Home / Informações / Espécies de Mariposa e o Significado Espiritual

Espécies de Mariposa e o Significado Espiritual

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Fonte: Wikipedia

Mariposas – Características

Mariposas compreendem um grupo de insetos relacionados a borboletas, pertencentes à ordem Lepidoptera. A maioria dos lepidópteros são mariposas, e acredita-se que existam aproximadamente 160.000 espécies de mariposa, muitas das quais ainda não foram descritas. A maioria das espécies de mariposa é noturna, mas também há espécies crepusculares e diurnas.

Mariposas – Etimologia (Significado da palavra)

Suas origens estão possivelmente relacionadas com o inglês antigo “maða” que significa “larva” ou da raiz do “mosquito”, que até o século XVI era usado principalmente para indicar a larva, geralmente em referência à devoradora de roupas (traças).

Mariposas – História

Mariposas evoluíram muito antes das borboletas, com fósseis descobertos que podem ter 190 milhões de anos.

Acredita-se que ambos os tipos de Lepidoptera tenham evoluído junto com plantas com flores, principalmente porque as espécies mais modernas se alimentam de plantas com flores, tanto como adultos quanto larvas.

Uma das espécies mais antigas que se acredita ser uma ancestral-traça é Archaeolepis mane, cujos fragmentos de fósseis mostram asas em escala semelhante às das caddisflies em suas veias.

Mariposas
Mariposas

Mariposas – Espécies importantes

Pela diversidade de espécies de mariposas, abaixo serão citadas apenas as espécies de maior importância:

  • Traça de atlas (Attacus atlas), a maior mariposa do mundo;
  • Traça de bruxa branca (Thysania agrippina), os lepidópteros com a mais longa envergadura;
  • Traça do sol de Madagascar (Chrysiridia rhipheus), considerada uma das mais impressionantes e belas Lepidoptera;
  • Mariposa da cabeça da morte (Acherontia spp.), Está associado ao sobrenatural e ao mal e tem sido destaque em arte e filmes;
Mariposa da cabeça da morte
Mariposa da cabeça da morte
  • Mariposa apimentada (Biston betularia), tema de um estudo bem conhecido na seleção natural;
  • Traça de Luna (Actias luna);
  • Traça da gordura (Aglossa cuprina), conhecida por ter se alimentado da gordura renderizada dos seres humanos;
  • Traça de goma imperador (Opodiphthera eucalypti);
  • Traça de Polyphemus (Antheraea polyphemus);
  • Traça de bogongo (Agrotis infusa), conhecida por ter sido uma fonte de alimento para os australianos indígenas do sudeste;
  • Traça ornamentada (Utetheisa ornatrix), objeto de inúmeros estudos comportamentais sobre seleção sexual.
Traça ornamentada
Traça ornamentada

Mariposas de importância econômica

  • Traça-cigana (Lymantria dispar), uma praga de espécies invasoras de árvores de madeira na América do Norte;
  • Traça de inverno (Operophtera brumata), uma praga de espécies invasoras de árvores de madeira, amora e mirtilo no nordeste da América do Norte;
  • Verme de milho ou lagarta do algodão (Helicoverpa zea), uma das principais pragas agrícolas;
  • Traça de farinha de índio (Plodia interpunctella), uma das principais pragas de grãos e farinha;
  • Mariposa, (Cydia, pomonella), praga, principalmente, de, maçã, pêra, e, nogueiras;
  • Traça de maçã marrom-clara (Epiphyas postvittana), uma praga altamente polífaga;
  • Bicho-da-seda (Bombyx mori), pela sua seda;
  • Traça de cera (Galleria mellonella, Achroia grisella), pragas das colmeias;
  • Duponchelia fovealis, uma nova praga invasora de vegetais e plantas ornamentais nos Estados Unidos

Mariposas e seu significado para os humanos

Algumas mariposas, particularmente suas lagartas, podem ser as principais pragas agrícolas em muitas partes do mundo. Exemplos incluem brocas de milho e verrugas. A lagarta da traça cigana (Lymantria dispar) causa danos severos às florestas no nordeste dos Estados Unidos, onde é uma espécie invasora.

Em climas temperados, a mariposa codling causa grandes danos, especialmente para fazendas de frutas.Em climas tropicais e subtropicais, a mariposa-de-diamante (Plutella xylostella) é talvez a mais séria praga das culturas brassicáceas. Também na África Subsaariana, a broca da cana-de-açúcar africana é uma das principais pragas da cana-de-açúcar, milho e sorgo.

Mariposas Curiosidades
Mariposas Curiosidades

Várias mariposas da família Tineidae são comumente consideradas pragas porque suas larvas comem tecidos, como roupas e cobertores feitos de fibras naturais proteicas, como lã ou seda.  Eles são menos propensos a comer materiais misturados contendo algumas fibras artificiais. Há relatos de que podem ser repelidos pelo cheiro de madeira de zimbro e cedro, lavanda ou outros óleos naturais; no entanto, muitos consideram improvável que isso evite a infestação. O naftaleno (o produto químico usado na naftalina) é considerado mais eficaz, mas há preocupações sobre seus efeitos na saúde humana.Larvas de traça podem ser mortas congelando os itens que eles infestam por vários dias a uma temperatura abaixo de -8 ° C

Apesar de ser notória por comer roupas, a maioria dos traças adultos não comem nada. Muitos, como o Luna, o Polyphemus, o Atlas, o Promethea, a cecropia e outras mariposas grandes não possuem partes da boca.Embora existam muitas espécies de mariposas adultas que comem, há muitas que beberão néctar.

Mariposas e o Homem
Mariposas e o Homem

Algumas mariposas são cultivadas pelo seu valor econômico. O mais notável deles é o bicho-da-seda, a larva da traça domesticada Bombyx mori.É cultivada pela seda com a qual constrói seu casulo. Em 2002, a indústria da seda produziu mais de 130 milhões de quilos de seda em bruto, no valor de cerca de 250 milhões de dólares americanos, a cada ano.

Nem toda a seda é produzida pela Bombyx mori. Existem várias espécies de Saturniidae que também são cultivadas por sua seda, como a mariposa de ailanthus (grupo de espécies Samia cynthia), a silkmoth de carvalho chinês (Antheraea pernyi), o silkmoth de Assam (Antheraea assamensis) e a mariposa japonesa ( Anteraaea yamamai).

As larvas de muitas espécies são usadas como alimento, particularmente na África, onde são uma importante fonte de nutrição. O verme de mopane, a lagarta da Gonimbrasia belina, da família Saturniidae, é um recurso alimentar significativo na África Austral. Outro saturniid usado como alimento é o imperador cavador (Usta terpsichore). Em apenas um país, o Congo, mais de 30 espécies de larvas de mariposa são colhidas. Alguns são vendidos não apenas nos mercados das aldeias locais, mas são expedidos pela tonelada de um país para outro.

Mariposas – Significado espiritual

Espiritualmente falando, as mariposas pelo seu ciclo de vida de casulo até a transformação em sua fase adulta, tem sua simbologia. Para outros é um sinal para reconhecer nossas próprias vulnerabilidades e utilizar nossos próprios instintos e intuição, em vez de confiar apenas nas coisas concretas que podemos ver à luz do dia. A mariposa simboliza determinação, atração, habilidades psíquicas e fé. Embora as mariposas sejam noturnas, elas são levadas à luz por alguma razão desconhecida.

Mariposas – Significado espiritual
Mariposas – Significado espiritual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.