Home / Informações / Curiosidades do Louva Deus: Significado, Fotos e Espécies

Curiosidades do Louva Deus: Significado, Fotos e Espécies

O louva-a-deus é assim chamado por causa da maneira interessante em que mantém as duas pernas dianteiras, parecendo estar em uma posição de oração. A palavra ‘mantis’ na verdade vem do grego ‘mantikos’, que significa profeta. Existem mais de 2.000 espécies de mantídeos em oração no mundo, mas apenas uma parte delas é do gênero ‘mantis’; assim, orar ‘mantídeo’ é geralmente mais correto. Suas patas dianteiras são usadas para prender presas de insetos e, embora o louva-a-deus possa ser vendido em algumas lojas de jardinagem como um inseto benéfico, na verdade não discrimina entre comer insetos prejudiciais e insetos benéficos. Ele comerá uma abelha benéfica com a mesma probabilidade de comer uma lagarta prejudicial. Da camuflagem extrema ao canibalismo sexual, esses carnívoros de aparência piedosa são tão requintados quanto assustadores. Nomeado por suas proeminentes patas dianteiras que se dobram em um gesto supino, sugerindo um ato de devoção, o louva-a-deus sai como sereno e comovente. Você pode pensar nelas como coisas dóceis, movendo-se devagar, mordiscando orquídeas… mas, oh, como parece enganador.  A verdade é que o louva-a-deus um predador de emboscada; um carnívoro com movimentos de artes marciais e um gosto pela carne viva. Como um cientista disse em referência a louva-a-deus aprendendo a perseguir alimentadores de beija-flor para as refeições, “temos sorte de louvar-louva não é do nosso tamanho”. Com seus pescoços longos, postura ereta, rostos distintos e olhar direto, eles são decididamente carismáticos (ou aterrorizantes). Mas mais do que isso, são criaturas fascinantes que dominaram seu lugar no mundo natural. Caso em questão? Considere as seguintes informações a seguir:

Louva Deus
Louva Deus

Espécies

Existem cerca de 2300 espécies de louva-a-deus na Terra, das quais algumas centenas são mantidas como animais de estimação. Cada espécie é diferente em forma, tamanho, comportamento, características da história de vida e necessidades específicas. É por isso que todas as espécies que possuo têm sua própria página neste site. Lá você pode ler tudo sobre sua aparência, comportamento, crescimento e, claro, como você pode mantê-los e criá-los em cativeiro.  Quando se trata de insetos, o louva-a-deus é o mais estranho do grupo. O louva-a-deus anda com uma deliberação lenta, escondendo-se à vista de todos, muitas vezes despercebido até mesmo pelos exploradores mais observadores da natureza. Apesar de seus olhos esbugalhados, pernas dianteiras ameaçadoras e comportamento estranho, não é o membro mais estranho da ordem. Fica ainda melhor. A ordem louva-a-deus dos insetos consiste em mais de 2.000 espécies, cada uma com a característica característica de pernas dianteiras dobradas e corpos alongados e longos. Com picos estranhos, listras arrojadas e imitação direta, essas louva-a-deus são algumas das criações mais incomuns da natureza.

  • Louva-Deus-africano – Sphodromantis lineola
  • Louva-a-deus – Deroplatys desiccata
  • Louva-a-deus-gambiano – Pseudoharpax virescens
Pseudoharpax virescens
Pseudoharpax virescens
  • Louva-Deus-fantasma – Phyllocrania paradoxa
  • Louva-a-deus asiática gigante – Hierodula membranacea
  • Louva-a-deus indiano da flor – Creobroter pictipennis
  • Louva-Deus da orquídea – Hymenopus coronatus
  • Sphodromantis baccettii
  • Louva-Deus-espinhoso – Pseudocreobotra wahlbergii
  • Louva-a-deus – Pseudovates arizonae
  • Louva-Deus-pigmeu egípcio – Miomantis paykullii
  • Louva-Deus – Mantis religiosa
  • Louva-a-deus – Parasphendale affinis
  • Louva-Deus-do-cardo – Blepharopsis mendica
  • Louva-a-deus da flor dos diabos – Idolomantis diabolica
  • Louva-Deus-violino errante – Gongylus gongylodes
Gongylus gongylodes
Gongylus gongylodes
  • Louva-Deus – Tenodera sinensis
  • Carolina mantis – Stagmomantis carolina
  • Metallyticus splendidus

Principais curiosidades sobre louva-deus:

Tem dois olhos, mas apenas uma orelha

Um louva-a-deus tem dois olhos grandes e compostos que trabalham juntos para ajudá-lo a decifrar pistas visuais. Mas, estranhamente, o louva-a-deus tem apenas uma orelha, localizada na parte inferior da barriga, logo à frente das patas traseiras. Isso significa que o mantídeo não pode discriminar a direção de um som, nem sua frequência. O que ele pode fazer é detectar o ultrassom ou o som produzido por morcegos ecolocalizantes. Estudos têm demonstrado que os mantídeos em oração são muito bons em fugir dos morcegos. Um louva-a-deus em vôo irá essencialmente parar, cair e rolar no ar, mergulhando bombardeando o predador faminto. Nem todos os mantídeos têm ouvidos, e aqueles que não têm normalmente não voam, portanto não precisam fugir de predadores voadores como morcegos.

Eles são ágeis como gatos

Para a surpresa dos cientistas, os mantises saltaram com extrema precisão, contorcendo o ar no corpo para aterrissar em um alvo precário e específico.

Eles fazem um trabalho rápido com suas presas

Louva-Deus esperando para emboscar ou perseguir pacientemente suas presas; mas, quando estão prontos para atacar, o fazem com a velocidade da luz, atacando com as grandes pernas da frente tão rapidamente que é difícil ver a olho nu. Além disso, eles têm espinhos nas pernas para espetar e prender as vítimas no lugar.

Eles são mestres do disfarce

Louva-Deus é extremamente talentoso quando se trata de camuflagem. Eles vêm na forma de folhas, gravetos e galhos, como muitos insetos, mas também levam um pouco mais longe. Algumas louva-a-deus transformam-se no final de uma estação seca, tornando-se negras, alinhando-se convenientemente com os fogos que deixam uma paisagem enegrecida. Os louva-a-deus das flores são loucos; alguns loucamente ornamentados, outros parecendo tão convincentes que insetos desavisados ​​chegam para coletar néctar deles … e se tornam o jantar enquanto isso.

Eles se envolvem em sexo de risco

As viúvas negras não devem se divertir, os louva-a-deus também se interessam pelas artes da femme fatale – basicamente um sexo violento no mundo dos insetos. Os louva-a-deus  depositam um monte especialmente grande de ovos, o que significa que eles precisam de muita comida. O que significa que, infelizmente, para seus parceiros, eles podem literalmente morder a cabeça e devorá-los. E eles podem até fazer isso durante o curso de três horas de acasalamento. Um pouco de canibalismo coital também pode contribuir para o sucesso da cópula.

Pensa-se que eles têm poderes especiais

Bem, obviamente eles têm poderes especiais, mas as civilizações primitivas, incluindo a Grécia Antiga, o Egito Antigo e a Assíria, consideravam que tinham poderes sobrenaturais. (A parte louva-a-deus do nome vem do grego para profeta). É de admirar? Eles também são caracterizados como um inseto abençoado. Eu creio que depois de todo esse incrível conteúdo sobre os nossos queridos louva-a-deus você aprendeu os principais pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *