Home / Informações / Curiosidades Sobre o Galo Animal: Nome Cientifico, Tamanho e Peso

Curiosidades Sobre o Galo Animal: Nome Cientifico, Tamanho e Peso

Galo frito, ensopado, em tortas, em pedaços. Afinal, o artigo não é sobre os mil pratos diferentes que podemos fazer com galo, não é verdade? O objetivo deste texto é mostrar que os galos também são animais interessantes que merecem nossa admiração por seu papel na natureza, e não apenas quando estão sendo fritos em uma frigideira com óleo fervente.

Resolvi fazer uma pesquisa buscando informações sobre o galo animal em si, para poder trazer e documentar a você as curiosidades que esta espécie carrega em seu DNA. Você conhece tudo sobre os galos. Bem, eu só entendia como frita-los, mas, agora sem muito mais. Bora conhecer as curiosidades do galo animal.

Galos: O Galinhossauro Rex

Nosso amiguinho réptil pode ser mais próximo de uma galinha do que de um jacaré, você sabia disso? Na verdade, acabei usando o termo “pode” errado, uma vez que a própria ciência tem provas de que o Tiranossauro rex e a galinha são primos separados por milhões de anos. A Universidade Americana de Harvard e a Universidade Estadual a Carolina do Norte fizeram um longo estudo baseando-se na evolução das espécies e analisaram algumas proteínas cozinhas dos fósseis dos gigantes caçadores.

Foi verificado que aves domesticas e selvagens como o galo, a galinha e o avestruz são seus parentes próximos que ainda vivem e só estão separados por alguns milhões de anos. E essa ideia não surgiu de hoje. A muito tempo era comparado a anatomia de ambas as espécies e até a teoria de que os dinossauros teriam possuído penas ao invés de escamas de lagartos. Após este estudo, comprovou-se o que se desconfiava a décadas.

Galos e Dinossauros
Galos e Dinossauros

A certeza só foi firmada após serem realizados aproximadamente 21 testes com 21 espécies diferentes no mundo atualmente. Lembra quando eu falei que era teorizado que os dinossauros possuíam penas? Em 2012, a China deu essa resposta para mundo ao ser palco de uma descoberta fascinante. Nessa descoberta, alguns fósseis de parentes do Tiranossauro, porém, inferiores, comprovaram que nosso queridinho réptil/ave pré-histórico possuía sim penas.

Esses primos da era jurássica possuem patas, ou penas, semelhantes as de uma galinha e a teoria segundo as pistas encontradas no fóssil mostra que as penas eram grossas e longas, podendo alcançar os 15 cm. Na verdade, é muito difícil pensar que o nosso galo possa ser o parente do tão temido dinossauro da terra. Olhando por outro lado, é bem legal pensar que quem cria galinhas em casa está, na verdade, criando dinossauros.

Galos Animal: Seu Canto

Esse tópico é um dos mais curtos, porém, importantes, pois aborda uma característica importante no galo que o faz, literalmente, ser um galo: Seu canto. Para explicar de maneira mais interessante, me responda uma coisa, quando você está perdido e precisar encontrar o caminho de casa, o que você faz para avisar que está por perto? Exatamente, você grita e o grito prova que você ainda está vivo.

O galo tem seu canto para esse mesmo motivo. Não para avisar a alguém onde ele está quando se perde, mas sim, para provar que estar vivo e continua na liderança de tudo por ali. O canto serve como uma arma de intimidação e aviso contra invasores e prováveis desafiantes.

O galo pode cantar de 3 em 3 horas ou de 5 em 5 horas. É uma forma de marcarem e avisarem aos outros galos que o território é deve e se quiserem terão de brigar. Galos machos também não se dão bem um perto do outro e tendem a ter brigas feias caso o caldo acabe engrossando… um trocadilho infeliz, mas uma informação verdadeira. Parece idiota uma pessoa que cria galos não saber deste fato. Quando pequenos, os galos machos são separados, isso evita possíveis mortes.

Galo Animal: Curiosidades Básicas

Galos e galinhas podem até pertencer a mesma espécie animal, porém, são fisicamente muito diferentes. Mas, se olharmos por esse lado, que animal no planeta não é diferente dependendo do gênero. Você sabia que, dizem histórias de que existiram galos que eram donos de uma das maiores penas de cauda já registradas? Esses galos tinham as penas da cauda que chegavam a ter 10,6 metros de comprimento.

E essa é uma das diferenças do galo e da galinha. Sabe como os galos brigam entre si? Ele usa uma ferramenta nas patas chamada esporão, onde usam para golpear seu adversário e vender a luta. Os galos animais têm penas brilhantes na região do pescoço, porém, algumas vezes podem se ver penas assim na cauda, peito e até mesmo nas asas. A quem diga que os galos são animais que não gostam de ser desafiados e eu digo o porquê.

Galos só muito territoriais e atacam o intruso sem nem mesmo perguntar nada. Essas aves brigonas também não dispensam uma boa competição de canto. Quando os galos ouvem outro galo cantar, eles consideram isso um desafio e começam a cantar também.

Galo Animal
Galo Animal

É, esse é o karaokê da vida animal. Uma coisa que eu nunca entendi são os nomes científicos atribuídos aos animais. Eles não são nada fáceis e muitas vezes aprece um palavrão bastante complicado. No caso do galo, seu nome cientifico ficou bem simples: Gallus Gallus Domesticus.

O tamanho do galo e seu peso possuem variais que pode confundir. Por exemplo, algumas espécies de galos medem até um metro e outros podem passar disso, ou mesmo tem estaturas bem menores.

O peso depende da região onde estão. Galos criados domesticamente tem a facilidade de conseguir comida facilmente, e tendem a engordar e engordas. Mas, fiz algumas estimativas que pesquisas que me mostraram que algumas espécies de galos, como os galináceos que chegam a 1 metro de altura tem seu peso estimado em 6 kg. Sendo assim, podemos apenas especular o peso de cada galo espalhado pelo mundo a fora.

Conclusão

Os galos compõem boa parte do cardápio de alimentos dos humanos. São aves que possuem sua beleza e peculiaridade que faz dela uma espécie animal fantásticas. E eu nem estou falando do fato de serem parentes dos dinossauros. Hoje, no meu almoço, poderei dizer que estarei comendo uma coxa de tiranossauro rex frita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *