Home / Informações / Esquilo De Estimação: Como Conseguir Um?

Esquilo De Estimação: Como Conseguir Um?

Você sempre considerou esquilos animais extremamente fofos e tem pensado seriamente em adotar um como pet? Hoje falaremos um pouco sobre este pequenino e daremos informações importantes para a melhor adaptação e bem estar quando criados como pets.

O esquilo é um animal da família dos roedores na classe Sciuridae. É um animal extremamente pequeno, podendo pesar na melhor das hipóteses trezentos e cinquenta gramas e medir até trinta centímetros.

Esquilo De Estimação
Esquilo De Estimação

São animais com delimitação geográfica sobre os locais onde podem ser encontrados. Os esquilos estão sumariamente em cinco continentes, vivendo em bosques.

A sua alimentação é onívora mas fundamentalmente concentrada em frutos, sementes e cascas.

Pensando em adotar um esquilo para você? Leve em consideração as informações que você vai encontrar logo abaixo.

Meu Esquilo De Estimação

O esquilo é um animal muito ativo. Ou seja, ele deve estar e andar livre pela casa caso a sua criação seja em cativeiro. É um animal totalmente ativo, sendo capaz de trepar, cavar e roer o que encontrar.

No caso da criação domestica é o esquilo quem irá decidir quando voltará para a gaiola, e nem tente colocá-lo antes que ele ache que é a hora certa. Esquilos são animais temperamentais.

Por estes pequenos apontamentos você já deve imaginar que este animal é para pessoas que apresentam tempo e são extremamente dedicadas e pacientes.

Para que o bem estar pleno do animal possa ser alcançado em casa é necessário que haja condições para que ele possa fazer todos os seus exercícios.

Esquilo de Estimação Nozes
Esquilo de Estimação Nozes

Quando vivendo em cativeiro, este pequeno pode chegar a viver dez anos, sendo uma boa opção de companheiro. Vivendo livremente em seu habitat natural, pode chegar a bem menos do que isso, vivendo cerca de três anos.

Se você gosta de animais silenciosos embora possa parecer, os esquilos são animais considerados como ruidosos, ou seja, emitem muito barulho. São animais que a todo o momento mostram como está o seu estado de espírito por meio da emissão de sons, bem como são animais ruidosos quando desempenham suas rotineiras atividades.

Por conta destes e outros motivos como a fácil irritabilidade do animal é contraindicado para casas com idosos e crianças pequenos. É naturalmente um animal arrisco, mas mesmo aqueles mais dóceis podem acabar se tornando agressivos e atacar o tutor quando não criado sobre condições adequadas de bem estar e segurança, tanto quanto estarem perto do período de hiberna.

Os Cuidados Com Seu Esquilo Em Caso De Férias

Quando você planejar fazer uma viagem com a família, mesmo que por um curto período de tempo, é fundamental que o seu esquilo de estimação tenha alguém para cuidar dele nesse período. Da mesma forma que você deve ter este cuidado com o seu cachorro ou gato por exemplo. O seu esquilo também deve ser assistido durante as suas férias.

A pessoa que ficará responsável por todos os cuidados que um esquilo demanda deve ser conhecedora de condições clínicas do animal, para que possa determinar a necessidade de intervenções médicas de acordo com o comportamento do bichano.

O Que Mais Eu Preciso Saber?

Antes de sair por ai adotando ou comprando um esquilo leve em consideração nossas informações. Não compre esquilos ou qualquer outro tipo de animal pela internet. Isso porque um animal comprado pela internet pode ter procedência duvidosa, sendo resultado da caça ilegal que acaba sendo cruel com os filhotes que são retirados abruptamente de suas mãos. Em hipótese alguma compre animais e se atenha a forma como este animal vai chegar a você e desconfie sempre de propostas tentadoras demais. Há registros de animais que são transportados em caixas minúsculas.

Sobre o esquilo em casa, não aprisione diretamente um esquilo selvagem que foi criado livre na natureza. Isso porque o bichano pode sofrer com estresse podendo chegar ate mesmo ao óbito.

Esquilo de Estimação Como Cuidar
Esquilo de Estimação Como Cuidar

Quando estiver escolhendo o criador do o qual comprará o seu animal pesquise se o mesmo atende a todos os requisitos estabelecidos legalmente. Outra dica de ouro é jamais adquirir um animal com menos de dois meses, período este que deve respeitado para o seu pleno desenvolvimento.

Para conseguir um esquilo no Brasil é possível adquiri-lo por meio de empresas responsáveis pela criação destes animais.

Lembre-se de sempre optar por uma empresa, ou criador que atenda a todas as exigências básicas de bem estar e qualidade de vida de sua criação.

O custo médio de um esquilo da Mongólia, o mais criado no Brasil, costuma variar entre trinta a quarenta reais. O que podemos considerar como um custo baixo de aquisição.

Cuidados Com O Seu Novo Pet

Você acabou de adquirir o mais novo membro da família e não sabe muito sobre os seus cuidados básicos? Nós podemos te ajudar.

O primeiro e mais importante ponto sobre a criação de um esquilo como animal de estimação é quanto ao local em que o animal será abrigado, a jaula dele deve conter ao menos um metro quadrado.

Nessa jaula deve haver a disposição de madeira, seja ramos ou pedaços de troncos que o bichano poderá roer, ou arranhar. Ainda sobre a composição adequada do seu ambiente é fundamental que o novo tutor coloque a disposição do animal um ninho bem fofo e confortável.

O ninho é importante para que o animal possa descansar assim que escurecer. Desta forma, é crucial que o local onde estará alojado não esteja diretamente exposto a luz de maneira constante.

Roedores de Estimação
Roedores de Estimação

Não são animais que caracteristicamente apresentam ou produzem um odor desagradável no ambiente ou local onde estão instalados. No caso de animais soltos pela casa você poderá se deparar com plantas ou folhas mordiscadas e xixi em móveis e tapetes isso graças a sua territorialidade.

Ainda sobre os animais que vivem soltos a maior parte do tempo pela casa é preciso atenção, podem chegar a roer cabos. Vale sempre que o seu tutor esteja atento quanto as movimentações deste animal.

Outra dica importante diz respeito quanto a adoção de esquilos pequeninos, animais filhotes na beira dos dois meses não são capazes de administrarem a temperatura corporal sozinhos, desta forma, coloque junto em seu ninho uma almofada de aquecimento com até 37ºC.

Um comentário

  1. Quero comprar um esquilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.