ácaros (3 indivíduos da mesma espécie).

Quanto a densidade demográfica das plantas criptógamas, fanerógamas e dos artrópodes são de, respectivamente: 

A) 0,10; 0,04; 0,05.
B) 0,26; 0,04; 0,05.
C) 0,26; 0,04; 0,03.
D) 0,10; 0,04; 0,02.
E) 0,04; 0,26; 0,05. 

9 – As aves apresentam características peculiares, como suas penas, que funcionam como um tipo de isolante térmico, além de auxiliarem no voo do animal. Quais desses aspectos não ajudam no voo do animal. 

A) Ossos pneumáticos
B) Sacos aéreos
C) Siringe
D) Asas
E) Quilha. 

Gabarito 

1 – Letra D, dengue, febre amarela, filariose e malária. 

2 – Letra E, Equinodermos. 

3 – Letra E, Monotremados. 

4 – Letra B, possuem exoesqueleto de quitina. 

5 – Letra C, A simplicidade desses indivíduos se deve ao fato delas não apresentarem reprodução sexuada.

6 – Letra E, I, II e IV.

7 – Letra A, Os gastrópodes dulcícolas são os representantes do retorno ao ambiente aquático após seus ancestrais conquistarem o ambiente terrestre. 

8 – Letra B, 0,26; 0,04; 0,05. 

9 – Letra C, Siringe. 

Gostou dos exercícios? Não esqueça de compartilhar.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *