Home / Informações / Conheça 10 Animais Mais Preguiçosos do Mundo

Conheça 10 Animais Mais Preguiçosos do Mundo

É maravilhoso quando chega o final de semana e você pode desligar o despertador e dormir sem se preocupar com qualquer compromisso. Dormir a tão deseja 8 horas de sono, ou mais, porque não. Bom, acontece que não é somente nós que gostamos de passar algumas horas na cama. 

Os animais também adoram longas sonecas, inclusive, alguns possuem o dom de fazer isso em qualquer lugar, qualquer lugar mesmo, como veremos mais para baixo. Aqui vai a lista dos animais mais preguiçosos do mundo. Depois disso tenho certeza que você vai se achar bem menos preguiçoso que esses bichinhos. 

1. Bicho-preguiça 

É impossível começar essa a lista sem ser com o bicho-preguiça.  Além de estar entre os bichos mais preguiçosos, ele também faz parte daquela categoria de animais que dormem em qualquer lugar, como citamos acima. 

Da ordem pilosa, o bicho-preguiça passa cerca de 15 horas por dia, cochilando. Seu lugar preferido para as sonecas não é dos melhores, mas eles adoram: eles dormem agarrados a um galho, no topo da árvore. Aliás, ele passa boa parte da sua vida nas copas. 

O que é uma baita de uma vantagem para ele, já que o bicho-preguiça se alimenta justamente de folhas de árvore, como a embaúba, por exemplo. Você pode encontrar esses animais fofos e preguiçosos na Mata Atlântica. 

Bicho-preguiça 
Bicho-preguiça

2. Coala 

Apesar do bicho-preguiça levar o nome, ele não é o animal mais dorminhoco do mundo. Esse cargo, na verdade, pertence ao coala. Nativo da Austrália, o mamífero chega a dormir incríveis 22 horas. Isso mesmo, o coala dorme quase que o dia todo. Ele vive agarrado aos pés dos eucaliptos, planta que, aliás, constitui boa parte da dieta. 

Inclusive, quando não está dormindo, o mamífero está comendo. Quem não queria uma vida dessas, não é mesmo? A má notícia é que o símbolo da Austrália está ameaçado de extinção. 

Coala 
Coala

3. Panda Gigante 

Outro animal que basicamente tem a vida que os humanos pediram a Deus. Depois de consumir cerca de 14 quilos de bambu, diariamente, o panda gigante passa o resto do dia dormindo. Na verdade, seu dia é basicamente dividido em: 50% dormindo e 50% comendo. Mas tudo é possível para o animal mais querido da China e, provavelmente, de boa parte do mundo. Infelizmente, assim como o coala, ele também corre o risco de extinção. 

Panda Gigante 
Panda Gigante

4. Macaco-coruja

Conhecido também como macaco-da-noite, como o próprio nome já indica, é um animal de hábitos noturnos. Durante o dia, ele dorme cerca de 17 horas e sai a noite. Eles são comuns na Mata Atlântica e podem chegar até vivem até 20 anos. 

Além de ser conhecido pelos hábitos preguiçosos, o macaco-coruja também é conhecido por ser extremamente fiel. Alguns animais chegam a ter apenas um parceiro a vida toda. 

Macaco-coruja
Macaco-coruja

5. Leões 

Quem acha que o rei da floresta é um animal super ativo, afinal, ele é o rei, engana-se. Os leões são super preguiçosos, principalmente os machos. Enquanto as fêmeas saem em busca de comida, os leões aproveitam  para tirar a tão deseja soneca, que na verdade mais parece uma hibernação, porque ela pode durar o dia todo. Realmente, muito ocupado esse rei. 

Leões 
Leões

6. Morcego marrom 

Outra espécie de hábitos noturno, o morcego marrom pode passar 20 horas do dia dormindo de cabeça para baixo, como é costume desse indivíduo. Seu sono é tão profundo que se assemelha ao estado de hibernação. Isso que é dormir profundamente. Quando acorda, o animal vai direto atrás de comida. 

Morcego marrom 
Morcego marrom

7. Gatos 

E quem achou que não teria animais mais comuns ao nosso cotidiano na lista, enganou-se. Mas se você tem um gato em casa provavelmente já imaginava que ele estaria na lista. Sendo a forma que ele usa para preservar sua energia,o felino chega a dormir de 12 a 16 horas por dia. 

Isso acontece porque ele gosta de estar bem disposto para seus passeios noturnos. E muito se engana quem acha que isso muda com o tempo, pelo contrário, conforme vão envelhecendo essas horas de sono aumentam para 20 horas, podendo a chegar a 24. É muito difícil ser um gato, não é mesmo? 

Gatos 
Gatos

8. Gambá 

O gambá é outro animal de costumes noturnos, por isso passa o dia todo dormindo, podendo cochilar de 18 a 20 horas. Com o cair da noite, ele acorda para procurar alimento, principalmente ovos e frutos silvestres. Apesar de não ser adepto da hibernação, sua atividade reduz bastante durante o inverno.

Um fato curioso sobre o gambá é que ele é quase que imune a algumas doenças ou venenos, como a raiva e o veneno da cobra. 

Gambá 
Gambá

9. Hipopótamo 

O hipopótamo possui habilidade dupla quando o assunto é soneca. Além de conseguir dormir em terra, cerca de 16 a 20 horas por dia, ele também consegue fazer isso embaixo d’água, inclusive respirando normalmente, sem acordar para isso. Sua personalidade é agressiva e territorial, atacando que invade seu espaço. Ele também tem a capacidade de ficar até 5 minutos sem respirar em terra. 

Hipopótamo 
Hipopótamo

10. Tatu 

Em sua totalidade de 21 espécies de tatu, todas elas dormem de 18 a 19 horas por dia, em suas tocas. Apesar disso, o animal é ativo tanto de dia quanto de noite, usando essas horas que está acordado para procurar comida. São criaturas poucos sociáveis, por isso só se juntam com outros de sua espécie para se esquentarem ou para acasalarem. 

O Tatu é um animal exclusivo da América do Sul e América central. 

Com tantos animais fofinhos listados, também poderíamos chamar essa lista de animais fofinhos e preguiçosos. Brincadeiras a parte, surpreendente a quantidade de tempo que essas criaturas conseguem ficar sem fazer nada, não é mesmo? Confessamos que até bateu uma inveja dessa rotina super preguiçosa e para lá de gostosa.

Quem é que não gostaria de passar boa parte do dia dormindo 15 horas por dia e acordando apenas para comer e voltar a dormir, de novo? Infelizmente só podemos invejo-los e seguir, apenas, com os nossos finais de semana de descanso. 

Tatu
Tatu

E aí, qual desses animais mais te surpreendeu no quesito sono? Venha nos contar nos comentários e divida essa lista de bichinhos preguiçosos com seus amigos. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *