Home / Informações / Espécies de Crocodilo: Curiosidades e Nome Científico

Espécies de Crocodilo: Curiosidades e Nome Científico

Crocodilo – Definição

Um crocodilo é um grande réptil anfíbio da ordem Crocodylia e família Crocodylidae. Ele vive principalmente em grandes rios tropicais, onde é um predador de emboscada, mas pode também se adaptar à água salgada.

Espécies de Crocodilos pelo Mundo

Existem 14 espécies de crocodilos ao redor do mundo.

Crocodilo – Distribuição

Conheça abaixo cada região em que este réptil existe de acordo com cada espécie.

Crocodilo
Crocodilo

Características

As características mais importantes são identificadas na lista que fizemos para você logo abaixo.

Conheça agora as espécies mais importantes de crocodilos, sua distribuição e principais características:

1. Nome Comum: Crocodilo Americano 

Nome Científico: Crocodylus acutus

Distribuição: Em toda a bacia do Caribe, incluindo muitas das ilhas do Caribe e do sul da Flórida.

Características: Espécie de tamanho maior, de cor acinzentada e focinho proeminente em forma de V.

Prefere água salobra, mas também habita trechos inferiores de rios e verdadeiros ambientes marinhos.

Esta é uma das espécies raras que exibe comportamento regular de mar, o que explica a grande distribuição em todo o Caribe. Ele também é encontrado em lagos hipersalinos como o Lago Enriquillo, na República Dominicana, que possui uma das maiores populações dessa espécie. A dieta consiste principalmente de vertebrados aquáticos e terrestres. Classificado como Vulnerável, mas algumas populações locais estão sob maior ameaça.

2. Nome Comum: Crocodilo Orinoco 

Nome Científico: Crocodylus intermedius

Distribuição: Colômbia e Venezuela

Características: Esta é uma espécie grande com um focinho relativamente alongado e uma coloração castanha pálida com marcas castanhas escuras dispersas. Vive principalmente na Bacia do Orinoco. Apesar de ter um focinho bastante estreito, ataca uma grande variedade de vertebrados, incluindo grandes mamíferos. É uma espécie criticamente ameaçada.

3. Nome Comum: Crocodilo de água doce 

Nome Científico: Crocodylus johnstoni

Distribuição: Austrália do Norte

Características: Uma espécie menor com um focinho estreito e alongado. Tem coloração marrom clara com faixas mais escuras no corpo e na cauda. Vive em rios com considerável distância do mar, para evitar confrontos com crocodilos de água salgada. Alimenta-se principalmente de peixes e outros pequenos vertebrados.

4. Nome Comum: Crocodilo filipino 

Nome Científico: Crocodylus mindorensis

Distribuição: Endêmica nas Filipinas

Características: Esta é uma espécie relativamente pequena, com um focinho bastante amplo. Tem uma pesada armadura dorsal e uma cor marrom-dourada que escurece quando o animal amadurece. Prefere habitats de água doce e se alimenta de uma variedade de pequenos e médios vertebrados. Esta espécie está criticamente em perigo, sendo a espécie mais severamente ameaçada de crocodilo.

5. Nome Comum: Crocodilo de Morelet 

Nome Científico: Crocodylus moreletii

Distribuição: Regiões atlânticas do México, Belize e Guatemala

Características: Um pequeno e médio crocodilo com um focinho bastante largo. Tem uma cor castanho-acinzentada escura e é encontrada principalmente em vários habitats de água doce. Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis. Está listado como menos preocupante de risco de extinção

6. Nome Comum: Crocodilo do Nilo 

Nome Científico: Crocodylus niloticus

Distribuição: Ilha de Nova Guiné

Características: Uma espécie menor de crocodilo com uma cor cinza-amarronzada e marrom escuro a manchas pretas na cauda. Os jovens tem um focinho mais estreito em forma de V que se torna mais largo à medida que o animal fica adulto. Prefere habitats de água doce, embora seja tolerante à água salgada, a fim de evitar a competição e a predação pelo crocodilo de água salgada. Esta espécie se alimenta de pequenos e médios vertebrados.

7. Nome Comum: Crocodilo persa

Nome Científico: Crocodylus palustris

Distribuição: O subcontinente indiano e os países vizinhos

Características: Este é um crocodilo de tamanho modesto com um focinho muito largo e uma aparência de jacaré. Tem coloração cinza-escuro a marrom. Escudos ampliados ao redor do pescoço fazem dele uma espécie fortemente blindada. Prefere rios lentos, pântanos e lagos. Também pode ser encontrado em pântanos costeiros, mas evita áreas povoadas por crocodilos de água salgada. Alimenta-se de uma grande variedade de vertebrados.

8. Nome Comum: Crocodilo de água salgada

Nome Científico: Crocodylus porosus

Distribuição: Em todo o sudeste da Ásia, norte da Austrália e águas adjacentes

Características: O maior réptil vivo e mais agressivo de todos os crocodilos. É uma espécie de cabeça grande e tem um focinho relativamente largo, especialmente quando mais velho. A coloração é amarelo pálido com listras pretas quando jovens, mas de cor esverdeada escura-esverdeada como adultos. Vive em ambientes salgados e marinhos, bem como em trechos inferiores de rios. Esta espécie tem a maior distribuição de todos os crocodilos. Os espécimes identificados mostraram um comportamento de viagem marítima de longa distância. É o ápice predador em toda a sua gama e ataca praticamente qualquer animal ao seu alcance. É classificada como de menor interesse em várias populações sob maior risco.

9. Nome Comum: Crocodilo cubano 

Nome Científico: Crocodylus rhombifer

Distribuição: Encontrado apenas no Pântano Zapata e na Ilha da Juventude de Cuba

Características: É uma espécie pequena, mas extremamente agressiva de crocodilo que prefere pântanos de água doce. A coloração é vibrante mesmo quando os adultos e as escamas têm aparência de “cascalho”. É uma espécie relativamente terrestre com locomoção ágil em terra, e às vezes exibe caça terrestre.

O focinho é largo, com uma mandíbula espessa e dentes grandes. As características únicas e registro fóssil indicam uma dieta bastante especializada no passado, predando megafauna como a preguiça gigante.Esta espécie, por vezes, exibe o comportamento de caça à matilha, que pode ter sido a chave para caçar grandes espécies no passado, apesar de seu pequeno tamanho. Atualmente, a maioria das presas são pequenos ou médios vertebrados.Está criticamente em perigo, e a população selvagem restante está sob ameaça de hibridação.

10. Nome Comum: Crocodilo Siamês 

Nome Científico: Crocodylus siamensis

Distribuição: Indonésia, Brunei, Malásia Oriental e Indochina do sul

Características: Um crocodilo razoavelmente pequeno que prefere habitats de água doce. Tem um focinho relativamente largo e verde azeitona a coloração verde escura. Alimenta-se de uma variedade de pequenos e médios vertebrados. Listado como criticamente ameaçado, mas pode já estar extinto na natureza.

11. Nome Comum: Crocodilo da África Ocidental 

Nome Científico: Crocodylus suchus

Distribuição: África Ocidental e Central

Características: Estudos recentes revelaram que esta é uma espécie distinta do maior crocodilo do Nilo. Tem um focinho ligeiramente mais estreito e é muito menor em comparação com seu primo maior.

12. Nome Comum: Crocodilo anão 

Nome Científico: Osteolaemus tetraspis

Distribuição: África Ocidental

Características: É o menor de todos os crocodilos vivos. Pertence ao seu próprio gênero monotípico; no entanto, novos estudos indicam que pode haver duas ou até três espécies distintas. É uma espécie fortemente blindada com coloração preta uniforme em adultos, enquanto os juvenis tem uma faixa marrom mais clara. Vive nas florestas tropicais da África Ocidental. Alimenta-se de pequenos vertebrados e grandes invertebrados aquáticos. É uma espécie bastante terrestre e exibe caça terrestre, especialmente à noite. Esta espécie é classificada como vulnerável.

13. Nome Comum: Crocodilo de focinho esguio da África Ocidental

Nome Científico: cataphractus de Mecistops

Distribuição: África Ocidental

Características: Uma espécie de tamanho médio com um focinho estreito e alongado. Vive em habitats de água doce dentro das florestas tropicais do continente. Alimenta-se principalmente de peixes, mas também de outros pequenos e médios vertebrados. É uma espécie criticamente ameaçada.

14. Nome Comum: Crocodilo de focinho delgado da África Central

Nome Científico: Mecistops leptorhynchus

Distribuição: África Central

Características: Uma espécie de tamanho médio encontrada em áreas aquosas em floresta densa. Alimenta-se principalmente de peixe. Dados de conservação insuficientes, mas foram classificados como criticamente ameaçados quando misturados com M. cataphractus.

10 Curiosidades sobre os Crocodilos

  1. Crocodilos podem nadar a 25mp/h apenas com a ajuda de sua poderosa cauda.
  2. Os crocodilos de criação podem atingir 1,5 m de comprimento em apenas um ano.
  3. Quando os crocodilos se sentam nas margens do rio com suas bocas abertas, não é uma agressão. Eles estão tentando se refrescar enquanto suam pela boca.
  4. Os crocodilos exibem maior agressividade durante a época de acasalamento, que está ligada à monção.
  5. Cada mandíbula de crocodilo tem 24 dentes que se destinam a agarrar e esmagar e não mastigar. Eles engolem pedras que moem comida dentro de seus estômagos.
  6. A pele de crocodilo é considerada uma das melhores, valorizada pela durabilidade e suavidade. É um sinal de status nas sociedades tribais.
  7. Algumas tribos, como as da Nova Guiné, veneram o crocodilo e se dão cicatrizes para combinar com a pele de um crocodilo.
  8. Os crocodilos, que surgiram há 240 milhões de anos, podem viver até 80 anos.
  9. “Chorando lágrimas de crocodilo” – exibindo falsa tristeza – vem do mito de que os répteis choram quando comem humanos. Eles enxugam os olhos quando se alimentam, mas apenas porque seus olhos borbulham e espumam quando comem.
  10. “Chorando lágrimas de crocodilo” – exibindo falsa tristeza – vem do mito de que os répteis choram quando comem humanos. Eles enxugam os olhos quando se alimentam, mas apenas porque seus olhos borbulham e espumam quando comem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.