Na natureza existem muitos animais que possuem tantas semelhanças que acabam causando confusão na hora de identificá-los, não é mesmo? E há também aqueles que têm hábitos e alimentação bastante similar.
Hoje vamos abordar as diferenças entre o porco formigueiro, o lobo da terra e o tamanduá bandeira. Você sabe o que todos estes animais têm em comum? Todos eles se alimentam de formigas, cupins, possuem uma dieta exclusivamente insetívora!

Muitas pessoas acabam achando que eles não têm diferenças e são os mesmos animais. Mas eles são muito diferentes entre si e não possuem ordens, famílias, gêneros e espécies em comum. O que estes animais têm em comum, além da alimentação, é o fato de serem todos mamíferos.
Sendo assim, que tal, descobrir mais informações acerca destes animais? Descubra agora mesmo quais são as principais diferenças entre eles! E aproveite também para saber mais sobre quais características eles têm em comum!

O Que é o Porco Formigueiro?
Vamos começar pelo porco formigueiro, você já ouviu falar deste mamífero? Ele é um animal da ordem Tubulidentata e pertence à família Orycteropodidae.
O nome da espécie é Orycteropus Afer e seu gênero Orycteropus. Mas o porco formigueiro é popularmente conhecido como aardvark ou porco da terra.
O termo aardvark vem da junção de duas palavras em africâner, aarde, que significa terra, e vark, que significa porco. Sendo, literalmente, o porco da terra.

Apesar de ser chamado de porco, ele não é da família dos suídeos, à qual os porcos domésticos e selvagens pertencem. O porco formigueiro é o único representante da sua família, a Orycteropodidae. E sua ocorrência data do Mioceno Inferior, uma das subdivisões da quarta época da era geológica Cenozóica.
Segundo os pesquisadores, seu surgimento aconteceu na África, no local em que atualmente fica o Quênia. Seu habitat é o chaparral, local de bosques e arbustos, porém, eles podem ser encontrados também em outras regiões que possuam alimentos.
O porco formigueiro alimenta-se, principalmente, de térmites, cupins e formigas. Mas ele também pode alimentar-se de frutos, outros insetos e pequenos roedores.
Características Físicas
O porco formigueiro pesa entre 40 a 100 kg, é considerado um animal de médio porte. Sua pele é grossa e apresenta cor acastanhada e amarelada. Ele não possui muitos pelos.
Quando adulto o porco formigueiro pode ter cerca de 20 dentes que desgastam-se e crescem continuamente. Sua língua é vermiforme, em forma alongada e com superfície pegajosa, para facilitar sua dieta de insetos.

Hábitos e Características Reprodutivas
Para se protegerem e conseguir capturar formigas e cupins, o porco formigueiro, é um exímio escavador de buracos e túneis subterrâneos. E ele está sempre em movimento para buscar alimentos, portanto, não mantêm territórios.
O território é mais fixo apenas quando a fêmea está em período reprodutivo. Sua gestação dura aproximadamente 7 meses em que, geralmente, nasce apenas um filhote. Eles permanecem dentro das tocas e só começam a alimentar-se sozinhos depois de seis meses do nascimento.
O Que é o Lobo da Terra?
O lobo da terra é o nome pelo qual os protelos são popularmente conhecidos. Sendo que, o nome oficial da espécie é Proteles Cristatus. O animal é da ordem carnívora, família Hyaenidae e pertence ao gênero Proteles. Veja a seguir suas principais características!

Características Físicas
É bastante semelhante à hiena riscada, porém, é menor do que ela. Ele pode alcançar o peso de 9 kg. Possui orelhas pontiagudas, uma crina bem longa, pelo com listras verticais e patas dianteiras com cinco dedos.
Os protelos liberam um líquido através de duas glândulas localizadas na parte posterior de seu corpo. Este líquido, com odor almiscarado, é utilizado para a comunicação entre outros animais da sua espécie e, também funciona para os protelos marcarem o território.
Alimentação e Hábitos
Quase toda a alimentação do lobo da terra é composta de térmites dos gêneros Trinervitermes, Odontotermes, Hodotermes e Macrotermes. Sendo que em apenas um dia ele pode consumir aproximadamente 30.000 térmites ou, cupins!
Ele fica à espreita da termiteira esperando os cupins saírem para que ele possa se alimentar. Uma vez que o lobo da terra não consegue escavar, diferentemente do porco formigueiro e do tamanduá bandeira.
Seus hábitos são noturnos e duas subespécies podem ser encontradas na África. A Proteles Cristatus Cristatus na África Meridional e a Proteles Cristatus Septentrionalis na África Oriental.
O Que é Tamanduá Bandeira?
O tamanduá bandeira é um animal mamífero da ordem Edentata. Seu nome científico é Myrmecophaga tridactyla e ele pertence à família Myrmecophaga.
Atualmente, ele é considerado pela IUCN, uma espécie na categoria Ameaçada e Vulnerável. Devido à problemas como perda e alteração em seu habitat, causados por humanos, em sua área de ocupação.
Ele pode ser encontrado em regiões de Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos do Sul.

Características Físicas
Este mamífero pode pesar até 25 kg e mede cerca de 1,8 a 2,1 m. Sua cauda tem entre 60 a 90 cm de comprimento. Ela tem um formato que lembra uma bandeira, originando o seu nome popular como tamanduá bandeira.
Seu corpo é coberto de pelos, exceto nos lábios, pálpebras, solas dos pés e ponta do focinho. A coloração do tamanduá bandeira é cinza acastanhada, mas ele possui duas linhas de pelos brancos no dorso e um parte preta embaixo do pescoço, peito e laterais do dorso. Possui olhos e orelhas pequenas.

A língua do tamanduá bandeira é bastante longa e filiforme, podendo projetar-se para fora da boca até 60 cm. Ela é muito pegajosa, perfeita para alimentar-se de formigas, cupins e larvas. Ele introduz a língua dentro dos formigueiros e cupinzeiros e pega seus alimentos. Ele também pode se alimentar de pequenas centopéias e vermes.
Diferentemente dos outros mamíferos que apresentam duas dentições, ele não possui dentes. As mandíbulas do tamanduá bandeira são lisas.
Hábitos e Características Reprodutivas
É um mamífero silencioso e solitário que locomove-se lentamente. Não possui boa visão e olfato, sendo assim, não apresenta ameaças para os seres humanos e outros mamíferos.
Seus hábitos são diurnos, ele vive no chão, mas é um ótimo nadador e escalador de árvores. Quando ameaçados defendem-se com suas garras das patas dianteiras. Elas são tão grandes que para caminhar eles dobram as unhas contra as palmas, e andam com o dorso da pata.
Os tamanduás bandeira se reproduzem durante o ano todo. As fêmeas têm um filhote depois do período de gestação que dura aproximadamente 190 dias.