Home / Informações / Criadouro de Pintassilgo Baianinho

Criadouro de Pintassilgo Baianinho

Ele é da espécie de pintassilgo spinus yarrelliii ou carduelis yarrelliii.

Spinus de sua classificação de gênero, mesmo gênero onde está todas as outras espécies de pintassilgos. Uma característica em comum das espécies de pintassilgos presentes neste gênero é a alimentação granivora, a base de grãos ou sementes. Especificamente a espécie pintassilgo Baianinho (também conhecida como pintassilgo baiano, pintassilgo do nordeste, coroinha, pintassilva ou pintassilvio) além de ser granivora, se alimenta de sementes de variadas plantas, como as de dente de leao, coloniao, serralha, picão, mussambe e bem me quer, flores de algumas plantas e insetos de onde retira a sua proteína.

Alimentação esta que também é característica da família a qual pertence, a fringillidae, família de pássaros encontrados em todo o mundo com exceção de algumas regiões bem específicas quanto ao seu clima e habitat de espécies, como Madagascar, por exemplo. Família de pássaros de pequeno a médio porte que se alimentam a base de sementes. Mesma família dos mais conhecidos popularmente que as espécies de pintassilgos, os canários.

Muitos amantes de pássaros gostam de criar espécies destas aves de acordo com o seu conhecimento e gosto pessoal. As espécies de pintassilgos são muito queridas no Brasil pela sua acessibilidade em diversas regiões e além de sua bela aparência e o seu atraente canto. Atributo importante entre a escolha de criação de pássaros.

Pássaros são calmos e tranquilos e sua criação não requer muito trabalho. O seu criatório, alimentação e até mesmo reprodução devem sempre chegar o mais próximo possível de como é ou seria no seu habitat natural vivendo de forma selvagem. O viveiro deve ser confortável e espaçoso com opções de poleiros. Deve estar disposto em um ambiente em que o ar ventile, lembrando que o sistema respiratório de aves são mais frágeis e requer uma atenção a mais quanto a isto, a alimentação deve ser o mais rica e próxima possível da que consumiria na natureza, com todos os nutrientes necessários para a sua saúde.

Sobre a reprodução, um criatório só para o casal será necessário, sem a convivência de outros pássaros e um ninho já construído por você facilitará o cuidado do casal com os filhotes.

Com estes cuidados básicos seu pássaro sentirá bem estar e você perceberá o resultado de tal carinho até em seu canto, pois pássaro feliz canta, se seu pássaro tem a capacidade de cantar e não a pratica, é um sinal de que não está se sentindo satisfeito.

Pintassilgo Baianinho: O Habitat

Pintassilgo Baianinho Em Cima de Galho de Árvore
Pintassilgo Baianinho Em Cima de Galho de Árvore

O Baianinho em seu nome é referente a região que é encontrado, Bahia, e o nordeste presente no outro nome como é conhecido também é referência de onde se encontra concomitantemente, ou seja, no Nordeste. Por lá pode habitar até Caatinga e Cerrado. Além destas regiões se encontra no Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Goiás. Fora o Brasil, habita só mais um outro país, a Venezuela. Ainda sobre seu habitat, vivem em plantações e árvores em geral de matas ou florestas abertas.

Como Nascem os Baianinhos

O filhote atinge a maturidade sexual e a capacidade de se reproduzir aos dez meses de idade. O pintassilgo Baianinho tem somente um período anual de reprodução. Quando reproduz, característica em geral dos pássaros da família fringillidae, o ninho construído pela fêmea tem o formato de uma cesta. O pintassilgo fêmea desta espécie, constrói o ninho em árvores ou arbustos há pouca distância do chão. Sua postura por reprodução é de três a cinco ovos. Podem chegar a se reproduzir de duas a quatro vezes por período reprodutivo pelo mesmo ser longo, mais especificamente de outubro a março. A incubação feita pela fêmea dura somente treze dias. Após este tempo os ovos eclodem e os filhotes nascem. Nesta fase são ainda dependentes da mãe, mas logo se tornam independentes, livres e chegam a viver no mesmo grupo ou bando de pássaros em que pertence os seus progenitores.

Com o Que se Parecem

O pintassilgo Baianinho é muito parecido com a outra espécie de pintassilgo, o da cabeça preta, mas tem suas claras diferenças que os permitem serem distinguidos com facilidade. Facilidade esta na distinção dos sexos também, já que possuem dimorfismo sexual, diferença na aparência entre fêmea e macho, diferenças claras aos olhos de qualquer pessoa que saiba diferenciar. Apesar desta característica nas penas, ambos possuem o mesmo porte, onze centímetros. O macho é todo amarelo com a parte de cima da cabeça, olhos e caudas pretos, asas misturadas de pretas e amarelas e bicos, pernas e pés acizentados. A fêmea tem as mesmas características, com exceção somente do que mais caracteriza a espécie, a parte de cima de cabeça preta. O filhote da espécie tem a mesma aparência, com exceção somente do porte e quando é macho, a parte de cima da cabeça é mais clara e vai ganhando a cor final quando atinge a maturidade. É uma espécie de pintassilgo monotipia, ou seja, são só eles, não possuem subespécies.

Pintassilgo Baianinho e a Ameaça de Extinção

Além de ser uma espécie de pintassilgo muito bonita e muito acessível no Brasil por habitar muitas regiões, o Baianinho tem a característica de pássaros pertencentes a sua mesma subordem, a chamada passeri, uma capacidade de vocalização que resulta em um belo canto, além da capacidade de conseguir imitar os cantos de outras espécies de pássaros que cantam. Ou seja, além de lindos pássaros, tem um melodioso canto, que acaba atraindo mais ainda criadores e amantes de pássaros para a sua caça e criação, além do que a acessibilidade ajuda neste caso.

Pintassilgo Baianinho na Gaiola
Pintassilgo Baianinho na Gaiola

Provavelmente por este mesmo motivo, os pintassilgos Baianinho atualmente infelizmente se encontram vulneráveis e ameaçados de extinção. Algumas regiões do Brasil, como o Ceará e a Paraíba e até a Venezuela sua população já é tida como diminuta consideravelmente para chegar a este registro de possível extinção.

Além da caça ilegal para criação própria, alguns criadores caçam de forma ilegal para o comércio da espécie, que também é comprada de forma ilegal e assim por diante.

Esta espécie junto com o pintassilgo da cabeça preta também é visada para este fim, pelo fato de que seu cruzamento com canários geram híbridos procurados, o famoso pintagol entre os amantes e criadores de pássaros.

No Brasil a criação de animais silvestres sem regulamentação é crime e pode gerar multa e até apreensão caso seja pego em fiscalização. Toda venda e compra de pássaros deve ser legalizada através de autorização cedida pelo IBAMA. São autorizações específicas para cada tipo de criação, tanto a amadora como a criação para o fim de comercialização. É o mesmo instituto que tem controle sobre as espécies de animais da nossa fauna.

4 comentários

  1. Boa tarde tudo bem lindo a criação de pintassilgo baianinho

  2. Boa noite quanto custa um pintassilgo

  3. DONIZETHE NAZARÉ DE OLIVEIRA

    MORO NO DISTRITO FEDERAL E QUERIA COMPRAR UM PINTASSILGA LEGALIZADO. SOU CADASTRADO NO IBRAMA

  4. Moro em São Paulo sou cadastrado no Ibama e gostaria de um casal de filhotes baiano pode entrar em contato ? Aguardo retorno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *